Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Planejamento upgrade Custo-Benefício - Dimensionamento da fonte


Posts recomendados

Olá amigos , estou planejando fazer um mega upgrade no meu pc, substituindo um processador FX 6300 por um i3 8100.

Estou estudando as peças já tem um tempo , inclusive incluindo possíveis upgrades futuros. Quero montar o seguinte pc:

 

placa-mãe asus ou gigabyte - H310 (atualmente esperando chegar no mercado)

CPU i3 8100 - 3,6 GHz

8GB RAM DDR4

Fonte EVGA 600W

    - https://www.boadica.com.br/produtos/p138485/evga-600w-100-w1-0600-k0

HD 1tb

Gabinete Bluecase BG-015

SSD                                    (Já tenho)

GPU Radeon R9 270 2GB (Já tenho)

SSD 120 GB                       (Já tenho)

Cooler Master Hyper T4     (Já tenho)

 

Tenho basicamente 1 dúvida quanto ao dimensionamento da fonte.

Futuramente eu pretendo substituir esse processador por um i3-8350k e fazer um overclock nele, nada muito absurdo, se ele rodasse a 4.7Ghz já estava ótimo e tambem incluir um sistema custom de watter cooler com radiador de 240mm. Essa fonte suportaria esses 2 itens a mais na configuração ????

Acredito que sim mas ainda estou aprendendo sobre montagens de pc gamer e por isso gostaria de um opinião do pessoal mais antigo.

 

Sugestões e/ou críticas serão bem vindas. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, William Sobrinho disse:

Olá amigos , estou planejando fazer um mega upgrade no meu pc, substituindo um processador FX 6300 por um i3 8100.

Estou estudando as peças já tem um tempo , inclusive incluindo possíveis upgrades futuros. Quero montar o seguinte pc:

 

placa-mãe asus ou gigabyte - H310 (atualmente esperando chegar no mercado)

CPU i3 8100 - 3,6 GHz

8GB RAM DDR4

Fonte EVGA 600W

    - https://www.boadica.com.br/produtos/p138485/evga-600w-100-w1-0600-k0

HD 1tb

Gabinete Bluecase BG-015

SSD                                    (Já tenho)

GPU Radeon R9 270 2GB (Já tenho)

SSD 120 GB                       (Já tenho)

Cooler Master Hyper T4     (Já tenho)

 

Tenho basicamente 1 dúvida quanto ao dimensionamento da fonte.

Futuramente eu pretendo substituir esse processador por um i3-8350k e fazer um overclock nele, nada muito absurdo, se ele rodasse a 4.7Ghz já estava ótimo e tambem incluir um sistema custom de watter cooler com radiador de 240mm. Essa fonte suportaria esses 2 itens a mais na configuração ????

Acredito que sim mas ainda estou aprendendo sobre montagens de pc gamer e por isso gostaria de um opinião do pessoal mais antigo.

 

Sugestões e/ou críticas serão bem vindas. Obrigado

Cara, o chipset h310 é bloqueado para OC.
O up de um i3 8100 para uma 8350k acho desnecessário, melhor pegar logo um ryzen 5 1600

 

Sobre o consumo, a fonte é o bastante para praticamente qualquer sistema utilizando uma placa de video.

 

 

Quanto tem de orçamento para as peças que faltam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, William Sobrinho disse:

Futuramente eu pretendo substituir esse processador por um i3-8350k e fazer um overclock nele, nada muito absurdo, se ele rodasse a 4.7Ghz

Mano, você deveria focar nisso aqui, pagar quase R$800 num i3 4/4 non K, sendo que no futuro você teria de trocar tudo de novo por um chipset Z mas ainda permaneceria num i3 4/4, não tem custo x bebefício algum  =/

 

Se a tua intenção é OC com processador Intel, melhor comprar uma mobo Z370/Z390 com um Pentium G5400 e juntar grana pra pular direto pro i7 8700k (ou o i9 8/16 que virá), atualmente ele está por volta de R$1.4k~1.5k, mas creio que estabilize por R$1.3k.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, William Sobrinho disse:

placa-mãe asus ou gigabyte - H310 (atualmente esperando chegar no mercado)

CPU i3 8100 - 3,6 GHz

Só lembrando, essa placa-mãe não permite processadores coffee lake. E mesmo que permitisse, também não faz muito sentido comprar um 8100: ou você compra um 8400 ou superior, ou se não, compra um ryzen. No seu caso, eu diria um ryzen, pegue um R5 1400 com uma mob B350.

 

Quanto à fonte, pegue uma CX450, a não ser que você pretenda comprar uma placa de vídeo do nível da Gtx 1070 ou superior; se esse for seu plano, pegue a cx550.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Imakuni disse:

Só lembrando, essa placa-mãe não permite processadores coffee lake. E mesmo que permitisse, também não faz muito sentido comprar um 8100: ou você compra um 8400 ou superior, ou se não, compra um ryzen. No seu caso, eu diria um ryzen, pegue um R5 1400 com uma mob B350.

 

Quanto à fonte, pegue uma CX450, a não ser que você pretenda comprar uma placa de vídeo do nível da Gtx 1070 ou superior; se esse for seu plano, pegue a cx550.

Sim eu pretendo MUUUITO la pra frente trocar a placa de video por uma 1060 ou 1070 talvez , mas isso ta muito longe então eu nem levei muito em consideração , o que eu pensava mesmo era no up do processador. 

 

E pelo q eu andei pesquisando o chipset H310 tem suporte pra coffelake sim , achei um tópico aqui do fórum detalhando isso.

 

adicionado 9 minutos depois
52 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

Cara, o chipset h310 é bloqueado para OC.
O up de um i3 8100 para uma 8350k acho desnecessário, melhor pegar logo um ryzen 5 1600

 

Sobre o consumo, a fonte é o bastante para praticamente qualquer sistema utilizando uma placa de video.

 

 

Quanto tem de orçamento para as peças que faltam?

Mano obrigado pelo alerta quanto ao OC bloqueado no chipset H310 , não sabia desse detalhe , 

Pelo q eu vi os chipset indicados para OC são o Z370 e o H370 que estão beeem caros até então. 

No caso do upgrade talvez eu passe do i3 para um i5 8400 ou coisa do tipo non K . 

Quanto a partir pro ryzen 5 1600 acho complicado porque o soquete é diferente né, daí eu teria que trocar tambem a placa-mãe.

Quanto ao meu orçamento eu confesso que está meio turvo, não sei ao certo quanto tenho para investir, visto que ainda vou tentar vender esse pc atual para montar o novo, lembrando q não venderei com o SSD, cooler e a GPU. Tentar né , acho meio difícil mas OLX ta aí pra ajudar a gente nessa missão.  :wiggle:

adicionado 18 minutos depois
49 minutos atrás, Pietro Luigi disse:

Mano, você deveria focar nisso aqui, pagar quase R$800 num i3 4/4 non K, sendo que no futuro você teria de trocar tudo de novo por um chipset Z mas ainda permaneceria num i3 4/4, não tem custo x bebefício algum  =/

 

Se a tua intenção é OC com processador Intel, melhor comprar uma mobo Z370/Z390 com um Pentium G5400 e juntar grana pra pular direto pro i7 8700k (ou o i9 8/16 que virá), atualmente ele está por volta de R$1.4k~1.5k, mas creio que estabilize por R$1.3k.

Entendi o esquema do OC . Preciso dessas placas mãe mais robustas tipo Z370 ou H370 . no caso eu desisti de ir pro lado do OC. Devo comprar uma placa-mãe mais básica e ficar com os processadores bloqueados mesmo , Orçamento não ta tão flexível atualmente. 

 

Quanto ao i3 8100 eu achei a R$435,00 aqui no RJ  

      https://www.boadica.com.br/produtos/p155435/intel-core-i3-8100

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, William Sobrinho disse:

Sim eu pretendo MUUUITO la pra frente trocar a placa de video por uma 1060 ou 1070 talvez , mas isso ta muito longe então eu nem levei muito em consideração , o que eu pensava mesmo era no up do processador. 

Se é bem no futuro, então fique com a CX450 mesmo, ela ainda leva essas placas que você falou (sendo que até lá, já vai ter saido coisa melhor).

 

42 minutos atrás, William Sobrinho disse:

E pelo q eu andei pesquisando o chipset H310 tem suporte pra coffelake sim , achei um tópico aqui do fórum detalhando isso.

Oops, eu li H110 sem querer.

 

43 minutos atrás, William Sobrinho disse:

Pelo q eu vi os chipset indicados para OC são o Z370 e o H370 que estão beeem caros até então. 

Só os Z fazem OC, os H não permitem.

 

43 minutos atrás, William Sobrinho disse:

No caso do upgrade talvez eu passe do i3 para um i5 8400 ou coisa do tipo non K . 

Quanto a partir pro ryzen 5 1600 acho complicado porque o soquete é diferente né, daí eu teria que trocar tambem a placa-mãe.

É o típico do up que não vale... é mais fácil dar um gás e comprar um kit Ryzen 1400 direto. Não precisa ser o 1600, o 1400 já serve bem e é relativamente barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...