Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Estêfan La Roque

Notebook Desligando (Não acho que seja temperatura)

Recommended Posts

Boa noite,
Em 100% das vezes que há desligamento de um computador ou notebook, a resposta sempre é superaquecimento. Não creio que seja meu caso, por isso estou criando este tópico para possível identificação do problema. Agradeço a ajuda de todos.
Máquina: Dell Inspiron 5437 - Core i7 - NVidia 740M 2Gb - 8Gb de Ram - Windows10.
Sempre usei ele na tomada mesmo com a bateria conectada. No final do ano passado ele começou a desligar mesmo com carga na bateria. Só sendo possível religar após remover o conector do carregador e colocando novamente. Em poucos dias a bateria estragou e o problema dos desligamentos continuou. Achei que fosse aquecimento e suspeitei que o cooler não estivesse funcionando. Comprei então o cooler com dissipador novos e a pasta térmica ArticSilver. Substituídas as peças o problema persiste quando estou jogando ou exigindo "muito" do aparelho (único jogo que uso é o HearthStone que não é pesado). As vezes ele passa alguns dias sem desligar. Uso um programa de monitoramento de temperatura e ela não passa de 60º tanto no processador quanto na VGA, e mesmo assim desliga. Me indicaram que a temperatura max programada na BIOS poderia estar baixa. Não tenho acesso a isso quando entro na BIOS então não sei dizer.
Agora o que eu acho: Penso que é problema de energia, pois a bateria estragou na mesma época em que começaram os desligamentos, pra mim esta cortada a temperatura por não passar de 60º.
Como sou leigo nessa parte gostaria de dicas de programas para usar e monitorar algum componente e facilitar a solução.
Fico grato pelas dicas que me passarem.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não faço ideia do quer possa ser, mas tive um caso semelhante a um tempo atrás. Eu possuo um notebook ASUS K45VM (i7 3610QM - GT630M) e do nada ele começou a desligar. Suspeitei do HD (até comprei um novo), mas no final das contas percebi que deveria ser algum problema no chipset da minha GPU, pois sempre que executava um stress nela o notebook desligava, e stress no CPU não. Eu também sabia que não era problemas de temperatura, já que eu mesmo havia feito a limpeza, e quanto a fonte, eu também possuo um noteook S400CA (i5 3317U) e utilizando a mesma fonte ele nem sequer diminui-a o brilho quando o carregador desconectava, então eu também ignorava de o problema estar na fonte. Recomendo que você faça esse teste de stress pra ver se em algum deles ocorre o desligamento.

GPU: Furmark

CPU: CPU-Z (utilizava este, porém sei que tem melhores mas não recordo o nome).

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ja peguei alguns problemas assim aqui que de fato não era temperatura não. Alguns é problema no sensor de temperatura mas a maioria era o chip de vídeo. Que normalmente se resolver fazendo um reflow ou reballing (mais correto) ou até mesmo a troca do chipset.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Bom testei os aplicativos citados acima e deu tudo certo. Placa de vídeo cumpriu o tempo do teste e não desligou. Ja faz alguns dias que não desliga por sinal.. realmente não sei o que pode ser isso.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais