Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC p/ jogos com processador em STOCK! Qual placa escolher?


Posts recomendados

Galera, estou saindo de um kit FX 6300 + 8gb DDR3 1333Mhz + placa-mãe ASROCK 970 Pro Rev 2.0 pra um Kit Ryzen. Já comprei o Ryzen 5 1400, e agora estou com dúvida sobre as placas-mãe disponíveis pra minha necessidade, se são boas ou não.

 

Eu não pretendo fazer qualquer Overcloking no processador, mas penso em fazer nas novas memórias, pelo menos subir um pouco. Por não pretender fazer Over, creio que um Chipset A320 vai me atender bem e creio que seja o suficiente (tenho essa 970 ASROCK e nunca precisei dos 4 slots de RAM, nunca fiz crossfire/SLI e nunca dei over.)

 

Sendo assim, procurando pela net achei algumas boas opções de placas, mas não sei se as placas são boas, pois estou por fora desse lance de qualidade dos VRM's, etc. Por favor galera, quem puder, me ajudem a entender qual placa é melhor e por quê:

Placa-Mãe MSI A320M GRENADE (R$ 299 a vista / R$ 352 a prazo) Kabum Obs: Não entendi a diferença desta placa para a Gaming Pro, além do óbvio, como os USB 3.1, design, etc.

Placa-Mãe MSI A320M GAMING PRO (R$ 329 a vista / R$ 388 a prazo) Kabum Obs: Ouvi falar mal das placas mãe MSI, que tinham os VRM que esquentavam muito, mas a empresa dá 3 anos de garantia! Será que é ruim mesmo? O que vcs dizem? Outro cara me recomendou as MSI justamente por isso, então estou em dúvida.

Placa-Mãe GIGABYTE GA-A320M-S2H (R$ 349 a vista / R$ 411 a prazo) Kabum Obs: Não sei se estou certo, mas essa placa parece ter menos Fases de energia pro processador do que a GA-A320MA-M.2, menos slots de RAM e ainda ser mais cara. Talvez por já vir atualizada....

Placa-Mãe GIGABYTE GA-A320MA-M.2 (R$ 339 a vista / R$ 398 a prazo) Kabum Obs: A placa tem 4 slots, nunca precisei, mas pela alta das memo, iria colocar 2x4gb, então sobraria espaço pra ir pra 4x4gb no futuro, sem precisar vender as memórias antigas ou comprar outra placa-mãe.

 

placa-mãe Am4 Gigabyte A320m-hd2 (R$ 379 em 12x e frete grátis) ML Obs: O vendedor diz que a placa é importada e que em caso de RMA o envio tem que ser realizado para os EUA. Mas ele dá 6 meses de garantia com ele (as outras pelo Kabum teriam RMA nacional e 1 ano com a loja).

 

Observação 1: Não encontrei uma B350 até os R$ 420 / R$ 430 reais já com o frete que é o meu limite, das marcas citadas. (estou fugindo da Asus porque se precisar do RMA é adeus. E as Asrock que achei de baixo custo, só suportam processadores até 65w. E talvez, no futuro, para dar um gás a mais na plataforma, principalmente por eu não querer realizar Over, pode ser que eu coloque um R7.

 

Observação 2: O restante da minha máquina é uma RX 560 2gb, Fonte Corsair GS600, Gabinete CoolerMaster HAF 212, SSD Kingston A400 120gb, HDs genéricos :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não existem motivos para pegar um Ryzen e não fazer um OC, mesmo que leve, até porque como Ryzen Master (programa da AMD) é estupidamente fácil fazer isso...

 

Bom, mas se não quer de maneira nenhuma (não recomendo, mas...) qualquer A320 vai dar na mesma. São todas placas básicas e não vão te dar muitas opções. Pegue a mais barata e/ou com melhor RMA.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado pela resposta Fred. Mas essas questões de VRM das placas, que a galera fala das MSI, etc. Disso não entendo, você algo a dizer sobre isso? E quanto a, futuramente, eu pensar em ir para um R7. Tranquilo também em uma dessas placas sem usar Over? No fabricante dizem que aceitam né, mas é sempre bom buscar ajuda da comunidade sobre isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o amigo disse vai na mais barata com melhor RMA. Outro dia vi o relato de um cara sobre a experiencia dele com o RMA da MSI, e cara eu confesso que me apaixonei pela marca mesmo com tantas pessoas falando mal. A questão do VRM*só vai influenciar se você pretende fazer over mesmo, creio que no modo turbo boost automático dos Ryzen não vai chegar a fritar sua placa tendo em vista a velocidade que os mesmos possuem em stock. valeu um abraço.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço aos companheiros. Já estou me resolvendo quanto a placa a ser escolhida, mas aproveitando o tópico, estou em dúvida sobre as memórias RAM's. Pesquisei nos QVL's das placas, com algumas memórias disponíveis no mercado, e não achei a referência batendo certinho. Quero saber se isso tem problema mesmo em comprar memória sem tá no QVL, ou é besteira?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diogoprata beleza mano, grato pela dúvida. Creio que não vou de MSI, vários relatos de problemas de incompatibilidade de memórias e problemas com o post, antes e após atualização. É uma pena, porque pra minha necessidade a A320 Gaming Pro tava ótima, e a marca tem 3 anos de garantia. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafaellbrunno Tenho a Gaming PRO da MSI no chipset B350 e nenhum problema at all, e estou com OC no CPU e na RAM (veja aqui no meu perfil), e os VRM estão em 40º, super de boas. Montei e tudo funcionou de primeira, nenhuma incompatibilidade de RAM nem com o POST. Se você procura RAM na QVL, aí q as chances de problema são minimas mesmo. O RMA da MSI é feita pela terceirizada em SP, a Trina Eletronics, se eles não conseguirem consertar algum problema, a MSI te reembolsa o valor da nota fiscal na sua conta, 3 anos de garantia pra placa-mãe e VGA. Leia o relato de um colega que ajudamos aqui no fórum nesse tópico. Veja outro caso aqui.


Agora o seguinte, se você pretende jogar um R7 no futuro, eu jamais colocaria em um chipset A320.  Apesar de as fabricantes dizerem q suporta, eu acho arriscado. Algumas B350 das mais fracas só aguentam o R7 em Stock, nem aguenta um OC, que dirá uma A320 que normalmente tem menos fases pro processador. Um R7 1700 puxa 20% + energia do que um R5 1600, afinal, são 2 cores a mais, é muita coisa.


Se eu fosse você, abriria a mão um pouco mais e pegaria uma B350 decente e com ótimo custo/benefício, como essa da Asus, que é das melhores B350 para OC. Ou então iria de A320 mas sem muita perspectiva pra um R7 no futuro.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Steeveantonichen  Poxa mano, valeu pela ajuda. Pois é, eu estou vendo a possibilidade de partir pra uma B350 mesmo, e fiquei contente em ouvir que sua MSI não enfrentou problema algum com memórias ou com o POST. Pergunto: Você alguma vez atualizou a BIOS? Se não, desde a BIOS de fábrica já iniciou normal direto? Se sim, depois de atualizar enfrentou algum problema e em que BIOS você está?

 

Considerando as possibilidades de ir para uma B350, eu estou de olho entre as Gigabyte GA-AB350M DS2 e a Asus Prime B350-E (porque essa versão PLUS que você enviou tá fora da minha realidade). Da parte da Gigabyte, tem os relatos que depois de um tempo as placas tendem a parar de funcionar, e da Asus, todo mundo fala que as placas são boas e guentam o tranco, mas se der pau já era, pelo péssimo RMA que possui.

 

Entre estes modelos de B350 você iria em qual considerando esses problemas e sua experiência com as marcas?
Ou você teria outro modelo de B350 pra recomendar fora a Asus Prime B350 PLUS que seja mais em conta um pouco?

As memórias provavelmente vou de Crucial Ballistix CL16 2400Mhz.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Rafaellbrunno disse:

@Steeveantonichen  Poxa mano, valeu pela ajuda. Pois é, eu estou vendo a possibilidade de partir pra uma B350 mesmo, e fiquei contente em ouvir que sua MSI não enfrentou problema algum com memórias ou com o POST. Pergunto: Você alguma vez atualizou a BIOS? Se não, desde a BIOS de fábrica já iniciou normal direto? Se sim, depois de atualizar enfrentou algum problema e em que BIOS você está?

Se não me engano, ela veio de fábrica com a BIOS de março, acho que era a 2.2 ou 2.3. Ligou, POST e memórias perfeito desde a primeira apertada no botão power, hehehe. Assim que ligou e tava tudo OK, fiz o update pra BIOS mais atual, que na época era a 2.8, release dela em julho/17 (comprei as peças em agosto/17), e novamente nenhum probleminha sequer.

 

Como nunca deu sequer o minimo problema, não atualizei mais a BIOS depois disso. Eu só atualizo caso alguma coisa n de compatibilidade ou esteja instável ou algo assim. Nunca atualizo só por atualizar. Hoje a BIOS mais atual dela foi lançada menos de 1 mês atrás, então mesmo sendo uma linha + barata, a MSI tá sempre atualizando ela.

36 minutos atrás, Rafaellbrunno disse:

Considerando as possibilidades de ir para uma B350, eu estou de olho entre as Gigabyte GA-AB350M DS2 e a Asus Prime B350-E (porque essa versão PLUS que você enviou tá fora da minha realidade). Da parte da Gigabyte, tem os relatos que depois de um tempo as placas tendem a parar de funcionar, e da Asus, todo mundo fala que as placas são boas e guentam o tranco, mas se der pau já era, pelo péssimo RMA que possui.

 

Olha, essa Asus Prime Plus seria a melhor, o custo dela n é tão alto, tá 540 na terabyte, à vista. Ao meu ver, ou você pega um bom custo/benefício ou pega a mais barata. Essa Gigabyte tem só 2 slots de RAM e n é a mais barata de todas... Se você quer ir numa B350 mas n quer pegar um bom custo/benefício, melhor ir na mais barata, tem a AsRock AB350M-HDV por 359 pila na Kabum. Um meio termo entre essa AsRock e a Prime Plus seria a Gigabyte GA-AB350M-GAMING 3, ta 480 pila na terabyte, mas ela ao menos tem 4 slots de RAM.

Eu não tive boas experiências com Gigabyte, e minha última antes da MSI era uma AsRock de baixo custo que morreu literalmente 1 mês depois de terminada a garantia (1 ano)... Asus tem qualidade acima de média, já tive experiências boas com ela. Estou na minha primeira MSI e gostando, pena q muitas estão sem estoque...Todo mundo mete o pau mas eu até agora n vi motivo pra isso. Muita má fama da MSI vem dos chipsets antigos da AMD na época do FX que realmente tinha umas placas ruins (mas tinha boas tb), mas hoje está melhor. Eu arrisquei justamente porque se desse alguma zica, são 3 anos de garantia. Depois de um tempo na vida você vê que problema/placa morrer, salvo algum erro de projeto crasso, vai muito da sorte mesmo(e dos cuidados tb, tem q fazer limpeza ao menos 2 vezes por ano e tal).. Não tive boa experiência com Gigabyte e AsRock mas vejo muita gente que tem, então é meio q sorte tb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...