Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador com mosfet para montar


Posts recomendados

@Rodrigues1967 ,

 

Acho que vai ser difícil....

 

Mas antes de montar, você já se preocupou com a fonte de alimentação ? É algo bem complicado obter +-150V por mais de 10A, imagine para essa corrente que esse monstro vai puxar ....

 

Aliás, qual a corrente que eles citam nesse projeto ?

 

P.S.: Achei o site de onde saiu isso ... reparou que nem o autor do post montou para ver se funciona ?????

 

P.S.2 : Achei um site com o Layout, mas sugiro que leia TODOS os comentários antes de se aventurar numa furada ....

 

http://jafeletronica.blogspot.com.br/2013/11/esquema-eletrico-de-amplificador-de.html

 

Paulo 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Paulão se 5200W rms acho que dá mais do que um pouco... se bem que 300*10 .. é.. quase.

 

Isso não deve te ajudar muito...

Linear e com esta potência toda deve esquentar um bocado. Vai ter que colocar um baita dissipador e com cooler. O layout pcb (se o google não te der de graça) é fácil de fazer. Considere trilhas/ilhas bem grandes e grossas e com reforço de solda. Fusíveis/proteções são condição sine qua non

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz ,

 

Imagino o calor disso tudo entregando 5.000 W , dissipando mais uns 3.000W , aonde vai ter uma fonte que entregue essa corrente toda ????? E a filtragem da fonte, quanto vai custar ? 

 

Sei não mas depois que lí o site que adicionei no final do meu post, acho que é jogar muito dinheiro fora ....

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é um PWM, logo deve ser classe B.

Deveria ter um ajuste da corrente quiescente nos mosfets de saída.

Não sei se vai funcionar, em uma olhada inicial e achei que a realimentação é positiva e não negativa.

A corrente de coletor do primeiro BF422 deve estar em cerca de 100uA e a do segundo em 2,5mA. É muita diferença. Normalmente se faz com que as correntes sejam idênticas.

Imagine o custo das caixas acústicas. Sem falar em um sistema estéreo. 

Tirei do link...

If you want to build this amplifier circuit, you should be careful and try to find some reference about this kind of circuit since it uses high DC voltage and high DC curent and of course expensive loudspeaker. I haven’t build this circuit yet, try this circuit with your own risk.

O link....

http://amplifiercircuit.net/mosfet-power-amplifier-5200w-irfp250.html

 

 

Mas, talvez eu esteja errado.

MOR_AL

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Néh Paulão. Paradoxalmente com aquele calor todo, é fria. O mais estranho é que o garoto não achou em horas ou dias o que você achou em segundos... literalmente.

agora, Ricardo S Ferreira disse:

Retificando os 110V da tomada

Néh. Mas tem que ser bifásica pra dar fonte simétrica. Por favor, que ninguém leia isso muito menos ainda kk

  • Curtir 2
  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Teu desafio maior, como disseram os amigos semideuses da eletronica, é fazer funcionar a contento. Pra hobbie e passa tempo , tá valendo. Mas pra algo mais realizável com bastante potência, já que tens tempo, recursos, e principalmente vontade, cogite pesquisar sobre amplificador classe d (clique) p.ex.

Dica subliminar : já vá aprendendo a linguagem de sinais ou leitura labial.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E eu que entrei aqui só pra dizer que amplificador classe B com mosfet esquenta pra caramba... Pois o mosfet perde muita energia ao trabalhar na região linear. 

 

Quando li que tem 5200W, que funciona em +/-150V e que o rapaz está destinado a montar sem ao menos saber se funciona, bom já nem sei mais o que dizer.... 

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigues1967 ,

 

Ok, se é o seu hobby, mande bala ! Espero que já tenha montado algo parecido.

 

Mas começe com apenas 1 par de transistores de saída em vez de 8 pares, e teste isso com uns 400W Rms , veja se deu certo, se está tudo de acordo com o projeto, e só depois aumente os pares de saída.

 

Sei que conselho bom deveria ser vendido, e não dado, mas ...... vou insistir :

 

A corrente que vai passar pelos cabos até a caixa acústica é de 50A .... a impedância da caixa é muito baixa, 2 ohms, então tem de usar cabos bem grossos para não perder centenas de watts em calor nos cabos.

 

A sua fonte tem de fornecer pelo menos uns 80A para compensar a perda de potência que vai ocorrer nos dissipadores .

 

Esse circuito é só uma ideia, ninguém montou, e eu também achei algumas coisas estranhas, como o desequilíbrio no espelho de corrente citado pelo @MOR .

 

Além disso, os BF422 são transistores de baixo ganho e são ruidosos ..... o ganho dado pela realimentação é de cerca de 215, o que estou achando meio difícil de obter com esses BF422 e o MJE350 sem ocorrer grandes distorções. Me parece que o ganho em malha aberta é pequeno demais.

 

Fora o problema imenso que é fazer a fonte de alimentação simétrica de +- 150V com uma boa filtragem e corrente de cerca de 80A ....

 

Mas a decisão é sua. Boa sorte !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora que você disse...

Num distúrbio momentâneo de uS quase pensei que era chaveado. Alguns mS depois vi que era linear e realmente achei estranha a tal polarização. mas como tudo tá tão modernizado atualmente. ..Depois Paulão mostrou o badalado blog onde o cara disse que nem ele próprio montou... Mas com tudo isso de comentário, se o amigo insistir em montar e funcionar perfeitamente, sugiro a ele pesquisar sobre motoperpétuo. De repente consegue desenvolver um mais ...eficiente.

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou do ramo de áudio, até onde sei existem falantes para linha de 70V. Nunca ouvi falar de falantes para 150V. Montar isso é o mesmo que construir motores para combustível inexistente ou talvez coloque falantes de 70V em série para poder aproveitar a linha de 150V, sei lá se isso funciona bem.

Também achei pobre o estágio de entrada já que se deseja um ganho elevado, no comparador se colocou um resistor no lugar de uma fonte de corrente, tenho dúvidas sobre o que isso pode ocasionar na distorção da resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para a fonte, uma coisa que pensei seria transformar um auto transformador daqueles 110/220V em transformador comum. 

Geralmente eles têm dois enrolamentos de 110V ligados em serie para formar 220V, então se separar teremos um transformador de 110V com relação de 1:1 é melhor do que retificar a tomada. 

Claro que deverá ter um que forneça a corrente necessária. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...