Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Parar as atualizações do Windows 10 "para sempre"


Posts recomendados

Olá novamente a todos. Primeiramente gostaria de agradecer a todos aqui do fórum que me ajudaram na montagem da minha nova máquina, ela está ótima e eu não teria conseguido sem a ajuda de vocês.

 

Bem, indo para o tópico em si: Impedir que o Windows 10 force o download e instalação de atualizações da Microsoft e Drivers.

 

Ninguém gosta de correr o risco de receber uma atualização no OS ou de driver e depois ter problemas ocasionados por isso, especialmente quem precisa do computador funcionando sempre, como estudantes. O fato é que cada pessoa apresenta um método diferente de "parar" ou "impedir" as atualizações no Windows 10, mas nenhuma me pareceu realmente solucionar o problema de uma vez por todas. Ok, essas são as coisas que eu fiz, lembrando que eu uso o Windows 10 Pro x64 (build 1709):

 

  1. Ir em Serviços e parar e desativar o serviço do Windows Update;
  2. na aba recuperação, marcar para que se em caso de falha no serviço, o sistema não tomar nenhuma ação, fiz isso pras três falhas (geralmente vem pré-programado pra reiniciar o serviço sozinho);
  3. marcar o contador de falhas pra zerar em 9999 dias;
  4. (Não funciona no Win 10 Home) usar Windows + R e digitar mmc pra abrir o Console de Gerenciamento do Windows; arquivo>adicionar/remover snap-in...>Política de Computador Local (dois cliques e Ok), ok>Configuração do Computador>Modelos Administrativos>Componentes do Windows>Windows Update (clica)>Configurar Atualizações Automáticas (dois cliques)>Habilitar, e opção 2: Avisar antes de baixar e instalar automaticamente. Aplicar e Ok. Reiniciar o PC.

 

Minha intenção é NUNCA ter que baixar e instalar essas atualizações, meu sistema está funcional e estável agora, e não posso correr o risco de um dia eu ter que ligar o PC pra fazer alguma coisa urgente e ter que esperar por atualizações serem instaladas. Então tem mais alguma configuração que eu precise fazer para isso?

 

Vi recomendações de um programinha chamado Windows Update Blocker, que faz desativar o serviços do Windows Update e o "protege" para impedir que o sistema o ligue novamente sozinho. Alguém daqui já o utilizou e sabe dizer se ele é seguro e faz o que promete?

 

Minha outra intenção é faz desse tópico o mais completo sobre o assunto, reunir as melhores informações e dicas de como parar as atualizações no Win 10, já que em diversos sites e fóruns muitas pessoas dão ideias diferentes que parecem que não levam a lugar nenhum. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei essa dica no fórum da microsoft acho que faz o mesmo que bloquear o Windows Update pelo gpedit.msc só que um pouco melhor e pode ser usado nas versões home;

 

1. Primeiramente faça um backup da seguinte chave no registro para poder voltar atrás caso mude de ideia:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\WindowsUpdate

 

2. Crie um novo arquivo no notepad com o texto abaixo e salve com extensão *.reg:

 

Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\WindowsUpdate]

"SetAutoRestartDeadline"=dword:00000001

"SetActiveHours"=dword:00000001

"SetDisableUXWUAccess"=dword:00000001

"DoNotConnectToWindowsUpdateInternetLocations"=dword:00000001

"ExcludeWUDriversInQualityUpdate"=dword:00000001

"ElevateNonAdmins"=dword:00000000

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\WindowsUpdate\AU]

"NoAutoUpdate"=dword:00000001

"AlwaysAutoRebootAtScheduledTime"=dword:00000001

"AutoInstallMinorUpdates"=dword:00000001

"IncludeRecommendedUpdates"=dword:00000001

"RebootRelaunchTimeoutEnabled"=dword:00000001

"DetectionFrequencyEnabled"=dword:00000001

3. Clique 2x sobre o arquivo .reg que você criou e confirme para importar para o registro do Windows.

 

Se quiser voltar atrás é só clicar no arquivo de backup que você criou no passo 1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus ZTH

 

Tem o programa gratuito, Destroy Windows 10 Spying, que parece que desativa a telemetria e o update:

 

http://www.majorgeeks.com/files/details/destroy_windows_10_spying.html

 

Mas aqui tem um alerta:

 

http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/10/por-que-voce-nao-deve-usar-ferramentas-anti-espionagem-no-windows-10.html

 

Tem também estes procedimentos manuais que peguei na internet:

 

1.Por prompt de comandos:

net stop wuauserv

net stop bits

net stop cryptsvc

net stop trustedinstaller

 

2.Parar o serviço Windows Update

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parar Windows Update usando o Agendador de tarefas:

 

1. Abra o notepad e digite as seguintes linhas:

 

net stop "Windows Update"
sc config wuauserv start= Disabled

 

2. Salve o arquivo como PararWindowsUpdate.bat na área de trabalho ou onde você quiser.

 

3. Abra o Agendador de Tarefas e crie uma nova tarefa conforme abaixo:

 

Para abrir o Agendador de Tarefas digite taskschd.msc no comando executar e pressione ENTER

 

Clique em "Criar tarefa"

 

Na guia Geral:

 

Nome: Parar Windows Update
Marque a setinha "Executar com privilégios mais altos"

 

Na guia Disparadores:

 

Clique em Novo
Iniciar a tarefa: Ao fazer Logon
Ok 

 

Na guia Ações:

 

Clique em Novo
Em "Programa/Script" clique em "Procurar" e especifique onde você salvou o arquivo PararWindowsUpdate.bat
 
Clique em Ok e feche o Agendador de tarefas.

 

* Se quiser fazer depuração para ver se realmente deu certo pode adicionar a linha:

pause

ao arquivo bat ai vai esperar até o usuário pressionar uma tecla para fechar a janela e você vai poder ver se os comandos funcionaram ou não.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, ricardo_br disse:

Peguei essa dica no fórum da microsoft acho que faz o mesmo que bloquear o Windows Update pelo gpedit.msc só que um pouco melhor e pode ser usado nas versões home;

 

1. Primeiramente faça um backup da seguinte chave no registro para poder voltar atrás caso mude de ideia:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\WindowsUpdate

 

2. Crie um novo arquivo no notepad com o texto abaixo e salve com extensão *.reg:

 


Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\WindowsUpdate]

"SetAutoRestartDeadline"=dword:00000001

"SetActiveHours"=dword:00000001

"SetDisableUXWUAccess"=dword:00000001

"DoNotConnectToWindowsUpdateInternetLocations"=dword:00000001

"ExcludeWUDriversInQualityUpdate"=dword:00000001

"ElevateNonAdmins"=dword:00000000

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\WindowsUpdate\AU]

"NoAutoUpdate"=dword:00000001

"AlwaysAutoRebootAtScheduledTime"=dword:00000001

"AutoInstallMinorUpdates"=dword:00000001

"IncludeRecommendedUpdates"=dword:00000001

"RebootRelaunchTimeoutEnabled"=dword:00000001

"DetectionFrequencyEnabled"=dword:00000001

3. Clique 2x sobre o arquivo .reg que você criou e confirme para importar para o registro do Windows.

 

Se quiser voltar atrás é só clicar no arquivo de backup que você criou no passo 1.

 

Você quis dizer o Regedit, e não o GPedit, mas entendi o procedimento. Esqueci de avisar que todos os dois processos que realizei até agora (desabilitar o serviço Win Update e botar o sistema pra não tomar ações em caso de falha e mexer no mmc) não tiveram reversão automática. Muitos usuários alegam que o sistema simplesmente reinicia o serviço parado ao dar reboot, e no meu caso isso (pelo menos ainda) não aconteceu, e eu fiz isso alguns dias atrás, no dia em que instalei o OS.

 

Também esqueci de falar que minha intenção também é bloquear as atualizações críticas, aquelas que realmente ferram com o sistema, eu quero continuar na build 1709 pra sempre, já que está tudo funcionando pra mim. Não me importo com "segurança", usei o Windows 7 Ultimate na build base sem NUNCA ter atualizado até semanas atrás, e nunca tive problemas, na verdade, era um OS incrível!

adicionado 5 minutos depois
5 horas atrás, ricardo_br disse:

Parar Windows Update usando o Agendador de tarefas:

 

1. Abra o notepad e digite as seguintes linhas:

 

net stop "Windows Update"
sc config wuauserv start= Disabled

 

2. Salve o arquivo como PararWindowsUpdate.bat na área de trabalho ou onde você quiser.

 

3. Abra o Agendador de Tarefas e crie uma nova tarefa conforme abaixo:

 

Para abrir o Agendador de Tarefas digite taskschd.msc no comando executar e pressione ENTER

 

Clique em "Criar tarefa"

 

Na guia Geral:

 

Nome: Parar Windows Update
Marque a setinha "Executar com privilégios mais altos"

 

Na guia Disparadores:

 

Clique em Novo
Iniciar a tarefa: Ao fazer Logon
Ok 

 

Na guia Ações:

 

Clique em Novo
Em "Programa/Script" clique em "Procurar" e especifique onde você salvou o arquivo PararWindowsUpdate.bat
 
Clique em Ok e feche o Agendador de tarefas.

 

* Se quiser fazer depuração para ver se realmente deu certo pode adicionar a linha:

pause

ao arquivo bat ai vai esperar até o usuário pressionar uma tecla para fechar a janela e você vai poder ver se os comandos funcionaram ou não.

 

Essas suas duas alterações me pareceram bastante com um tutorial que vi no GitHub, só que esse eu achei mais fácil de se entender e seguro (pois o autor fornecia os arquivos batch, ao invés de dar os códigos).

 

Meu serviços do Windows Update atualmente continua parado, mesmo após vários reboots. Esse processo seu pode ser feito mesmo nessa minha condição?

 

Também ouvi falar de outro método: "Tomar" a pasta do Windows Update, em C:\Windows\DistribuitableSoftware\Download

Ir em propriedades>segurança e remover as permissões do sistema e do usuário (isso inclui você, administrador). Não sei se realmente funciona, mas parece que é um processo irreversível e não sei se pode afetar outros programas ou processos do sistema, se bem que eu não desejo NUNCA ter que baixar e atualizar meu Windows 10. Essas coisas me fazem questionar como as pessoas que usam Windows 10 pirata a anos lidam com essa situação toda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Atualização: Os serviços se reativam sozinhos após um tempo. A raiz do mal está no serviço Update Orquestrator, um serviço novo introduzido com o Windows 10. Pouca gente fala dele, mas o que ele faz é de tempos em tempos escanear o serviço do Windows Update, e se ele estiver desativado, ele o ativa, botando em Manual (início com gatilho), daí, quando der a hora do gatilho do Windows Update acionar, o serviço começa a rodar. Mesmo desativando o serviços do Update Orquestrator ele funciona, as tarefas agendadas dele no Agendador de Tarefas estão lá e não podem ser paradas ou desabilitadas, nem mesmo editadas, nem se abrir o agendador como Admin.

 

Alguém sabe fazer como esses dois serviços fiquem se desativando sozinhos?

 

Tem problema eu apagar todas as tarefas agendadas desses dois serviços no agendador de tarefas? Se bem que a pasta do Update Orquestrator não pode ser alterada pelo usário. Será que tem algum código de CMD ou Windows PowerShell que apaga essas tarefas agendadas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só posso confirmar que desabilitando o Windows Update, e colocar na guia "Recuperção" em primeira, segunda, terçeira falha "Não executar nenhuma ação" e zerar contagem de falhas após 9999 dias não deu certo aqui. 

 

xNCgAK3W_o.jpg

 

"O Upgrade Assistant" que faz a atualização de uma versão de recursos do Windows provavelmente ativou ele novamente. 

 

@Matheus ZTH Eu desconfiava do Upgrade Assistant mais agora que você falou desse "Update Orquestrator" vou dar uma olhada nele também.

adicionado 3 minutos depois

A descrição do "Update Orchestrator Service" em serviços é interessante:

 

"Gerencia Atualizações do Windows. Se interrompido, seus dispositivos não poderão baixar e instalar as atualizações mais recentes."

 

Sendo que é exatamente isso que buscamos....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pesquisei em alguns sites e encontrei 2 métodos para desabilitar o "Update Orchestrator" no agendador de tarefas sendo que quando você tenta desabilitar ele no Agendador de tarefas recebe erro de usuário não tem permissão para desabilitar:

 

ho6tWGDO_o.jpg

 

Windows 10 forums:

 

1. Faça backup da chave abaixo no registro:

HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Schedule\TaskCache\Tree\Update Orchestrator\Scheduled Scan

2. Apague a chave do registro do windows

 

A tarefa não será mais executada. Para voltar as atualizações automáticas restaure o backup do registro.

 

* Eles também explicam como desabilitar a tarefa é só olhar no link mais parece que isso causa mensagens de erro e não é mais possível ativar a tarefa no gerenciador de tarefas.

 

 

Ghacks.net

 

Execute um prompt de comando elevado e execute os seguintes comandos:

 

takeown /f "%WINDIR%\System32\UsoClient.exe" /a
icacls "%WINDIR%\System32\UsoClient.exe" /inheritance:r /remove "Administradores" "Usuários autenticados" "Usuários" "Sistema"

* Para voltar as atualizações ao normal execute o seguinte comando:

 

"%WINDIR%\System32\UsoClient.exe" /reset

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...