Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
....eduardo....

Aterramento

Recommended Posts

Começei a mexer com montagem de computadores a pouco tempo e fiquei sabendo da importancia de se ter um aterramento apropriado para eliminar a estatica. Queria saber como faço para saber se tenho aterramento no meu apartamento. Da para saber olhando caixa de força??? Usando o multimetro???

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aterramento ?? No seu apartamento ?!?! Não sei se estou enganado, mas acho que isso é fisicamente impossível...

Compartilhar este post

Link para o post

gostaria de dar um puxão de orelha em vocês 2 que responderam:

primeiro, se o cara pergunta e tu não tá afim de responder decentemente, não responde com um "vai procurar"

segundo: se for responder, procura antes de responder.

vocês dois deveriam ler o codigo de etiqueta do forum.

puxões de orelha dados (desculpe eduardo), você pode perguntar para o sindico do seu predio ou o eletricista, pois as vezes tem o fio terra na caixa de disjuntores mas não é passado para as tomadas.

eu coloquei um fio terra aqui no meu apartamento. moro no terceiro andar e puxei um fio até o jardim e cravei uma barra de cobre na terra. depois para testar, se liga uma lampada de 100w no fio terra e no massa da tomada. se acender legal é porque funcionou

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei o código de etiqueta do fórum, e procurei antes de responder sim. Mas você fez isso também antes de "fazer" o seu próprio aterramento ?? Ou de dar essa dica altamente condenável ??

Se você puxou ( além das nossas orelhas ), um fio até o chão e fincou uma estaca, provavelmente deve ter feito por não haver aterramento no seu quadro certo ?? E verificou se no seu prédio não existe pára raios correto ?? Porque se tiver, vai ser uma beleza quando ele pegar um. Você terá o prazer de ver as maravilhas das equipotenciais. É lógico que isso não vale quando o raio pega a quina do prédio, mas se pegar no pára raios... a não ser que a malha de aterramento do seu prédio seja bem feita ( o que, caso não exista o terra no seu quadro, vai ser difícil de ter também ), e você tenha ligado a barra nela ( conscientemente ou por sorte ).

E depois, ele não pode verificar isso por conta, a menos que esteja escrito no quadro de distribuição qual barramento é do neutro e qual é do terra. Se ele ligar errado e fizer aterramento usando o neutro... :cry:

E também se existir o terra no quadro, ele nunca pode usar essa dica que você passou, porque é mais arriscado ainda. Ele deve é usar o que está lá, pois se está é porque eles garantem que existe a interligação do terra com a malha de aterramento, eliminando as chances de equipotencial. E para fazer isso ele vai ter que quebrar a parede, ou então tentar passar o fio pela tubulação...

Fazer um aterramento é complicado, além de ter que verificar absolutamente tudo, ela não garante 100% de proteção. O máximo, segundo me relataram é de 90%~97%, então a chance da descarga atmosféria ainda afetar, existe por melhor que tenha sido dimensionado a proteção.

Compartilhar este post

Link para o post

meu predio não tem para raios por se tratar de um predio antigo e baixo, apenas 4 andares, e um predio ao lado tem, por isso não há preocupação.

também não foi feito nas coxas não, já que quem fez o projeto foi meu vizinho q é eng. eletrico.

e o q o nosso amigo deve fazer, como eu já havia dito, seria procurar o eletricista do condominio

Compartilhar este post

Link para o post

Para saber se no seu AP tem aterramento, existe um meio simples que consiste em verificar se no chuveiro a tomada tem os 3 fios. Isto pois, em geral, o principal ponto onde costuma-se colocar um terra é no chuveiro elétrico, tomada para condicionador de ar, etc.

Desligue a chave geral de seu AP e então, remova a tampa da tomada e a tomada propriamente dita. Veja se os 3 fios existem lá.

Se não se sentir seguro para fazer tal verificação, procure o síndico do prédio e o consulte, ou mesmo um eletricista conhecido.

Quanto ao fato de ter pára-raios ou não, pode ter ou não ter. O que não se deve fazer é usar o cabo de descida do PR para aterrar os equipamentos.

Aqui no meu trabalho tem uma torre de 45m com pára-raios e também existe aterramento para equipamentos. Nunca tivemos nenhum problema com descargas atmosfericas e olha que a região é propícia à queda de raios.

"A teoria, na prática é outra". Fico com as duas e com a experiência!

Compartilhar este post

Link para o post

Postado Originalmente por MEIRANETO@08 set 2004, 01:09

Para saber se no seu AP tem aterramento, existe um meio simples que consiste em verificar se no chuveiro a tomada tem os 3 fios. Isto pois, em geral, o principal ponto onde costuma-se colocar um terra é no chuveiro elétrico, tomada para condicionador de ar, etc.

Desligue a chave geral de seu AP e então, remova a tampa da tomada e a tomada propriamente dita. Veja se os 3 fios existem lá.

Depois de fazer isso que o MEIRANETO falou, é hora de testar se o terra é eficiente, existem aparelhos um tanto complicados de se usa para fazer esse teste, por exemplo o "Megger", mas vou da uma dica pratica que eu sempre uso e da certo.

Se você conhece um pouco de Fisica Eletrica, vai precisar fazer alguns calculos.

Tenta ligar uma lampada em serie com a fase e o fio terra, pega um voltimetro e meça a queda de tensão sobre a lampada, anote, depois meça a tensão da rede (isso deve ser feito num intervalo de tempo muito curto), a diferença será a queda de tensão pelo efeito Joule. Após isso é só aplicar a lei de Ohm, para saber a resistência do aterramento.

Cara depois explico detalhadamente, estou atrasado, fui.... :ahh:

Se vocês entenderam me ajudem a explicar, valeu.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por ........eduardo........@08 set 2004, 14:58

Diogo você pode deixa uma explicação mais detalhada?

Se você quiser, sim! :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos testar a resistencia do terra.

Suponhamos que temos duas resistencias em serie, ligadas a uma fonte de tensão 127V.

Uma dessas resistencias é uma lampada inccandescente de 60W / 127V. Sua resistencia será pela lei de Ohm = 269 Ohms

Usando as seguintes formulas : I = P / U ( A ) e R = U / I (Ohms)

Onde I = corrente

P = Potencia Ativa

U = Tensão

R = Resistencia

Agora pegamos esse circuito e ligamos em fase e terra.

Devido a resistência da terra, haverá uma queda de tensão.

Pegamos um voltimetro e anotamos a tensão que está sendo marcada sobre os terminais da lampada.

Atraves da seguinte formula calcularemos a corrente total no circuito, composto por duas resistencia ( lampada e resistencia da terra) I= P / U

Medimos a tensão na rede e depois sobre a lampada, esta diferença encontrada será a queda de tensão sobre o aterramento.

Pronto obtido o valor da queda de tensão só é usar as formulas.

R = U / I (ohms) resistencia do Aterramento.

O recomendado será no minimo de 5 Ohms.

Com esse procedimento você poderá verificar a qualidade do terra.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais