Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

sapphire r9 280x vapor-x , gpu morreu?


Posts recomendados

Olá amigos, já tenho a placa do título a alguns anos mas ano passado ela começou a dar problemas e não sei mais o que tentar,peço paciência para lerem e entenderem o problema, segua a linha do tempo / acontecimentos.:

 

* Ano passado:

-> Placa para de funcionar durante jogos pesados (Ex: BF4), tudo trava e o monitor fica com uma imagem com linhas verticais.

-> Após alguns testes/mudança de configuração, noto que é possível jogar por um pouco mais de tempo quando a ventilação está alta.

----->Hipótese levantada:

---------->Este modelo possui 3 coolers, dificilmente o problema é causado pela temperatura, não forcei a placa mais para evitar piorar a situação.

----------> Coisa de 1 dia depois, computar não consegue dar boot com a placa espetada,MAS sem a placa, o computador inicia normalmente, conclusão:

-----------> Minha fonte era a Zalman 500w, possivelmente a fonte estava no fim de sua vida, ao subir o consumo, a fonte falhava e a placa desligava.

 

* Este ano (semana passada):

-> Como o computador não conseguiu ligar com a placa, liguei 2 fontes em paralelo no computador para obter uma potência maior e testar a hipótese da fonte estar falhando.

-> Resultado: O computador conseguiu ligar com a placa de video.

-> Testei a continuidade dos VRM's da placa de video pelo multímetro, as fases não estão em curto.

-> Conclusão: A fonte de 500w não estava aguentado, adquiri uma Corsair CX650.

 

* Hoje:

-> A fonte chegou, fiz uma limpeza geral e coloquei a fonte, ligou na primeira tentativa.

-> Atualizei o driver da placa de video, após reiniciar, funcionou normalmente.

-> Abri o BF4, em 4 minutos de jogo, o problema das linhas verticais aconteceu, a fonte é nova, 650w real e de boa marca, descartei o problema de energia.

-> Ao reiniciar, instalei o Furmark e fiz um teste de estresse na GPU, coloquei a ventilação ao máximo, a gpu se manteve em 99% da capacidade com uma temperatura máxima de 59°C, parei o teste aos 18 minutos, esperei a temperatura abaixar para algo em torno dos 35~ 40°C e voltei a ventilação ao normal.

-> 3 minutos mexendo no Chrome, o problema acontece novamente.

-> O computador não inicia mais, pensei: Fritei a placa de video (como se a temp. estava em ~40°C ?), fazendo pesquisas na net, vi alguns tópicos onde o pessoal passou pelo mesmo tipo de problema (linhas verticais) e parece que a bios atual da placa tem um bug onde um dos VRM's super aquece, um downgrade para uma bios antiga consegue manter o VRM a uma baixa temperatura. Não fiz o downgrade, já que a placa não super aquecia antes, porque estaria acontecendo agora?

 

*Agora / estado atual:

-> Desmontei a placa e fiz uma limpeza geral,o computador no momento CONSEGUE ligar com a placa espetada mas ele não a reconhece, o driver dela está na bandeja do sistema, mas ao tentar abrir diz que ela não está instalada, ela parece estar ligada normalmente, o led do 1° VRM está aceso e o logo também, ou seja, pelo menos uma parte está recebendo alimentação.

Já mudei o boot em UEFI e Legacy, não há mudança.

Já alterei a bios da placa-mãe para dar prioridade ao video PCIE, não há mudança.

 

Alguém já viu algum caso parecido ou tem noção do que pode estar acontecendo?
Agradeço qualquer contribuição!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...