Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

55°C com watercooler, pifou?


Posts recomendados

Tenho um i3 4150 e um watercooler seidon 120V que aparentemente n está mais funcionando, já troquei a pasta térmica e ele fica em 55°C somente com o mSi aberto que eu uso para medir a temperatura, quando abro algum jogo como GTA ele sobe pra 80°C, a minha dúvida é, ele está funcionando ou não? O q me deixa intrigado é que ele n sobe mais Que 85°C se ele estivesse queimado n subiria a 100°C, aah o led aparentemente n liga mais também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@VitorHoost Sim, tem algo bem errado aí. Isso não é normal. E a rotação do fan e da bomba agora aparecem normalmente no HW Monitor. O LED indicador da bomba está aceso agora? Aguarde o @Contiusa, que entende muito mais disso do que eu. Ele poderá ajudar.

 

Isso aí ainda parece cooler mal encaixado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@VitorHoost antes de tudo, como o colega falou, você precisa trocar essa pasta térmica. Ela pode estar dando uma diferença grande. A implastec é ruim, mas pelo menos ela quebra o galho, mas tem algumas pastas genéricas que simplesmente não são pastas térmicas. Algumas têm até purpurina para dizer que é 'de prata', 'de ouro'. Aí a diferença pode chegar a mais de 10ºC. DeepCool Z5Xigmatek PTI-G4512 são pastas baratas e decentes.

 

Se a grana estiver curta, pode até ser uma Ceramique 2, que custa uns 15$.

 

Se a bomba estiver plugada no CPU_FAN, ela está normal, por volta de 2400rpm. Mas o fan está muito baixo. Pela especificação do Seidon, o fan é de 2400rpm. A CPU não pode estar a 100% e o fan apenas a 1250rpm. 

 

Você precisa colocar o fan do Seidon no CPU_FAN para ele ser controlado pelo PWM. A bomba você coloca em um SYS_FAN, mas precisa ir no BIOS e desabilitar o controle, geralmente a opção "disable". Assim a bomba vai rodar sempre a 12V, porque alguns conectores vêm com o SYS_FAN a 7V (um dos meus SYS_FAN vem a 7V pelo default).

 

Troque os cabos de lugar e teste de novo. O fan precisa estar pelo menos perto dos 2000rpm com a CPU em carga. A bomba precisa estar nesses mesmos 2400rpm.

 

E a pasta térmica pode estar afetando as temperaturas em quase 10ºC. Se você levar em consideração que o fan está com rotação de repouso com a CPU em carga e a pasta térmica é de qualidade abaixo da média, não surpreende que a CPU esteja batendo nos 75ºC jogando.

 

Faz esses ajustes e diga como ficou. Se puder postar um print do HWmonitor como esse aí de cima é melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O led ainda não está acesso ainda @Foxwalt, farei o que você disse, trocarem o sys pelo cpu, e a questão da pasta térmica é que na minha cidade só tem uma loja de informática, fui ver e só tem essa implastec, e acabei n pegando porque n me parecia ser mt melhor q essa minha, e é difícil comprar pela internet uma pasta de 30 pila e pagar mais 30 de frete, acaba se tornando caro, tem algum problema eu deixar algum tempo com essa pasta, comprarei assim q eu comprar mais alguma pela INTERNET, aí já uso o mesmo preço do frete, e a questão de trocar os plugs, isso pode gerar algum problema? Ou n da nada? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, VitorHoost disse:

a questão de trocar os plugs, isso pode gerar algum problema? Ou n da nada? 

 

Problema nenhum. A única diferença do CPU_FAN é que ele tem o PWM, que é um controle do BIOS da rotação do fan de acordo com a carga, temperatura da CPU. Por isso que todo mundo pluga o fan do cooler no CPU_FAN, porque quando a CPU estiver em repouso, o fan vai rodar baixo. Quando a CPU fica em carga, o fan gira mais rápido.

 

Todo conector da placa-mãe vai ser igual em essência -- entregar 12V dependendo do ajuste no BIOS. 

 

Sobre a pasta térmica, tente pelo menos comprar a implastec, porque essa Empire pode ser bem pior. Como eu disse, tem algumas pastas genéricas que simplesmente não transferem calor. Às vezes até isolam o calor. Vai te custar uns 5 reais (a menos que estejam enfiando a faca aí na sua cidade, o que seria um roubo, pois a implastec é bem ruim).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...