Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pentium E2180 vs. Celeron 847E


Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Olá, boa tarde. Acompanho o fórum e tópicos do CDH há algum tempo mas, até então, não havia criado uma conta por aqui. De fato, este é meu primeiro tópico.

Tenho alguns questionamentos quanto ao hardware que possuo e que pretendo um upgrade e, com a boa vontade dos que responderem, gostaria de saná-las antes de começar a gastar $$$. Postarei abaixo as duas configurações que possuo e minhas dúvidas em seguida.

 

PC 1 (uso atual)

 

CPU: Pentium Dual-Core E2180

MB: Gigabyte GA-945GM-S2 (LGA775)

RAM: 4GB DDR2 @667Mhz (3,2GB funcionais, por conta da MB)

GPU: G210 1GB

Storage: HD 500GB em SATA e 2x 120GB em IDE

OS: Windows 10 Pro

PSU: 300W

 

PC 2

 

CPU: Celeron 847E, embarcado

MB: IPX847E1

RAM 2GB @1333Mhz LPDDR3

GPU: nenhuma atualmente

Storage: ausente

OS: não instalado

PSU: 300W

 

Minha dúvidas começam a partir do momento em que desejo comprar uma placa de vídeo "nova". Tenho R$500 disponíveis e cheguei a conclusão de que uma GT 710 2GB seria o modelo mais barato, de menor consumo e com maior disponibilidade. Sim, eu sei que a nVidia acabou de encerrar o suporte para este dispositivo. Com o montante restante eu investiria em um HD 1TB para o meu PC atual, passando o HD de 500GB para o PC 2 e também sua G210. Com isso ficaria de uso para meus irmãos menores, o PC 2. Porém tenho dúvidas quanto ao desempenho deste Pentium em relação ao Celeron, ambos são bem fraquinhos - apesar do fato de que atendem tranquilamente o uso no qual estão designados (DOTA 2, Web Browser, entretenimento audiovisual). Eu gostaria de saber se seria mais interessante manter a configuração com o Pentium + GT 710 ou optar pelo sistema embarcado? Eu entendo que a superioridade em valores Ghz do Pentium é quase irrelevante, por ser de gerações bem anteriores e as diferenças em IPC. Comparando em uso as dúvidas persistem, eu percebo o Pentium entregando mais porém com certo "atraso" - me pergunto se isso seja devido às memórias mais antigas. Por outro lado, esse "mais" não é nada assombroso - o Pentium está velhinho afinal. Uma vez que eu escolher qual manterei eu já terei que designar o outro para meus irmãos, ficando em uso os HDD em IDE até a chegada do novo, 1 semana. Informações quanto a alguma incompatibilidade entre os hardwares envolvidos será crucial, também, em minha decisão final.

O texto acabou ficando maior que minhas expectativas, espero que traga consigo todas as informações necessárias ao menos. Agradeço antecipadamente aos que se disporem a argumentar, auxiliando com informações e opiniões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pentium E2180 é um pouco mais forte que o celeron 847, que apesar de ser mais novo, com esse clock baixo não tem arquitetura que o salve... mas essa placa aceita processadores melhores de forma que daria pra pegar um E7500 usado, ou mesmo um E5800 por menos de R$50,00 no ML.

 

A vantagem do celeron 847 é o baixíssimo consumo da placa, uma maquina dessas usando o video onboard, com um único HD + monitor LCD de 17", provavelmente consumiria menos energia que o E2180 consome sozinho...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bryan Sheldon Eu procuraria uma GTX 750TI 2GB usada por menos de 500R$ a mesma é uma ótima placa superior a GT 1030, compraria esse HD Seagate SATA 3.5´ 1TB 7200RPM 64MB por R$180, assim você já teria um bom computador, mas o que pode dar prejuízos é sua fonte, caso ela for uma fonte bomba deveria investir nela e comprar uma superior, qualquer placa de vídeo pede uma fonte de qualidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, F4b10 disse:

O pentium E2180 é um pouco mais forte que o celeron 847, que apesar de ser mais novo, com esse clock baixo não tem arquitetura que o salve... mas essa placa aceita processadores melhores de forma que daria pra pegar um E7500 usado, ou mesmo um E5800 por menos de R$50,00 no ML.

 

A vantagem do celeron 847 é o baixíssimo consumo da placa, uma maquina dessas usando o video onboard, com um único HD + monitor LCD de 17", provavelmente consumiria menos energia que o E2180 consome sozinho...

 

 

Realmente, creio que inclusive usando a 210 ele ainda sim consome menos que o Pentium. Essa questão da troca de processador eu não havia considerado ainda. Vou dar uma pesquisada boa e avaliar essa situação,  transformaria o Celeron em carta fora do baralho, e traria também algo mais confiável que este Pentium que me deixa meio cauteloso. Obrigado pela resposta, pela reflexão causada já ajudou em muito.

adicionado 12 minutos depois
1 hora atrás, H3yF3n1x disse:

@Bryan Sheldon Eu procuraria uma GTX 750TI 2GB usada por menos de 500R$ a mesma é uma ótima placa superior a GT 1030, compraria esse HD Seagate SATA 3.5´ 1TB 7200RPM 64MB por R$180, assim você já teria um bom computador, mas o que pode dar prejuízos é sua fonte, caso ela for uma fonte bomba deveria investir nela e comprar uma superior, qualquer placa de vídeo pede uma fonte de qualidade.

A questão da placa entra na questão do TDP também. Apesar de compreender que este não é um valor absoluto para se medir o power draw do produto, eu opto por poupar a fonte que já aguentou um bocado. Sem mencionar a 710 estando na casa dos R$150, em minha última olhada. O HD que escolhi é este, Toshiba 1TB, que custa um pouco mais mas me passa mais satisfação. Tem também que a partir das GTX750TI começaria a não ter aproveitamento máximo da GPU, por mais que seja por um tempo e que em algum momento eu vá trocá-la. Esta 710 eventualmente ficará para os meus irmãos, ainda crianças né e não exigem muita coisa. A fonte é um fator também que tento respeitar, ela ainda não falhou, não deu indício nenhum mas pela idade eu tenho essa tendência. Obrigado também pela resposta. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Bryan Sheldon Você é o Bryan do Fórum do Combat Arms? Seja muito bem-vindo. :D

 

O Pentium é melhor que o Celeron, apesar de ambos serem lentos. Mesmo assim você poderia colocar algo melhor que a GT 710 aí. A GT 710 (por sinal o suporte dela não foi encerrado, trata-se de uma placa Kepler, não Fermi) tem péssimo custo x benefício (a performance é tão baixa que o custo por frame fica muito elevado) e não compensa. As coisas só começam a compensar da GT 1030 para cima. Mesmo com seu processador há uma enorme e gritante diferença entre usar a simplíssima GT 710 e a GT 1030. Placas como a GT 710 são feitas para tarefas como "dar vídeo" em computadores sem soluções integradas, sendo completamente desaconselháveis para jogos.

 

Fonte genérica é roleta russa. Portanto, independentemente de dar ou não sinal de falha, o risco existe o tempo todo. A recomendação sempre é a troca. Adicionalmente, lembre-se de jamais usar estabilizador ou shortbreak (nobreak barato de onda retangular ou estabilizador interno), que são belas bombas para detonar qualquer fonte.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou eu sim, obrigado pelas boas-vindas e por ainda se lembrar do tempo de fórum.

A questão da 710 é porque seria apenas para DOTA 2, que virou meu vício. Eu pensei ter visto a 710 numa lista com os modelos que perderam suporte, mas, agora, parece ser uma confusão minha - não encontro a lista - obrigado pela correção. O DOTA me deixa sensação de rodar até mesmo em um tijolo ele é muito levinho mesmo e até a G210 segura ele em 1080p - desde que não haja multi unidades na partida. A 1030 chegou a ser opção porém está com valores bem inflados. Master, você não acha que a 1030 ficaria subutilizada com esse setup? E eu me preocupo muito com qual dos dois CPU's daria mais condições para o aproveitamento da VGA. Não sei dizer até onde as tecnologias mais "avançadas" do Celeron podem interferir neste quesito.

 

Quanto a fonte eu me lembro bem de você sempre destacar este detalhe, a do Pentium é antiga demais e a do Celeron é genérica mesmo. Porém isto ainda não poderei resolver, pelo menos por um mês ou dois. E estabilizador é algo que dispensei há alguns anos, experimentei na pele confirmando o que você já mencionava em outro fórum. Queimou placa de rede, mouse,esfumaçou o quarto todo e o fusível permaneceu intacto. Uso um filtro de linha, simples e funcional.

 

A única dúvida que ainda tenho é qual dos dois tiraria mais proveito da VGA, sendo ela a GT 710 ou até mesmo algo superior. No caso de ser o Pentium eu começarei a pensar em trocá-lo inclusive, como me foi sugerido anteriormente. Obrigado pela atenção até aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução

@Bryan Sheldon Mas é claro que lembro, haha.

 

3 horas atrás, Bryan Sheldon disse:

Master...

Está aí um nome que não vejo faz muito tempo. :P

 

3 horas atrás, Bryan Sheldon disse:

A questão da 710 é porque seria apenas para DOTA 2, que virou meu vício. O DOTA me deixa sensação de rodar até mesmo em um tijolo ele é muito levinho mesmo e até a G210 segura ele em 1080p - desde que não haja multi unidades na partida. A 1030 chegou a ser opção porém está com valores bem inflados. Master, você não acha que a 1030 ficaria subutilizada com esse setup? E eu me preocupo muito com qual dos dois CPU's daria mais condições para o aproveitamento da VGA. Não sei dizer até onde as tecnologias mais "avançadas" do Celeron podem interferir neste quesito.

O Celeron tem a arquitetura mais avançada, mas isso não compensa a enorme falta de clock dele. O Pentium ainda irá desempenhar melhor.

 

O problema de comprar uma placa pensando em jogar apenas um jogo "x", é que nunca ficamos apenas em tal jogo. Além disso, como mencionei, você precisa ter plena consciência de que estará fazendo um péssimo negócio ao comprar a GT 710, já que o custo x benefício dela é péssimo.

 

Você usa monitor 1080p? Quanto maior a resolução, mais peso vai para a placa de vídeo e menos relevante é o processador.

 

O processador poderá sim segurar o desempenho da GT 1030 em muitos jogos, mas mesmo assim o custo x benefício ao escolher ela será muito melhor. A diferença entre a GT 710 e a GT 1030, mesmo com seu processador, é gritante. A GT 710 é muitas vezes mais fraca que a GT 1030 (que por sinal quase encosta na GTX 750Ti, gastando bem menos energia e esquentando menos).

 

O custo da GT 1030 realmente está inflado, assim como a maioria das placas. Antes isso atingia apenas os setores de maior desempenho, mas mesmo as placas mais simples começaram a ser afetadas. Nesse sentido não há muito o que fazer. E é interessante notar que, mesmo com o preço inflado, a GT 1030 ainda tem custo x benefício bem melhor que a GT 710.

 

Se você está pensando em trocar de processador, tem mais um forte motivo para pegar a GT 1030.

 

3 horas atrás, Bryan Sheldon disse:

Eu pensei ter visto a 710 numa lista com os modelos que perderam suporte, mas, agora, parece ser uma confusão minha - não encontro a lista - obrigado pela correção.

Aqui está a lista das placas Fermi: https://nvidia.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/4656

 

3 horas atrás, Bryan Sheldon disse:

Quanto a fonte eu me lembro bem de você sempre destacar este detalhe, a do Pentium é antiga demais e a do Celeron é genérica mesmo. Porém isto ainda não poderei resolver, pelo menos por um mês ou dois. E estabilizador é algo que dispensei há alguns anos, experimentei na pele confirmando o que você já mencionava em outro fórum. Queimou placa de rede, mouse,esfumaçou o quarto todo e o fusível permaneceu intacto. Uso um filtro de linha, simples e funcional.

A do Pentium provavelmente é genérica também, não? É bem difícil encontrar uma fonte que preste abaixo dos 400W no Brasil. São raríssimos os casos.

 

Você sabe que vou lhe recomendar priorizar a troca da fonte, certo? Não adianta querer turbinar o seu carro se você vai colocar gasolina adulterada nele.

 

Qual é o modelo do seu filtro de linha?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Foxwalt disse:

@Bryan Sheldon Mas é claro que lembro, haha.

 

Está aí um nome que não vejo faz muito tempo. :P

 

O Celeron tem a arquitetura mais avançada, mas isso não compensa a enorme falta de clock dele. O Pentium ainda irá desempenhar melhor.

 

O problema de comprar uma placa pensando em jogar apenas um jogo "x", é que nunca ficamos apenas em tal jogo. Além disso, como mencionei, você precisa ter plena consciência de que estará fazendo um péssimo negócio ao comprar a GT 710, já que o custo x benefício dela é péssimo.

 

Você usa monitor 1080p? Quanto maior a resolução, mais peso vai para a placa de vídeo e menos relevante é o processador.

 

O processador poderá sim segurar o desempenho da GT 1030 em muitos jogos, mas mesmo assim o custo x benefício ao escolher ela será muito melhor. A diferença entre a GT 710 e a GT 1030, mesmo com seu processador, é gritante. A GT 710 é muitas vezes mais fraca que a GT 1030 (que por sinal quase encosta na GTX 750Ti, gastando bem menos energia e esquentando menos).

 

O custo da GT 1030 realmente está inflado, assim como a maioria das placas. Antes isso atingia apenas os setores de maior desempenho, mas mesmo as placas mais simples começaram a ser afetadas. Nesse sentido não há muito o que fazer. E é interessante notar que, mesmo com o preço inflado, a GT 1030 ainda tem custo x benefício bem melhor que a GT 710.

 

Se você está pensando em trocar de processador, tem mais um forte motivo para pegar a GT 1030.

 

Aqui está a lista das placas Fermi: https://nvidia.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/4656

 

A do Pentium provavelmente é genérica também, não? É bem difícil encontrar uma fonte que preste abaixo dos 400W no Brasil. São raríssimos os casos.

 

Você sabe que vou lhe recomendar priorizar a troca da fonte, certo? Não adianta querer turbinar o seu carro se você vai colocar gasolina adulterada nele.

 

Qual é o modelo do seu filtro de linha?

Então, entendo a questão do Celeron vs. Pentium. O baixo clock do Celeron pesa mais afinal.

Eu realmente focaria no DOTA, já fazem 3 anos de vício contínuo e o fator que me prende é o competitivo. Porém compreendo e considero seu argumento, ontem foi Combat Arms, hoje é DOTA e amanhã pode acontecer algo e eu enjoar e querer jogar outras coisas - você tem razão. Eu dei uma breve passada em um site de comparativos, GameDebate, para ver o quão mais potente é  1030 quanto a 710 - 189% o.O. Eu sinceramente não esperava uma diferença tão gritante. Quase penso em dispensar o HD e pegar a 1030 no lugar do HD + GT710. Porém eu teria então que optar pelo Celeron, 500GB em SATA, deixando s HD's em IDE para os meus irmãos. Ainda tenho alguns dias para definir isto, então ainda posso me dar ao luxo de fazer considerações.

Sim, meu monitor/TV é 1080p 60Hz, 32". LG 32LF565B.

A fonte eu já imaginava que você diria algo parecido, haha.

Quanto ao filtro de linha, eu agora percebi ser ele um protetor elétrico. Até então não sabia sequer da existência desta categoria, apenas encontrando o modelo dele no site é que fiz a distinção. Há alguma diferença marcante entre uma categoria e outra? Este é o que uso, porém o meu possui tomadas tripolares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Bryan Sheldon Desculpe pela demora na resposta. Acabei de passar por uma semana de provas.

 

O Game Debate é inútil para comparações, assim como o CPU Boss. A diferença é muito maior que essa, acima de 300%. Ou seja, a GT 710 é insignificante perto da GT 1030. A GT 710 nunca foi opção para jogos, enquanto a GT 1030 é ótima opção de entrada (tendo quase o mesmo desempenho da GTX 750Ti).

 

Ter um monitor Full HD ajuda na questão do gargalo. O peso de resoluções mais altas é considerável na placa de vídeo, sendo o processador menos relevante. Esse é outro motivo bem forte para pegar a GT 1030.

 

Esse seu filtro provavelmente é só uma extensão.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Game Debate eu uso mais para colocar lado a lado as informações, comparativo é meio que um bônus. Não levo tão a sério mas também não descarto o mesmo.

A GT1030 se tornou o alvo mesmo depois de tudo o que falamos, ainda mais agora com os preços em queda na loja explosiva. A parte da resolução maior atenuando a relevância do processador é algo que desconfiava, ainda sim bom de confirmar. Mesmo entendendo que não irá fazer milagre algum, pois assim assim ambos são bem fraquinhos. Porém, faz que a 1030 cresça ainda mais em vista. Eu vou ficar com o Celeron afinal, dispensar o HD novo, deixar os em IDE e ficar com o de 500GB. Hoje já é quinta e já vou resolver isso, deixando apenas a G210 aqui até a compra da 1030.

Obrigado a todos que me auxiliaram com estas dúvidas, foi de grande ajuda. Questão solvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Bryan Sheldon Perceba que não faz sentido comparar as especificações entre essas placas. As arquiteturas são totalmente diferentes e, dessa forma, não há como tirar conclusões olhando isso. Os dados de testes desse site também não são confiáveis.

 

Você não consegue ficar com o Pentium?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Foxwalt disse:

@Bryan Sheldon Perceba que não faz sentido comparar as especificações entre essas placas. As arquiteturas são totalmente diferentes e, dessa forma, não há como tirar conclusões olhando isso. Os dados de testes desse site também não são confiáveis.

 

Você não consegue ficar com o Pentium?

Seria o ideal manter mesmo o Pentium, porém eu tenho 2x HD em IDE 120GB e 1x 500GB em SATA. O Celeron não tem saídas IDE e, para de fato passá-lo para meus irmãos, eu precisaria de um HD novo - por isso até o começo inclui ele na equação. Porém, optando pela GT1030, eu consumirei o montante que colocaria o HD extra na lista de compra. Com isso eu tenho que deixar o Pentium com HD's em IDE e ficar com o Celeron. 240GB é pouco para meu uso e esses drivers não estão lá essas coisas mais depois de tantos anos, um deles aceitei como pagamento de dívida e o outro foi ganhado mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...