Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mudança no PC forçado


Posts recomendados

Olá pessoal, novamente preciso da ajuda de vocês.
Atualmente tenho o seguinte pc:

placa-mãe gigabyte G1.Sniper B5

Processador Core i3 4160

Placa de Vídeo AMD RX 470 4GB da XFX

8 GB de memória RAM DDR3

Possuo um SSD, um HD e 5 coolers.

 

Acredito que a placa-mãe deu problema e serei forçado a trocar algumas peças. Atualmente estou com o orçamento bastante apertado podendo chegar por volta de R$ 1000 e a venda deste processador e memórias irão ajudar neste upgrade forçado, pois acredito que consiga por volta de R$ 550 nestas peças. E o uso do PC seria para jogos (estilo Assassin's Creed, The witcher 3, FIFA, seriam os mais pesados que costumo rodar) além de uso diário como assistir vídeos, office.

Pensei nas seguintes configurações:

 

Opção 1:

i5 8400, Asus Prime H310M-K e Memória Corsair Vengeance LPX 8GB (2x4GB) 2400Mhz DDR4 CL16 Black - CMK8GX4M2A2400C16

 

Opção 2:

Ryzen 5 2400G, Gigabyte AM4 GA-A320M-DS2 DDR4 e Memória Corsair Vengeance LPX 8GB (2x4GB) 2400Mhz DDR4 CL16 Black - CMK8GX4M2A2400C16

 

Opção 3:

Ryzen 3 2200G, Gigabyte AM4 GA-A320M-DS2 DDR4 e Memória Corsair Vengeance LPX 8GB (2x4GB) 2400Mhz DDR4 CL16 Black - CMK8GX4M2A2400C16

 

Então gostaria de saber o que acham dessas opções ou se tem algo mais em conta e com um bom custo benefício.

 

Obrigado a todos

  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Rafael Rovay disse:

Opção 1:

i5 8400, Asus Prime H310M-K e Memória Corsair Vengeance LPX 8GB (2x4GB) 2400Mhz DDR4 CL16 Black - CMK8GX4M2A2400C16

 

Opção 2:

Ryzen 5 2400G, Gigabyte AM4 GA-A320M-DS2 DDR4 e Memória Corsair Vengeance LPX 8GB (2x4GB) 2400Mhz DDR4 CL16 Black - CMK8GX4M2A2400C16

Qualquer uma destas você estará muito bem servido p/ jogos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Imakuni disse:

Mas... qual era mesmo o modelo da sua fonte? É bem possível que, se alguma coisa deu problema, ou foi ela ou então ela foi a culpada.

@Imakuni verdade esqueci de citar. É a corsair cx 500W. Ela tem quase três anos de uso, eu enviei para a loja onde comprei ela para verificarem se o problema é ela mesmo e se a garantia cobre. Mas também tenho a possibilidade da placa-mãe ter dado curto, então estou pensando em opções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Rafael Rovay disse:

@Imakuni verdade esqueci de citar. É a corsair cx 500W. Ela tem quase três anos de uso, eu enviei para a loja onde comprei ela para verificarem se o problema é ela mesmo e se a garantia cobre. Mas também tenho a possibilidade da placa-mãe ter dado curto, então estou pensando em opções.

Okay, dificilmente é a fonte. Claro que ela pode estar com problema, nenhuma peça é livre disso. Mas em termos de modelo, você tem um bom que pode aproveitar.

 

Quanto ao resto, pegue um Ryzen 1400, mobo B350 e um pente de 8gb de RAM.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Imakuni disse:

Okay, dificilmente é a fonte. Claro que ela pode estar com problema, nenhuma peça é livre disso. Mas em termos de modelo, você tem um bom que pode aproveitar.

 

Quanto ao resto, pegue um Ryzen 1400, mobo B350 e um pente de 8gb de RAM.

@Imakuni pelo que andei pesquisando, o Ryzen 1400 não esta fácil de ser encontrado. Com relação a placa-mãe sugere algum modelo com bom custo benefício? E não seria melhor dois pentes de 4GG trabalhando em dual channel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Rafael Rovay disse:

@Imakuni pelo que andei pesquisando, o Ryzen 1400 não esta fácil de ser encontrado.

https://informatica.mercadolivre.com.br/ryzen-1400_OrderId_PRICE_PriceRange_0-650

 

1 minuto atrás, Rafael Rovay disse:

Com relação a placa-mãe sugere algum modelo com bom custo benefício.

Essa serviria. Ou então essa outra.

 

3 minutos atrás, Rafael Rovay disse:

E não seria melhor dois pentes de 4GG trabalhando em dual channel?

Em tese, sim. Na prática, você não vai ver diferença nenhuma, então é melhor pegar o pente único que é mais barato, consome menos energia, é mais fácil de fazer OC e permite mais opção de expansão.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Imakuni disse:

https://informatica.mercadolivre.com.br/ryzen-1400_OrderId_PRICE_PriceRange_0-650

 

Essa serviria. Ou então essa outra.

 

Em tese, sim. Na prática, você não vai ver diferença nenhuma, então é melhor pegar o pente único que é mais barato, consome menos energia, é mais fácil de fazer OC e permite mais opção de expansão.

@Imakuni obrigado pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni estive pesquisando e achei essas duas placas mãe por um bom preço, porém fiquei na dúvida se realmente são boas.

Placa-mãe AsRock AB350M - R$ 389,90 (Kabum)

Placa-mãe AsRock AB350M-HDV - R$ 359,90 (Kabum)

Pelo que entendi a diferença entre essas duas é que a HDV tem portas de vídeos, tipo HDMI, D-Sub e DVI-D e possui menos portas USB e também não tem a Bobina de Energia Premium que tem na placa sem o HDV.

Gostaria de saber se são boas placas-mãe e se essa Bobina de Energia Premium faz tanta diferença assim.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Rafael Rovay disse:

Placa-mãe AsRock AB350M - R$ 389,90 (Kabum)

Placa-mãe AsRock AB350M-HDV - R$ 359,90 (Kabum)

Pelo que entendi a diferença entre essas duas é que a HDV tem portas de vídeos, tipo HDMI, D-Sub e DVI-D e possui menos portas USB e também não tem a Bobina de Energia Premium que tem na placa sem o HDV.

Gostaria de saber se são boas placas-mãe e se essa Bobina de Energia Premium faz tanta diferença assim.

Nenhuma das duas é uma boa compra. A primeira tem sistema de energia fraquinho, e a segunda usa um cabo de 4 pinos para o processador (ao em vez do padrão de 8) - as duas vão ter problemas caso você queira dar um up para um processador mais potente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Imakuni disse:

Nenhuma das duas é uma boa compra. A primeira tem sistema de energia fraquinho, e a segunda usa um cabo de 4 pinos para o processador (ao em vez do padrão de 8) - as duas vão ter problemas caso você queira dar um up para um processador mais potente.

@Imakuni obrigado. Você sabe de alguma placa-mãe com bom c/b que tenha mais de um conector de fan de gabinete? porque a maioria que estou vendo só tem 1 conector, ai teria que comprar um adaptador. Ou é melhor ir comprar o adaptador mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rafael Rovay disse:

@Imakuni obrigado. Você sabe de alguma placa-mãe com bom c/b que tenha mais de um conector de fan de gabinete? porque a maioria que estou vendo só tem 1 conector, ai teria que comprar um adaptador. Ou é melhor ir comprar o adaptador mesmo?

É mais fácil você usar adaptador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, depois de várias pesquisas, cheguei nesse setup e gostaria da opinião de vocês:

 

Placa-mãe Msi B350m Pro-Vdh R$ 423,60 (mercado livre)

Processador Ryzen 3 2200G R$ 489,91 (Pichau)

Memória HyperX Fury 8GB 2400MHz HX424C15FB/8 R$ 459,00 (mercado livre), sei que tem outros modelos mais em conta, mas na lista de compatibilidade com a placa só achei esse que é mais em conta.

Total: R$ 1372,51

 

Este total já esta bem acima do que estava planejando.

Agora minha dúvida é com relação a essa placa-mãe se ela é boa realmente e se devo usar esse processador ou se devo ir para um ryzen 5 1400 que o total fica em R$ 1521,60 e se esse primeiro setup aguentaria por volta de 3 anos para um futuro upgrade.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Rafael Rovay disse:

Memória HyperX Fury 8GB 2400MHz HX424C15FB/8 R$ 459,00 (mercado livre), sei que tem outros modelos mais em conta, mas na lista de compatibilidade com a placa só achei esse que é mais em conta.

Você não precisa se preocupar com a lista de compatibilidade. Se a mobo já vier com a BIOS atualizada para suportar o processador (o Kabum não faz isso), então você não vai ter problema com a RAM; caso contrário... bem, você tem o problema de que o PC não vai ligar de qualquer jeito, então não é como se a RAM fosse a preocupação maior.

 

4 horas atrás, Rafael Rovay disse:

Agora minha dúvida é com relação a essa placa-mãe se ela é boa realmente e se devo usar esse processador ou se devo ir para um ryzen 5 1400 que o total fica em R$ 1521,60 e se esse primeiro setup aguentaria por volta de 3 anos para um futuro upgrade.

A placa-mãe é decente sim. Quanto ao processador... bem, seria bom você pegar o 1400 direto, você logo vai ser sentir limitado por esse 2200g. Mas se realmente não tiver jeito, então paciência, é o que dá para comprar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Imakuni disse:

Você não precisa se preocupar com a lista de compatibilidade. Se a mobo já vier com a BIOS atualizada para suportar o processador (o Kabum não faz isso), então você não vai ter problema com a RAM; caso contrário... bem, você tem o problema de que o PC não vai ligar de qualquer jeito, então não é como se a RAM fosse a preocupação maior.

 

A placa-mãe é decente sim. Quanto ao processador... bem, seria bom você pegar o 1400 direto, você logo vai ser sentir limitado por esse 2200g. Mas se realmente não tiver jeito, então paciência, é o que dá para comprar.

@Imakuni obrigado, é esse problema de compatibilidade me preocupa. Eu acabei lendo isso mas não sei se é verdade:

https://tecnoblog.net/234532/amd-processador-novo-firmware-desatualizado-placa-mãe/

E caso pegue o 1400 seria bom ver essa questão da compatibilidade né.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Rafael Rovay disse:

Verdade é, eu só não sei se vale para o Brasil...

 

12 minutos atrás, Rafael Rovay disse:

E caso pegue o 1400 seria bom ver essa questão da compatibilidade né.

Pegando o 1400, sempre vai ser compatível.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Imakuni disse:

Verdade é, eu só não sei se vale para o Brasil...

 

Pegando o 1400, sempre vai ser compatível.

@Imakuni ok infelizmente só testando ai já viu.

Então fico na dúvida se qualquer memória pro 1400 serviria, porque no site ta placa-mãe tem o seguinte: Memory by Rx-1X00, Memory by Rx-2X00/GE e Memory by Rx-2X00.

Então atualmente estou tentando achar uma memória compatível mais em conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Rafael Rovay disse:

@Imakuni ok infelizmente só testando ai já viu.

Então fico na dúvida se qualquer memória pro 1400 serviria, porque no site ta placa-mãe tem o seguinte: Memory by Rx-1X00, Memory by Rx-2X00/GE e Memory by Rx-2X00.

Então atualmente estou tentando achar uma memória compatível mais em conta.

Pegue o pente de 8gb DDR4 mais barato que você achar, ele muito provavelmente vai ser compatível. A lista é só para pentes que eles testaram e garatem 100% de certeza que funciona, e não estar nela apenas significa que um dado kit não foi testado, não que não seja compatível.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...