Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dica de sistema envolvendo relé/contator


Posts recomendados

Olá, primeiramente boa noite.
Estou fazendo um projeto pessoal, e estou com algumas dúvidas, sobre como seria a melhor maneira possível de criar o seguinte sistema e quais materiais utilizar:

Tenho uma fonte DC que energiza uma placa. Ao pressionar um botão, quero bloquear a tensão (Tensão da fonte que chega na placa) e também desenergizar a tensão da placa (visto que há capacitores na mesma). Devo usar rele, contator.. o que para o melhor sistema possível? 
Para desenergizar utilizaria algum resistor de baixa resistência e alta potência conectado ao sistema quando o bloqueio estivesse ativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ronaldo_125 estou vendo q é seu 1º post aqui.. Seja Bem Vindo no Fórum no Clube do Hardware..

 

Há varias razões para usar um relê ou um contator no circuito.. uma delas é corrente, qual é a potencia da placa.. é CA ou CC, a carga tb pode ser importante.. o que vai ligar/comutar: motores, resistencias, você disse q a placa tem capacitores, quais são..

 

se tiver tb o esquema do circuito.. posta tb.. que assim o pessoal vai poder te ajudar.. :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ronaldo_125 , seja bem vindo.

Quanto a usar relé ou contator, a diferença entre eles é a robustez mecânica  e uma capacidade de extinção de arcos voltaicos de cargas indutivas bem melhor que a dos relés. Para a sua aplicação, contator só se a corrente for acima daquilo que suportam os relés.

Sobre a utilização de resistor para descarga do capacitor, o valor dele depende de 2 fatores:

1 - Se a fonte é chaveada: nas fontes chaveadas o capacitor é muito menor que nas de transformador.

2 - O prazo no qual deseja que os capacitores sejam descarregados.

De forma prática, para uma descarga de 98% o cálculo do seu resistor fica sendo:

R = 0,25 x t / C, onde:

R = resistência em Ohms

t = tempo em segundos

C = capacitores de saida da fonte em Farads

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma alternativa é usar um interruptor reversível algo como

chavemg15001.jpg.jpg

O da ponta vai no seu + da fonte. O do meio no + da entrada do circuito. A outra ponta no gnd do circuito. Ou seja, desligado vai manter os capacitores em curto. Dica: se capacitores e V muito altos vai dar um curtam explosivo. Contorne isso com um R serie (com o lado gnd) beeem menor do que recomendou @Sérgio Lembo ou ,....

Conclusão Hipotética Universal Técnica Explicativa... vá de 220R 3W

adicionado 1 minuto depois

corretor sem noção trocou cur tão  - 1 baita curto - por curtam... Não curti....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!