Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quedas de FPS nos jogos. placa-mãe causando gargalo?


Posts recomendados

Olá,

 

Primeiramente meu computador é:

 

Mobo - GIGABYTE GA-78LMT-USB3

Processador - AMD FX8300 3.30GHz

Memoria ram - 8gb dd3 1333MHz markvision 1 pente ( tenho outro igual, mas as vezes da problema pra ligar o pc quando eu boto as duas )

Placa de Video - AMD radeon rx460 2gb windforce 2oc ddr5

Fonte - C3TECH modelo - DSA-5060v

 

Bem , antes de trocar o pc, os jogos rodavam normalmente no meu pc. decidi comprar uma placa de video nova , e com ela começaram os problemas, eu jogava League of legends e mal começava uma partida o jogo travava e eu tinha que usar o ctrl+alt+del pra fechar o jogo. Depois de muito procurar, ativei o botão de economia de energia no driver da AMD e o jogo funcionou normalmente. Tempos depois eu troquei o processador para esse AMD fx8300 , mas minha mobo não tinha Socket AM3+ e também troquei ela. Comecei a jogar o jogo Aion(esse jogo eu jogava com minha outra configuração e rodava melhor que essa atual) e com ele veio um problema de queda de fps e o jogo trava e parar de responder. Já procurei muito na internet e já fiz muita coisa para tentar resolver o problema, já pensei ser a placa de video e agora acho que o mais provavel é que seja a mobo e tenha um gargalo. Vi em um post aqui no forum que ela tem o socket AM3+ mas não é a mais indicada para esse tipo de processador, melhor seria uma de chipset 970 pelo que falaram. Baixei o HWmonitor para ver como o processador estava respondendo , e ele tem umas quedas no core de 3616mhz pra 1406mhz, e a utilização do processador chega no max entre 25-29% de uso de cpu, quando da queda de fps ele vai pra 10-8% de uso de cpu. Minha pergunta é ql seria o real problema do computador , e ql a solução? se for a mobo, ql seria a melhor escolha pra comprar e o pc ficar liso. ou se vou precisar trocar outro componente , ql seria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os processadores FX consomem bastante energia, eu recomendo você comprar uma fonte de pelo menos 500w 80 plus porque essa daí não é de marca boa e pode não estar fornecendo energia suficiente, uma opção seria a Corsair cx550. Não acho que sua placa-mãe seja o problema, no site da gigabyte diz que ela aguenta cpus de até 125w de tdp sendo que o seu tem 95w, só não é boa pra overclock. Antes de tudo eu recomendo que você faça um reset na bios pra ver se para de cair o clock, isso geralmente ocorre quando se troca de processador.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Lee Eu não sou um entendedor de computador, tudo que eu descobri foi pesquisando na internet. não entendo muito sobre fontes, mas a minha diz ser 600w não? eu desconfio ser energia que passa para os componentes, mas não tenho certeza do que é, se é a mobo que não ta aguentando passar energia, ou a fonte que não gera energia suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu vi essa fonte fornece cerca de 400w e muito provavelmente não tem nem PFC ativo, sem contar que é um modelo de mais de 10 anos atrás. Eu não confiaria numa fonte de uma década de idade nem que fosse uma top de linha da Corsair ou Seasonic, os componentes eletrônicos perdem a eficiência depois de tantos anos de uso. Sua placa-mãe possui 4 fases de alimentação para o processador, não é lá grande coisa mas é o suficiente pro modelo que você tem. Recomendo fortemente trocar sua fonte, se mesmo assim não resolver pode ser defeito na placa-mãe mas dificilmente uma placa com defeito continua ligando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Daniel Lee disse:

Pelo que eu vi essa fonte fornece cerca de 400w e muito provavelmente não tem nem PFC ativo, sem contar que é um modelo de mais de 10 anos atrás. Eu não confiaria numa fonte de uma década de idade nem que fosse uma top de linha da Corsair ou Seasonic, os componentes eletrônicos perdem a eficiência depois de tantos anos de uso. Sua placa-mãe possui 4 fases de alimentação para o processador, não é lá grande coisa mas é o suficiente pro modelo que você tem. Recomendo fortemente trocar sua fonte, se mesmo assim não resolver pode ser defeito na placa-mãe mas dificilmente uma placa com defeito continua ligando.

Eu tava pesquisando aqui uns teste, e é por ai mesmo, uns 400w, tem video mostrando ela explodindo em 500w. A unica coisa velha no meu pc hj em dia é a fonte mesmo, que eu não troco desde que montei ele pela primeira vez. fiz um teste de potencia nesse site

https://outervision.com/power-supply-calculator

e a fonte que ele me indicou foi essa daqui : EVGA 600 B1, 80+ BRONZE 600W, ela seria boa pra mim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...