Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

Recommended Posts

Postado (editado)

Sr. Gabriel

Pelo que entendi, o senhor deletou a conta do www.clubedohardware.com.br no facebook, mas existe uma situação que eu não consigo entender, por isso vou lhe perguntar pelo simples motivo de que essa situação ocorre em muitos locais, mas aqui temos acesso ao responsável que é vsa. e tenho em vista que é algo interessante de ser explicado, tanto é que criei um post sobre isso, mas só quem é o administrador de um site pode responder com certeza essa questão que é a seguinte:

-Aqui eu tenho um nick e uma senha, no entanto pelo que consta, eu posso acessar aqui usando minhas credenciais do facebook (aqui parece que o leque é bem grande de variedades) que é completamente diferente daqui, como o seu site entende que eu usando dados diferentes seja um usuário credenciado daqui estando lidando com meia duzia de nomes e senhas diferentes?

Nesse post eu coloco porque não saio do facebook, parece que isso virou algo que em breve nada faremos se não tiver um login do facebook já que em incontáveis locais é possivel o acesso usando valores registrado apenas lá, diferente do registrado oficialmente.

Meu post:  

ZJ3E0g4.jpg

Editado por misterjohn

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@misterjohn sua dúvida foi movida para o local adequado.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

@misterjohn O fato de termos apagado a página do Clube do Hardware no Facebook não inviabiliza a função de login no Clube do Hardware via Facebook, que continua funcionando normalmente.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

usuáriodofórum (exemplo); senha 12345

usuáriodofacebook (exemplo); senha 67890

Pode explicar como podemos acessar dois sites diferentes, no caso o fórum do CH, usando uma senha do facebook se ela não foi cadastrada para tal e o senhor sabe melhor do que eu que basta uma vírgula errada no login para este não se efetivar?

Obs: Isso está se tornando cada vez mais comum, tem lugares que até para participar ou opinar algo tem que se cadastrar no site em questão ou então se logar com o facebook, estaria então criada a senha e usuário  universal facebook?

Compartilhar este post

Link para o post

Posso estar enganado, mas esta função já vem "acoplada" na ferramenta do fórum, não sendo possível ao administrador removê-la.

Já mantive fórum e site no ar e isso ocorreu. Não tive escolha. A única opção era mudar de plataforma e migrar tudo...

Inclusive, um webdesigner me informou que, mesmo fazendo um site "do zero", pode-se usar ferramentas de terceiros (como o mecanismo de login/senha) e ele já possuir "funções acopladas".

Não sei o caso aqui, mas também fiquei curioso!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Entendo sua explicação mas não aceito como algo plauzível, creio que o fórum aqui paga ou aquiriu o programa para usar essa plataforma, portanto não se justifica uma imposição dessa natureza, depois não entendo de que maneira eu acesso esse ou outro site usando o login e senha de outro local que não correspondem as que eu me registrei, meu nick aqui e a senha são diferentes do facebook, então não tem sentido entrar a qui com dados diferentes.

Se você está certo, então creio que não temos segurança alguma, nem a mínima que deveria e tão pouco privacidade, então estamos perdidos para não dizer outra coisa.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
15 minutos atrás, misterjohn disse:

Entendo sua explicação mas não aceito como algo plauzível, creio que o fórum aqui paga ou aquiriu o programa para usar essa plataforma, portanto não se justifica uma imposição dessa natureza, depois não entendo de que maneira eu acesso esse ou outro site usando o login e senha de outro local que não correspondem as que eu me registrei, meu nick aqui e a senha são diferentes do facebook, então não tem sentido entrar a qui com dados diferentes.

Se você está certo, então creio que não temos segurança alguma, nem a mínima que deveria e tão pouco privacidade, então estamos perdidos para não dizer outra coisa.

Acho que você não entendeu como funciona.

Não existe nenhum tipo de "imposição". Ao fazer o login no Clube do Hardware, você tem a opção de criar uma conta, cujas informações serão armazenadas no servidor do site, usando um email e uma senha criada especificamente para este acesso. Neste caso, nenhum dos seus dados são compartilhados com nenhum outro site sob nenhuma hipótese.

O login via Facebook, Google, Twitter, Microsoft, LinkedIn ou Steam é opcional. Neste caso, os seus dados são importados do site que você indicar, e a autenticação da senha é feita por intermédio deste site. Apenas isso. Mas como eu disse, é opcional, apenas para você não precisar criar outra conta, podendo usar uma conta que você já usa diariamente em algum desses sites.

Este recurso nunca teve nada a ver com a página do CdH no Facebook, por isso não houve nenhuma mudança nele.

• Curtir 7

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, concordo.

Há plataformas que não possuem essa função integrada.

Meu último site, no Wordpress, não possuía a função "logar com Facebook, etc, etc" integrada de modo automático, porém, ela era oferecida pelo Wordpress. Eu mantinha habilitado...

Porém, sei que há plataformas que já oferecem isso de forma obrigatória. O administrador não pode retirar essa funcionalidade. 

Isso é comum em upgrades de plataformas...

Eu frequentava um fórum, de outro tema não liga à informática, cuja plataforma foi atualizada...e ficou péssimo!

Todo mundo reclamava, mas o dono do fórum não podia fazer nada...

adicionado 3 minutos depois
8 minutos atrás, Rafael Coelho disse:

Não existe nenhum tipo de "imposição". Ao fazer o login no Clube do Hardware, você tem a opção de criar uma conta, cujas informações serão armazenadas no servidor do site, usando um email e uma senha criada especificamente para este acesso. Neste caso, nenhum dos seus dados são compartilhados com nenhum outro site sob nenhuma hipótese.

O login via Facebook, Google, Twitter, Microsoft, LinkedIn ou Steam é opcional. Neste caso, os seus dados são importados do site que você indicar, e a autenticação da senha é feita por intermédio deste site. Apenas isso. Mas como eu disse, é opcional, apenas para você não precisar criar outra conta, podendo usar uma conta que você já usa diariamente em algum desses sites.

Eu acho que é justamente essa "intermediação/importação" de dados que o colega está questionando.

Se eu bem entendi, a questão do colega é sobre a possibilidade de um terceiro ter acesso aos dados de login/senha dele.

@misterjohn

Você quer saber se o Clube do Hardware possui acesso aos seus dados de login/senha do FB, quando você os usa para logar aqui? 

É isto?

Caso positivo, adianto que no meu caso, no Wordpress, eu não tinha acesso aos dados de quem comentava. Era um site, não um fórum, mas precisava estar identificado para comentar. Isso podia ser feito via Gmail, Facebook, Linkedin etc.

Enfim...eu não tinha esta informação, apenas os dados de quem acessou (IP, região, etc..).

Editado por Fokas
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Respondendo isso de forma técnica, a plataforma atual e a maioria dos sites que oferecem o registro/login pelo facebook ou outra rede social usam uma API que o próprio Facebook ou a rede social disponibiliza.

Basicamente, ao fazer o login aqui com uma conta existente do facebook, esta API, acessa a base de dados no facebook e faz a credencial, trazendo o nome, a foto do perfil... 

No caso do fórum, na plataforma, foi integrada a api de várias redes sociais.

4 horas atrás, misterjohn disse:

não entendo de que maneira eu acesso esse ou outro site usando o login e senha de outro local que não correspondem as que eu me registrei, meu nick aqui e a senha são diferentes do facebook

Então se vincular a conta facebook na sua conta do fórum, independentemente se logar com o user e senha do fórum ou o user e senha do facebook,  a plataforma vai entender que é a mesma pessoa.

Porque o foi feito um vínculo de conta aqui. Obviamente, você pode desvincular. 

Basicamente é isso. Se tiver que explicar mais detalhadamente.. teria que entrar no assunto de programação e API.

• Curtir 3
  • Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
6 horas atrás, Rafael Coelho disse:

Este recurso nunca teve nada a ver com a página do CdH no Facebook, por isso não houve nenhuma mudança nele.

O senhor acho que não compreendeu o que eu falei, quando me referi a imposição, não foi uma suposta do FCH que "me obrigaria" a usar os dados do facebook, eu me referi ao autoritarismo do desenvolvedor do fórum, no caso do programa ou software que funciona o fórum, se isso é algo ligado ao programa do fórum como foi dito por um usuario que disse já ter site e passar por isso, sei que é opcional se logar por outros meios, mas o que quero dizer que para mim isso nem deveria existir. Não consigo ver um nexo causal para usar login de um site em outro, isso dá margem para alguém levar vantagem, então nem precisa se registrar mais no fórum, basta se logar com facebook e pronto. Importar meus dados do sites citados por voce para entrar no site do fórum parece algo impensável porque eu tenho vários loguins e senhas, portanto se meu login aqui é por exemplo zédasilva e minha senha é 1234 e no facebook é zérodrigues e a senha é 5678 eu entrando aqui no fórum usando os dados do exemplo do facebook, a autenticação poderá até acontecer em relação ao facebook mas com o meu user aqui não.

Desculpe, não vou discordar do senhor porque não tenho conhecimento para isso e não vou insistir nesse tema, mas para mim é algo muito estranho voce usar a chave do vizinho para entrar na sua casa....

adicionado 11 minutos depois
6 horas atrás, Fokas disse:

Sim, concordo.

Há plataformas que não possuem essa função integrada.

Meu último site, no Wordpress, não possuía a função "logar com Facebook, etc, etc" integrada de modo automático, porém, ela era oferecida pelo Wordpress. Eu mantinha habilitado...

Porém, sei que há plataformas que já oferecem isso de forma obrigatória. O administrador não pode retirar essa funcionalidade. 

Isso é comum em upgrades de plataformas...

Eu frequentava um fórum, de outro tema não liga à informática, cuja plataforma foi atualizada...e ficou péssimo!

Todo mundo reclamava, mas o dono do fórum não podia fazer nada...

adicionado 3 minutos depois

Eu acho que é justamente essa "intermediação/importação" de dados que o colega está questionando.

Se eu bem entendi, a questão do colega é sobre a possibilidade de um terceiro ter acesso aos dados de login/senha dele.

@misterjohn

Você quer saber se o Clube do Hardware possui acesso aos seus dados de login/senha do FB, quando você os usa para logar aqui? 

É isto?

Caso positivo, adianto que no meu caso, no Wordpress, eu não tinha acesso aos dados de quem comentava. Era um site, não um fórum, mas precisava estar identificado para comentar. Isso podia ser feito via Gmail, Facebook, Linkedin etc.

Enfim...eu não tinha esta informação, apenas os dados de quem acessou (IP, região, etc..).

Dif

Não estou querendo compreender o mecanismo da coisa e sim da finalidade dela, qual a razão disso???

Nâo é questão de preocupação do FCH acessar meus dados se eu me logar pelo facebook, mesmo porque sou contra qualquer restrição no facebook, eu não tenho nenhuma, nem contra ninguém, o finado orkut morreu quando começou a criar cadeados em tudo, então só podia ver os dados das pessoas conhecidas, resultado perdeu a graça, já o facebook foi mais cuidadoso com isso, não tem tanta restrição ou não incentiva sei lá, mas é bem menos, também não tenho medo porque existe recursos "alternativos" para acessar conteudo do facebook de qualquer um, no orkut já existia, no finado MSN idem, era a coisa mais fácil desse mundo invadir um msn ou saber quem visitou teu perfil no face, ver fotos e outras coisas mais...apenas sou alguém que pensa, analisa e tira conclusões, o que interessa para um site qualquer, vamos pegar para exemplo o FCH, ser acessado por dados de usuário de facebook? É como você estar abrindo um cofre usando o segredo de outro, ou acessando a conta do BB usando o nome e senha do Bradesco...explica qual o intuito disso? No caso de fazer um comentário, até entendo se o cara do site só aceitar de cara registrado para evitar agusos, mas dai a me logar no site ou blog para fazer um comentário tenho que informar dados que a principío não tem o menor interesse para esse site ou blog, deu para entender??? 

adicionado 22 minutos depois
1 hora atrás, DiF disse:

Respondendo isso de forma técnica, a plataforma atual e a maioria dos sites que oferecem o registro/login pelo facebook ou outra rede social usam uma API que o próprio Facebook ou a rede social disponibiliza.

Basicamente, ao fazer o login aqui com uma conta existente do facebook, esta API, acessa a base de dados no facebook e faz a credencial, trazendo o nome, a foto do perfil... 

No caso do fórum, na plataforma, foi integrada a api de várias redes sociais.

Então se vincular a conta facebook na sua conta do fórum, independentemente se logar com o user e senha do fórum ou o user e senha do facebook,  a plataforma vai entender que é a mesma pessoa.

Porque o foi feito um vínculo de conta aqui. Obviamente, você pode desvincular. 

Basicamente é isso. Se tiver que explicar mais detalhadamente.. teria que entrar no assunto de programação e API.

Não entendo nada de programaçao e API se bem que logo nos primórdios era moda fazer curso de Cobol, para se tornar "o cara" nesse meio (nunca me interessei nem sei o que o Cobol), eu entendo perfeitamente o que dizes, como foi dito pelo usuário anterior isso poderia ser algo compulsório da plataforma do fórum, mas sendo isso ou supondo que não seja, é critério do dono do site aceitar essa situação evidentemente que obviamente não pode ser exercida à revelia.

Quando voce disse: "Basicamente, ao fazer o login aqui com uma conta existente do facebook, esta API, acessa a base de dados no facebook e faz a credencial, trazendo o nome, a foto do perfil..." fico imaginando como o acesso a base de dados do facebook cujo login e senha e um, me credencia a acessar outro site cujos dados são outros?

A não ser que o programa tenha pleno acesso a base de dados do FCH e compara com os que estão no site do facebook, como nome verdadeiro e outras coisas mais, seria o único meio de aprovar como usuário legalizado do FCH do contrário não teria como já que meu login do facebook e totalmente diferente daqui.

Se for isso, para mim é o mesmo que aplicativos existente dentro do facebook, como teste de personalidade, mesmo voce estar já logado no facebook, ele (programa de teste de personalidade) te pede para você fazer o acesso nele usando suas credências do facebook.

Alguém está tirando algum tipo de proveito, seja quem for, não existe almoço grátis, a prova é o que ocorreu nos EUA, conseguiram os dados das pessoas exatamente assim: "se logue como facebook".

Editado por misterjohn

Compartilhar este post

Link para o post
26 minutos atrás, misterjohn disse:

fico imaginando como o acesso a base de dados do facebook cujo login e senha e um, me credencia a acessar outro site cujos dados são outros?

A não ser que o programa tenha pleno acesso a base de dados do FCH e compara com os que estão no site do facebook, como nome verdadeiro e outras coisas mais

Então como eu expliquei mais acima, o responsável por isso é a API que o facebook oferece.

Eles de forma alguma liberam o acesso a sua base de dados gigantesca. 

O que acontece, é que esta API, recebe o seu usuário e senha do facebook,  envia uma requisição ao servidor do facebook e faz a autenticação e retorna os dados para o site que usa esta tecnologia.

Veja bem, não é um acesso direto. O recurso do fórum é só uma intermediação entre o servidor do facebook e o fórum. Onde ele só vai saber que você é você porque você colocou o usuário e senha. 

Entrando mais a fundo, existe questões de segurança. Então o desenvolvedor que integrou o acesso com o facebook utilizou um token gerado exclusivamente para a plataforma do fórum.

Se quiser entender melhor e abrir a cabeça, recomendo a leitura deste site: https://developers.facebook.com/docs/facebook-login

Ali explica tudo de forma fácil de entender, mesmo se você não é programador.

Nas configurações da conta a aba do facebook diz assim:

Citação

Após conectar sua conta Facebook, você será capaz de entrar no Fórum com apenas um clique e sincronizar seu perfil Facebook com o seu perfil no Fórum.

Isso quer dizer, que ao inserir  seu login e senha do facebook, você sincroniza sua conta do fórum(com usuario e senha diferente) e ambas serão reconhecidas como a mesma conta. E o que ele acessa é somente o nome e a FOTO, nada mais.:thumbsup:

Este recurso é padrão na maioria dos sites porque simplifica o registro ou o login.  é uma mão na roda.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não vou discutir com voce tecnicamente porque não tenho capacidade, nunca estudei informática, apesar de fazer tudo, como montar computador, tirar defeito, instalar, criar a minha rede domèstica, fazendo inclusive a crimpagem dos conectores.

Mas eu não vejo isso com bons olhos, e não vejo nenhuma vantagem em fazer isso como foi dito no link, agiliza o login...o tempo que levo aqui e lá e nenhum porque eu marco para me manter logado.

Agradeço seu interesse e empenho em me ajudar mas eu penso diferente a respeito disso, nunca usei tal recurso e jamais irei usar pelo menos voluntariamente.

Obs: Também não vejo com bons olhos esses aplicativos grátis de celular que sem a menor necessidade te pedem autorização para acessar seu aparelho inteiro, se não aceitar não é instalado....não existe nada grátis nesse mundo, para que um aplicativo de celular quer o acesso completo ao aparelho?

Só queria saber qual a vantagem de ambas as partes ou seja do facebook e dos sites que aceitam isso.

Editado por misterjohn
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
46 minutos atrás, misterjohn disse:

Não vou discutir com voce tecnicamente porque não tenho capacidade, nunca estudei informática, apesar de fazer tudo, como montar computador, tirar defeito, instalar, criar a minha rede domèstica, fazendo inclusive a crimpagem dos conectores.

Mas eu não vejo isso com bons olhos, e não vejo nenhuma vantagem em fazer isso como foi dito no link, agiliza o login...o tempo que levo aqui e lá e nenhum porque eu marco para me manter logado.

Agradeço seu interesse e empenho em me ajudar mas eu penso diferente a respeito disso, nunca usei tal recurso e jamais irei usar pelo menos voluntariamente.

Obs: Também não vejo com bons olhos esses aplicativos grátis de celular que sem a menor necessidade te pedem autorização para acessar seu aparelho inteiro, se não aceitar não é instalado....não existe nada grátis nesse mundo, para que um aplicativo de celular quer o acesso completo ao aparelho?

Só queria saber qual a vantagem de ambas as partes ou seja do facebook e dos sites que aceitam isso.

Concordo com você.

Por isso meu celular é só para ligar. Apago tudo que veio de fábrica...infelizmente, sou obrigado a manter o Whatsapp instalado. Praticamente não uso...tem mais de 11 mil mensagens sem ler atualmente...

É um abuso de direito descarado essa invasão em tudo que está no celular.

Estes dias fui tentar instalar um metrônomo, para estudar música, é o app me pediu acesso à câmera, contatos e tudo o mais. Um metrônomo!!!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
56 minutos atrás, misterjohn disse:

A questão é que este recurso existe não para os usuários frequentes do fórum, e sim para aquele usuário que nunca logou, mas um certo dia gostaria de postar um comentário, fica mais fácil para este usuário fazer este "login com um clique" do que criar um cadastro no site apenas para poder postar um comentário rápido. Ou seja, se não é útil para você, não quer dizer que não seja útil para ninguém.

• Curtir 5

Compartilhar este post

Link para o post
41 minutos atrás, Rafael Coelho disse:

A questão é que este recurso existe não para os usuários frequentes do fórum, e sim para aquele usuário que nunca logou, mas um certo dia gostaria de postar um comentário, fica mais fácil para este usuário fazer este "login com um clique" do que criar um cadastro no site apenas para poder postar um comentário rápido. Ou seja, se não é útil para você, não quer dizer que não seja útil para ninguém.

Então a gente pode navegar, postar, etc, no fórum apenas se logando pelo facebook?

Eu disse que é mais rápido para mim, mas em momento algum disse que não era para ninguém, ademais, o tempo que eu levo para colocar um nick e uma senha é o mesmo do que eu se logar pelo fch ou pelo facebook, por isso que disse que não vejo vantagem....aceito todas opiniões, mas até agora não vi uma vantagem prática a não ser criar uma possível questão de vulnerabilidade com os dados....mas não quero impor minha opinião, apenas expor meus argumentos.

Qual dos dois lados auferi alguma vantagem com isso? 

adicionado 8 minutos depois
56 minutos atrás, Fokas disse:

Concordo com você.

Por isso meu celular é só para ligar. Apago tudo que veio de fábrica...infelizmente, sou obrigado a manter o Whatsapp instalado. Praticamente não uso...tem mais de 11 mil mensagens sem ler atualmente...

É um abuso de direito descarado essa invasão em tudo que está no celular.

Estes dias fui tentar instalar um metrônomo, para estudar música, é o app me pediu acesso à câmera, contatos e tudo o mais. Um metrônomo!!!

Até agora você foi o único que "captou a mensagem", não estou querendo saber se funciona, porque se não funcionasse não estava aqui, não quero saber como funciona, porque é algo que não terei proveito, só queria saber qual é a razão disso, se é questão comercial, financeira, porque para mim foge a raia da lógica eu ter um carro que abre a porta com a chave de outro, quando o normal é cada qual ter a sua personalizada e instransferível; os anúncios aqui tem lógica e sentido, seja em forma de pop up ou de manchetes espalhadas pela página, afinal alguém tem que prover os custos, mas isso não vou entender nunca...é aquela história do tal de market onde grandes lojas como americanas, magazineluiza, walmart, mantem ofertas de produtos de outros sites dentro da sua página, onde o beneficio é para ambos porque os sites grandes arrecadam mais receita e os pequenos tem muito mais visibilidade,

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vou falar da minha experiência real...

Até hoje, não lidei com um único desenvolvedor de app que realmente tinha interesse no próprio app apenas...

Era sempre uma isca para algo mais..."sad but true".

A venda dessa facilidade de "login" em diversos sites tem um único objetivo...e não é a facilidade.

Como eu disse, é difícil ficar sem.

A ferramenta é imposta pelo desenvolvedor da plataforma ou se torna comum ao ponto de se tornar "obrigatória".

Já ouvi muita barbaridade em sala de reunião...talvez eu tenha ficado até paranoico.

Fato é que não confio em mais nada...

Comércio de dados é algo real.

Quando você ouve, ao vivo e à cores, alguém falando que tem o banco de dados de orgãos/serviços governamentais na mão (e isso é provado e demonstrado na sua cara)...aí o mundo cai.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
8 horas atrás, Fokas disse:

Eu vou falar da minha experiência real...

Até hoje, não lidei com um único desenvolvedor de app que realmente tinha interesse no próprio app apenas...

Era sempre uma isca para algo mais..."sad but true".

A venda dessa facilidade de "login" em diversos sites tem um único objetivo...e não é a facilidade.

Como eu disse, é difícil ficar sem.

A ferramenta é imposta pelo desenvolvedor da plataforma ou se torna comum ao ponto de se tornar "obrigatória".

Já ouvi muita barbaridade em sala de reunião...talvez eu tenha ficado até paranoico.

Fato é que não confio em mais nada...

Comércio de dados é algo real.

Quando você ouve, ao vivo e à cores, alguém falando que tem o banco de dados de orgãos/serviços governamentais na mão (e isso é provado e demonstrado na sua cara)...aí o mundo cai.

Assim como discordei do moderador vou discordar de você nesse aspecto, quanto a facilidade de login, o meu aqui no fch tem 10 caracteres para o nome e a senha tem 8 caracteres; já o facebook tem o nome com 23 caracteres e a senha 28 dígitos, como posso falar em facilidade nessas circunstâncias? Tanto no fch e no fb eu marco pra ficar logado, abri o site já está navegando logado...onde está a facilidade? Pelo que entendi acima, o que não foi contestado, se o usuário quiser nem precisa preencher um cadastro aqui no fórum, basta se logar com o facebook. Preencher apenas uma vez um simples cadastro é algo tão dispendioso assim que demanda um tempo enorme?

Minha questão de ordem é saber qual a vantagem que o facebook e os demais sites com isso e não saber a viabilidade técnica da operação em si, em informática tudo é possível, basta uma programação, já que no meu ponto de vista é algo completamente inútil e desnecessário salvo seja o fruto de uma negociação financeira que gere lucro para ambos, é o mesmo que a camisa de jogadores, carros de corrida que veiculam os nomes dos patrocinadores, ou ainda tipo merchandising como acontece nos programas de televisão, pode ser tudo, menos facilidade para usuário.

Compartilhar este post

Link para o post

@misterjohn Só esclarecendo sua pergunta original. O nosso sistema não tem acesso e não armazena seus dados do Facebook. A comunicação entre nossa plataforma e o Facebook se dá através de uma API (onde a troca de dados é criptografada, por sinal), como o @DiF explicou. Você entra seu login e senha no Facebook e a API do Facebook apenas indica para a nossa plataforma se o login foi bem sucedido ou não.

Em relação a termos ou não esta função, alguns usuários preferem usar o Facebook como um "concentrador de login", para não precisar ficar criando logins e senhas diferentes em cada site que acessa ou, ainda, não querem perder tempo preenchendo um formulário de cadastro, visto que o cadastro é feito em apenas um clique usando o Facebook.

Estou fechando este tópico visto que a sua dúvida original já foi esclarecida.

Abraços.

• Curtir 4
  • Obrigado 1
  • Amei 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais