Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de Vídeo Bichada ou Slot PCI?


Posts recomendados

Então! 

 

Eu comprei uma AMD HD 6870 de 1 GB da XFX no final de 2011. Ela é uma placa de vídeo que possui 2 conectores de 6 pinos, ou seja, precisa de energia auxiliar da fonte para funcionar. 

 

No final de 2014 ela deu pau, e desde então eu venho colocando ela periodicamente no forno para que volte a funcionar novamente. Sempre que ela dava problema (as vezes do nada parava de dar video) eu a retirava do computador (com o mesmo totalmente desligado da tomada), fazia o negócio do forno, colocava ela novamente no pc e daí eu podia usar de novo a placa normalmente até o dia que ela desse problema novamente, repetindo o processo. 

 

Fiquei nesse esquema por três anos, e acho que até foi muito para falar a verdade. Placa guerreira. 6 anos de uso. 

 

Recentemente ela deu pau de novo, e fiz o mesmo processo do forno. Só que dessa última vez, quando eu conectei ela no slot pci , eu esqueci de conectar os cabos de energia nela e liguei o PC mesmo assim. O PC iniciou normalmente, deu boot, foi pro Windows, só que minutos depois percebi que na verdade o PC iniciou pela on-board e não pela placa de vídeo. Daí eu percebi que os cabos de energia estavam desconectados e os conectei. 

 

A questão é que quando eu tento ligar o PC com a placa de vídeo conectada  na placa-mãe, e com os conectores de energia ligados certinho nela, simplesmente nada acontece. A tela fica preta, não dá boot. Não  chega nem a aparecer o logo da placa-mãe na tela, que no caso é da marca Asrock. 

 

Concluindo: se eu ligo o PC com a placa de vídeo conectada na placa-mãe, só que sem os conectores de energia, vai direto para o on-board e o PC ignora a placa que está ali conectada (embora sem os conectores de energia) 

 

E se eu coloco os conectores de energia na placa de vídeo e ligo o PC, não dá video, não inicia. 

 

Diante desse labirinto de informações, vem meu dilema: o que acontece? 

 

1. A placa de vídeo morreu de vez? 

2. Ela queimou por eu ter ligado o PC com ela ligada apenas na placa-mãe, sem os cabos de alimentação adicional? 

3. O slot pci queimou?

---

Eu já ouvi falar que algumas placas de vídeo (das que precisam de energia auxiliar) funcionam normalmente quando conectadas apenas na placa-mãe, só que vão trabalhar em baixo desempenho. 

 

E também já ouvi dizer que tem placas de vídeo que nem vão chegar a ligar apenas conectadas na placa-mãe, pois a energia fornecida por ela não seria o bastante. 

 

Neste segundo caso em que elas sequer chegariam a ligar direto pela placa-mãe por conta do déficit de energia, o PC poderia nos direcionar automaticamente para o vídeo on-board? Porque basicamente é o que estaria acontecendo comigo quando eu tento ligar a máquina sem os cabos na placa, que no caso é o PC automaticamente me levar para o on-board. 

 

Eu também cheguei a pensar que o slot pci poderia ter queimado. Mas aí fiquei: mas se o slot pci tá queimado, ele não deveria dar resposta nenhuma em qualquer circunstância. Então por que diabos não dá vídeo apenas quando eu conecto os cabos de energia na placa de vídeo? Indo pela lógica eu pensei: o slot pci tá funcionando, o problema é que a placa já está com problema, então quando conecto os cabos e ligo o PC, ela até tenta liga, mas não funciona direito, o que faz com que não dê vídeo. 

 

Uma dúvida: uma placa de vídeo que precise de alimentação por cabos pode queimar se eu ligar o PC sem que os cabos de energia estejam conectados? Eu pesquisei bastante e li muita gente dizendo que a placa de vídeo só não iria ligar. 

 

Eu também fiquei preocupado com o slot pci, mas infelizmente não tenho como testar outra placa. 

 

Alguém pode me dar algumas explicações? Eu quero comprar uma placa de vídeo nova e tal

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NascarBR Eu fui agora pouco em uma assistência técnica e lá eles testaram uma Geforce GT 430 no meu computador, e deu vídeo normalmente. O único porém é que eles fizeram um teste utilizando um cabo VGA (essa placa de vídeo tem entrada VGA e DVI) mas acredito que isso não influi, né? Porque se fosse para estar com problema, creio não funcionaria nenhum dos dois né? Eles chegaram a testar com o meu cabo DVI tb, só que por ele não deu vídeo, o que me fez pensar na possibilidade do cabo estar com problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...