Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Caixa Meteoro Nitrous desligando sozinha


Ir à solução Resolvido por Guga1981,

Posts recomendados

Tenho uma caixa de guitarra modelo Meteoro Nitrous Drive 

Ano passado (Agosto 2017) enfrentava um problema: quando tocava a guitarra com muita intensidade o som "cortava". Através deste fórum fui aconselhado a substituir todos os capacitores eletrolíticos. Após ter feito isso, o som melhorou significativamente e eu achei que o problema estava solucionado. Porém, depois de algum tempo, o som voltou a sumir de novo. Então, comprei um capacímetro e tirei os capacitores os quais ainda não tinha mexido (no caso os de cerâmica, os de poliéster e os de tântalo), testei um por um para identificar quais estavam avariados. Identifiquei um total de quatro que estavam fora da faixa de tolerância. Comprei novos e troquei-os. O som melhorou um pouco mais, mas ainda sim, quando estou tocando de repente o som vai diminuindo até que some.

 

Alguma sugestão do que eu possa fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de tocar guitarra um pouquinho e realmente constatei uma coisa: quando toco suave a caixa funciona normalmente, mas quando preciso tocar forte, intensificando mais as notas ou tocando batida o som falha (fica cortando). 

Já verifiquei os cabos que ligam os falantes: estão ok!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. 

No caso dos resistores primeiro é visual, se não há indícios de aquecimento. 

Outro teste é medir a tensão do capacitor de filtro da fonte e tocar até que o defeito apareça e ver se houve queda da tensão. 

Fazer o mesmo com a tensão na saída. 

Ele é com transistores ou com integrado?

adicionado 12 minutos depois

Vendo minha esquemateca, só possuo o esquema do Nitrous Drive 20W.

É esse?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que seja ele.

Se seu circuito for semelhante ao que te passei, os integrados são ligados direto da fonte.

Aí tem que medir os 18V (+ e -) assim como os 15V, se nenhum está caindo.

Eu me preocuparia mais com a ponte retificadora e os resistores R22 e R23.

Verificar também os diodos zeners D3 e D4.

Essas referências são do esquema que mandei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de ir à loja de eletrônica para comprar os resistores, os diodos zener e a ponte retificadora. Porém como não tinha a ponte redondinha igual a da placa, eu comprei uma quadradinha. Eu posso fazer a substituicao? Se sim, como faço para saber a polaridade correta? Seguem as fotos em anexo.

P_20180411_124232.jpg

P_20180411_141429.jpg

P_20180411_141441.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei apenas os diodos zener. Não troquei a ponte retificadora porque a que eu comprei tem os terminais mais grossos que a placa (no caso teria que furar com parafusadeira para alargar os furos e soldar). Não troquei os resistores porque medi os velhos na placa e deu exatamente o valor que deveria: 680 ohms cada um.

Após ter feito o serviço, dei uma olhada na parte inferior da placa e percebi que havia um rompimento na trilha que fica entre o negativo do alto-falante e o capacitor C15 (de 10 microFarad). Aí fiz um jump com um pedaço de fio unindo para reparar o rompimento.

Vou montar o amplificador e testar. Assim que terminar, te falo!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Ricardo S Ferreira

e demais amigos do fórum!

Infelizmente me enganei... O meu cubo meteoro nitrous drive continua com o mesmo problema.

Constatei isso, ontem, justamente na apresentação que fiz na igreja: na hora do vamos ver, o cubo falhou, falhou e nada... Tive que ligar a guitarra direto na mesa de som!

Voltamos a estaca zero.

Vou tentar trocar a ponte retificadora pra ver se resolve...

 

@Ricardo S Ferreira

Você acha que eu devo trocar os resistores R22 e R23, uma vez que eu testei o valor deles na placa através de um multímetro e deu o valor certo: 680 ohms?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Guga, em 10 de Abril você respondeu 

''''Oi Ricardo! Eu conferi está setada em 110v mesmo e a tensão de saída do estabilizador é 110v também'''''.   Se você está utilizando ela em um estabilizador, aconselho retirar isto fora Acredito que sem o estabilizador a falha desapareça.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por falar nisso, @Ricardo S Ferreira

eu acabei trocando a ponte retificadora (achei um igual em outra loja de eletrônica) e por via das dúvidas troquei os dois diodos zenner mais uma vez. Mas o problema continua... Vou fazer o teste sugerido pelo @BacamarTe e depois posto aqui o resultado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...