Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
carol ksgd

Placa de vídeo "de mal" com placa-mãe?

Recommended Posts

Depois de um ano e meio com uma placa da Zotac funcionando perfeitamente, simplesmente um dia ela "sumiu". Parou de sair qualquer sinal pelo HDMI e o pc começou a indicar que não havia nada conectado no slot.

A placa-mãe tem saída de vídeo integrada, e agora só essa funciona.

 

Porém, ao testar a placa de vídeo da zotac em outro computador, esta funciona perfeitamente.

Ao testar outras placas de vídeo no único encaixe da placa-mãe, essas também funcionam perfeitamente.

 

Ao colocar as duas juntas, os ventiladores da placa de vídeo giram (recebendo energia da fonte) mas a placa-mãe indica que não existe nenhuma placa de vídeo conectada em nenhuma saida, e usa apenas a on board.

 

Já fizemos atualização de bios, e nada

Já desabilitamos a placa on board em boot, e nada

Ja mandamos a placa para RMA, mas ela nao apresentou nenhum defeito

Não parece mal contato, pois as peças encaixam facilmente e funcionaram de primeira quando trocadas

 

Poderia ser o windows? Ainda não tentamos formatar. Mas me parece muito estranho a bios não detectar a placa de vídeo sendo problema com o windows.

 

OS: Windows 10 pro 64bit
CPU: AMD FX-6100
RAM: 8GB DDR3 803MHz
Placa-mãe: ASUSTek M5A78L-M LX/BR (AM3R2)
Vídeo: Zotac GeForce GTX 1060 AMP! 6GB
Fonte: Corsair 550w 80 plus bronze CX550

 

 

Editado por carol ksgd

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@carol ksgd pode ser o windows sim, mas é difícil que seja porque não tem sinal desde o momento que liga o pc, como você mesma disse. Mas hoje em dia os sistemas operacionais mexem na bios e acho que é até possível.

Antes de formatar, tire a placa e inicie com a onboard. Desinstale os drivers completamente (usa o DDU, aqui no fórum tem tutoriais), marque na bios para iniciar pela offboard (se sua placa tiver essa opção) e desligue. Ponha a placa de volta e veja o que acontece... Boa sorte!

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Arutha tentamos, conseguimos desisntalar os drivers antigos, mas ao ligar com a placa conectada, ainda nada é detectado. Ao tentar forçar instalar os drivers mesmo assim, ele acusa que uma placa compatível não foi detectada e nada acontece.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@carol ksgd a placa-mãe funciona com outra placa de vídeo. A placa de vídeo funciona em outros pcs. Entendi certo? A única sugestão que ainda posso pensar é testar com outras conexões, tipo a dvi ou mesmo a vga se tiver...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Arutha Nao funcionam as outras saídas também, não sai sinal quando as duas estão juntas. Sai energia por todas as saídas de vídeo (o monitor reconhece de "cabo desconectado" para "sem sinal" quando o pc liga).

Se fosse questão só da saída, o pc detectaria no mínimo que a gpu está conectada à cpu.

 

E infelizmente a placa-mãe só tem uma entrada compativel para gpu

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@carol ksgd  espero que algum colega mais esperto possa te ajudar. Pra mim, seu problema é o maior mistério!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@carol ksgd Eu vou fazer duas perguntas bem estúpidas, mas nunca se sabe, né?! Tantos problemas com PC eu mexo em quinhentas coisas mais complicadas até lembrar da coisa boba e ser ela, rs.

 

Quando a placa de vídeo está ligada na placa-mãe, você está lembrando de conectar o cabo do monitor na saída da placa de vídeo, correto? 

 

Outra coisa da mesma linha, e esse já aconteceu comigo e permanece um mistério até hoje, é que um cabo de vídeo ficou, para usar seu termo, "de mal" com minha placa de vídeo. Tenho até hoje, ele funciona na TV, no PC da minha mãe, mas não funcionava na minha placa de vídeo antiga e é além do meu entendimento (e foi do nada, funcionava e um dia parou e só nela que não ia, outros cabos iguais funcionavam).


Fora isso, tente dar uma limpada no PCI Express (sei que outras funcionaram, mas quem sabe) e se possível tente ligar com outra fonte. A CX550 é excelente e bem mais do que você precisa, mas se estiver com defeito e não passando energia suficiente, pode ser (acho difícil, mas é bom tentar esgotar todas as possibilidades)

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, já tentamos outros cabos HDMI, e outros monitores/TVs, mesma coisa.

E tambem estamos tentando usar a saida da placa de video. Como disse, as saídas HDMI da GPU não tem mais sinal, mas a VGA da MoBo sempre tem sinal.

Também ja colocamos a placa offboard como prioridade na BIOS, a onboard só liga depois de "falhar" a conexão com a offboard.

 

A fonte também já testamos duas diferentes, a outra não lembro o nome mas é de 500w.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@carol ksgd Testou apenas o HDMI? Foi ele também que usou ao testar em outro PC? 

 

A única coisa que pensei no momento é dar um Clear CMOS caso seja algum problema na BIOS da placa-mãe que esteja impedindo. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já fizemos reset de BIOS. E sim, testamos pelo HDMI, que funciona pelos outros computadores, mas não neste.
O problema não é a saída, é a conexão PCI-E. É por essa "porta" que as duas peças não se reconhecem, e a MoBo/BIOS/Windows todas indicam não haver nada conectado :(

  • Triste 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×