Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Globo De Plasma?


AGK

Posts recomendados

  • 6 meses depois...
O globo de plasma possui uma parte eletrônica e uma parte que se dá pelo globo

em si. O globo é evacuado e em seguida recebe um pouco de gás neônio ou

argônio. Então assim temos uma atmosfera rarefeita de baixíssima pressão, o que

possibilata o uso de campos elétricos não muito intensos. A parte eletrônica se encarrega de gerar a alta tensão, de baixa corrente e alta frequência (que irá "proteger" o usuário), para a ionização do gás. A ionização do gás é o que faz o faiscamento visível. No centro do globo há também um pequeno núcleo de vidro que será a via entre a atmosfera do globo e a alta tensão. Como o globo de vidro está sob o potencial elétrico do solo, os raios luminosos tendem a ir nessa direção.

Dá para montar usando um oscilador de alta tensão juntamente com um Fly Back

ou uma bobina de ignição. Também em vez do globo pode-se utilizar uma

lâmpada incandescente de 200W, com resultados visuais não tão bons mas legais.

Posso mandar por e-mail o ciruito...

Gosto muito desses assuntos eletronicos e gostaria muito do esquema desse globo, meu email é [email protected].

Obrigado desde já ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

ola ! por favor você pode mandar esse circuito, agradeço..

O globo de plasma possui uma parte eletrônica e uma parte que se dá pelo globo

em si. O globo é evacuado e em seguida recebe um pouco de gás neônio ou

argônio. Então assim temos uma atmosfera rarefeita de baixíssima pressão, o que

possibilata o uso de campos elétricos não muito intensos. A parte eletrônica se encarrega de gerar a alta tensão, de baixa corrente e alta frequência (que irá "proteger" o usuário), para a ionização do gás. A ionização do gás é o que faz o faiscamento visível. No centro do globo há também um pequeno núcleo de vidro que será a via entre a atmosfera do globo e a alta tensão. Como o globo de vidro está sob o potencial elétrico do solo, os raios luminosos tendem a ir nessa direção.

Dá para montar usando um oscilador de alta tensão juntamente com um Fly Back

ou uma bobina de ignição. Também em vez do globo pode-se utilizar uma

lâmpada incandescente de 200W, com resultados visuais não tão bons mas legais.

ola! sou novo não sei muito mais poderia me mandar esse circuito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Pessoal, meu nome é vitor hugo, e aproveitando o assunto quaria tirar uma duvida com vocês que entendem.

comprei uma bola de plasma que se liga na USB, Na caixa diz que é alimentada por 5 volts.

LINK DA BOLA: http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.3689~r.93223339

Como vou dar de presente, queria saber se tem algum risco de explosão dessa bola, de pegar fogo, etc?

PS. não quero dar um presente de grego

alguem sabe me informar se há risco?

muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
é assim mesmo!!! você nunca consegue dar um mortal porque tem medo... mais quando da o primeiro vicia :P

muito cuidado com isso pessoal... esses circuitos não são da companhia de eletricidade, mais possuem um garnde potencial! levar um choque com uma corrente muito alta pode paralizar seu membro ou matar você! então tenha segurança do que faz...

a uma veiz eu vi um desses que funcionava como ar condicionado... saia uma faisca azul que ia esfriando o quarto... o problema: a faisca azul formava gas ozônio :P e pelo que parece faz mal!

Faz mal quando o indivíduo trabalha a anos com esse gás como eu, esse gás é mais colhecido na minha área como ( ARGÔNIO ).

Umas brincadeirinhas de NED não irá fazer nal algum VL .

O globo de plasma possui uma parte eletrônica e uma parte que se dá pelo globo

em si. O globo é evacuado e em seguida recebe um pouco de gás neônio ou

argônio. Então assim temos uma atmosfera rarefeita de baixíssima pressão, o que

possibilata o uso de campos elétricos não muito intensos. A parte eletrônica se encarrega de gerar a alta tensão, de baixa corrente e alta frequência (que irá "proteger" o usuário), para a ionização do gás. A ionização do gás é o que faz o faiscamento visível. No centro do globo há também um pequeno núcleo de vidro que será a via entre a atmosfera do globo e a alta tensão. Como o globo de vidro está sob o potencial elétrico do solo, os raios luminosos tendem a ir nessa direção.

Dá para montar usando um oscilador de alta tensão juntamente com um Fly Back

ou uma bobina de ignição. Também em vez do globo pode-se utilizar uma

lâmpada incandescente de 200W, com resultados visuais não tão bons mas legais.

Posso mandar por e-mail o ciruito...

Olá companheiro, sou fissurado em eletrônica apesar de não ter cursos ETC.

Minhas brincadeiras sempre foram na base do risco e inspiração.

Tem como o Sr: mim enviar esse ensinamento? Minha MÃE iria amar SHUHSUSHS.

Att: Jefferson A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Boa noite!

Assim como os amigos por aqui, sou fissurado em eletrônica e física, mas não tenho muito conhecimento técnico na parte de eletrônica, então gostaria de uma ajuda, uma explicação daqueles esquemas, se possível...

Pretendo fazer esse experimento para a feira de Ciências 2011 da minha escola, segundo meu professor pode ser o melhor experimento, se eu conseguir...

Estou no terceiro ano do ensino médio e estou desde o primeiro ano querendo fazer essa experiência.....

Se eu sair da minha escola sem fazer isso vou entrar em depressão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Para todos tem interesse em construir uma fonte de alta tensão para globos de plasma e afins, vejam este excelente texto:

http://www.biltronix.com/pdf_files/PlasmaDisplays.pdf

As fontes descritas aqui funcionam e são muito mais seguras do que aquelas baseadas em um só transistor e ligadas diretamente na rede. Siga o conselho do autor que recomenda a fonte baseada no oscilador Hartley que de fato tende a gerar menos harmonicos, desde que se consiga uma forma de onda o mais senoidal possível.

Saudações,

João Roberto Gabbardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 7 anos depois...
  • 6 meses depois...

Meu irmão me trouxe um globo de plasma que segundo ele simplesmente parou de funcionar, ele trocou o capacitor que acho q deve ter quimado e no lugar colocou outro sem saber qual era os polos.   

Estou perdido, nao sei se o capacitor q ele colocou deve estar dando problema (nao sei a posição original dele, os polos) ou se pode ter afetado mais de uma peça da placa, como o  transistor.

IMG_20190717_022412831.thumb.jpg.f8c18f1262e5bbfeb2a0d1d207f238c5.jpg

Glr, o que pode ter acontecido e como resolvo o problema dessa placa, sera que afetou o transistor? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Ryan Xavier disse:

o que pode ter acontecido e como resolvo o problema dessa placa, sera que afetou o transistor? 

Só testando o transistor pra saber. 

adicionado 0 minutos depois
3 horas atrás, Ryan Xavier disse:

ele trocou o capacitor que acho q deve ter quimado e no lugar colocou outro sem saber qual era os polos.   

Qual capacitor? 

Tô vendo 5 aí na foto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...