Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Estêfan La Roque

Notebook Desligando (Não acho que seja temperatura)

Recommended Posts

Boa noite,
Em 100% das vezes que há desligamento de um computador ou notebook, a resposta sempre é superaquecimento. Não creio que seja meu caso, por isso estou criando este tópico para possível identificação do problema. Agradeço a ajuda de todos.
Máquina: Dell Inspiron 5437 - Core i7 - NVidia 740M 2Gb - 8Gb de Ram - Windows10.
Sempre usei ele na tomada mesmo com a bateria conectada. No final do ano passado ele começou a desligar mesmo com carga na bateria. Só sendo possível religar após remover o conector do carregador e colocando novamente. Em poucos dias a bateria estragou e o problema dos desligamentos continuou. Achei que fosse aquecimento e suspeitei que o cooler não estivesse funcionando. Comprei então o cooler com dissipador novos e a pasta térmica ArticSilver. Substituídas as peças o problema persiste quando estou jogando ou exigindo "muito" do aparelho (único jogo que uso é o HearthStone que não é pesado). As vezes ele passa alguns dias sem desligar. Uso um programa de monitoramento de temperatura e ela não passa de 60º tanto no processador quanto na VGA, e mesmo assim desliga. Me indicaram que a temperatura max programada na BIOS poderia estar baixa. Não tenho acesso a isso quando entro na BIOS então não sei dizer.
Agora o que eu acho: Penso que é problema de energia, pois a bateria estragou na mesma época em que começaram os desligamentos, pra mim esta cortada a temperatura por não passar de 60º.
Como sou leigo nessa parte gostaria de dicas de programas para usar e monitorar algum componente e facilitar a solução.
Fico grato pelas dicas que me passarem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não faço ideia do quer possa ser, mas tive um caso semelhante a um tempo atrás. Eu possuo um notebook ASUS K45VM (i7 3610QM - GT630M) e do nada ele começou a desligar. Suspeitei do HD (até comprei um novo), mas no final das contas percebi que deveria ser algum problema no chipset da minha GPU, pois sempre que executava um stress nela o notebook desligava, e stress no CPU não. Eu também sabia que não era problemas de temperatura, já que eu mesmo havia feito a limpeza, e quanto a fonte, eu também possuo um noteook S400CA (i5 3317U) e utilizando a mesma fonte ele nem sequer diminui-a o brilho quando o carregador desconectava, então eu também ignorava de o problema estar na fonte. Recomendo que você faça esse teste de stress pra ver se em algum deles ocorre o desligamento.

GPU: Furmark

CPU: CPU-Z (utilizava este, porém sei que tem melhores mas não recordo o nome).

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ja peguei alguns problemas assim aqui que de fato não era temperatura não. Alguns é problema no sensor de temperatura mas a maioria era o chip de vídeo. Que normalmente se resolver fazendo um reflow ou reballing (mais correto) ou até mesmo a troca do chipset.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom testei os aplicativos citados acima e deu tudo certo. Placa de vídeo cumpriu o tempo do teste e não desligou. Ja faz alguns dias que não desliga por sinal.. realmente não sei o que pode ser isso.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×