Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho uma caixa de guitarra modelo Meteoro Nitrous Drive 

Ano passado (Agosto 2017) enfrentava um problema: quando tocava a guitarra com muita intensidade o som "cortava". Através deste fórum fui aconselhado a substituir todos os capacitores eletrolíticos. Após ter feito isso, o som melhorou significativamente e eu achei que o problema estava solucionado. Porém, depois de algum tempo, o som voltou a sumir de novo. Então, comprei um capacímetro e tirei os capacitores os quais ainda não tinha mexido (no caso os de cerâmica, os de poliéster e os de tântalo), testei um por um para identificar quais estavam avariados. Identifiquei um total de quatro que estavam fora da faixa de tolerância. Comprei novos e troquei-os. O som melhorou um pouco mais, mas ainda sim, quando estou tocando de repente o som vai diminuindo até que some.

Alguma sugestão do que eu possa fazer?

• Coordenador
Postado

Ela pode estar com algum mau contato na alimentação dela, verifique os cabos de força e observe se o LED piloto também não apaga quando ocorre essa falha...

Postado

Oi @Bcpetronzio

O led piloto continua funcionando sem falha alguma, será que é a alimentação mesmo?

Porque o som não estanca de repente, ele vai diminuindo até que some (e o led piloto continua lá, firme e forme).

Postado

Acabei de tocar guitarra um pouquinho e realmente constatei uma coisa: quando toco suave a caixa funciona normalmente, mas quando preciso tocar forte, intensificando mais as notas ou tocando batida o som falha (fica cortando). 

Já verifiquei os cabos que ligam os falantes: estão ok!

Postado

Oi Ricardo, como disse acima, já troquei todos os capacitores eletrolíticos. Em relação ao caso de resistor alterado, teria que retirar um por um e testa-los?

Postado

Não. 

No caso dos resistores primeiro é visual, se não há indícios de aquecimento. 

Outro teste é medir a tensão do capacitor de filtro da fonte e tocar até que o defeito apareça e ver se houve queda da tensão. 

Fazer o mesmo com a tensão na saída. 

Ele é com transistores ou com integrado?

adicionado 12 minutos depois

Vendo minha esquemateca, só possuo o esquema do Nitrous Drive 20W.

É esse?

Postado

Não acho que seja ele.

Se seu circuito for semelhante ao que te passei, os integrados são ligados direto da fonte.

Aí tem que medir os 18V (+ e -) assim como os 15V, se nenhum está caindo.

Eu me preocuparia mais com a ponte retificadora e os resistores R22 e R23.

Verificar também os diodos zeners D3 e D4.

Essas referências são do esquema que mandei.

Postado

Acabei de ir à loja de eletrônica para comprar os resistores, os diodos zener e a ponte retificadora. Porém como não tinha a ponte redondinha igual a da placa, eu comprei uma quadradinha. Eu posso fazer a substituicao? Se sim, como faço para saber a polaridade correta? Seguem as fotos em anexo.

P_20180411_124232.jpg

P_20180411_141429.jpg

P_20180411_141441.jpg

Postado

Troquei apenas os diodos zener. Não troquei a ponte retificadora porque a que eu comprei tem os terminais mais grossos que a placa (no caso teria que furar com parafusadeira para alargar os furos e soldar). Não troquei os resistores porque medi os velhos na placa e deu exatamente o valor que deveria: 680 ohms cada um.

Após ter feito o serviço, dei uma olhada na parte inferior da placa e percebi que havia um rompimento na trilha que fica entre o negativo do alto-falante e o capacitor C15 (de 10 microFarad). Aí fiz um jump com um pedaço de fio unindo para reparar o rompimento.

Vou montar o amplificador e testar. Assim que terminar, te falo!

• Curtir 1
Postado

Olá @Ricardo S Ferreira

e demais amigos do fórum!

Infelizmente me enganei... O meu cubo meteoro nitrous drive continua com o mesmo problema.

Constatei isso, ontem, justamente na apresentação que fiz na igreja: na hora do vamos ver, o cubo falhou, falhou e nada... Tive que ligar a guitarra direto na mesa de som!

Voltamos a estaca zero.

Vou tentar trocar a ponte retificadora pra ver se resolve...

@Ricardo S Ferreira

Você acha que eu devo trocar os resistores R22 e R23, uma vez que eu testei o valor deles na placa através de um multímetro e deu o valor certo: 680 ohms?

Postado

Não há necessidade de sair trocando tudo.

O que deve fazer é monitorar as tensões quando o defeito ocorre.

Veja que no esquema a fonte tem saídas de + e - 18V e + e - 15V.

Se alguma cair muito, aí vamos procurar nessa linha o componente defeituoso. 

• Curtir 1
Postado

Olá Guga, em 10 de Abril você respondeu 

''''Oi Ricardo! Eu conferi está setada em 110v mesmo e a tensão de saída do estabilizador é 110v também'''''.   Se você está utilizando ela em um estabilizador, aconselho retirar isto fora Acredito que sem o estabilizador a falha desapareça.

• Curtir 1
Postado

Por falar nisso, @Ricardo S Ferreira

eu acabei trocando a ponte retificadora (achei um igual em outra loja de eletrônica) e por via das dúvidas troquei os dois diodos zenner mais uma vez. Mas o problema continua... Vou fazer o teste sugerido pelo @BacamarTe e depois posto aqui o resultado!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...