Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a diferença de um Flip Flop para um Latch?


Ir à solução Resolvido por rjjj,

Posts recomendados

16 horas atrás, aphawk disse:

 

Nossa ... até tú usas Wikipédia, Brutus ??????

 

Se isso prestasse não tinha tanta gente com dúvidas !

 

Mas como você está em situação complicada com as obras, está perdoado kkkkkkk !

 

Minhas obras não acrescentam nenhum fator ao assunto.

O que importa é a minha opinião, independente da fonte. Sou capaz o suficiente para ler e selecionar o que vale a pena do que não vale a pena.

Não tenho preconceitos no tocante à educação. Ouço um iniciante em eletrônica, antes de prejulgá-lo. 

Além do mais, na Wikipedia tem muitas coisas interessantes. Haja visto muitas fontes de referências apresentadas, que passo a reproduzi-las a seguir:

 

References[edit]

^ Jump up to:a b Pedroni, Volnei A. (2008). Digital electronics and design with VHDL. Morgan Kaufmann. p. 329. ISBN 978-0-12-374270-4.

^ Jump up to:a b Latches and Flip Flops (EE 42/100 Lecture 24 from Berkeley) "...Sometimes the terms flip-flop and latch are used interchangeably..."

Jump up^ William Henry Eccles and Frank Wilfred Jordan, "Improvements in ionic relays" British patent number: GB 148582 (filed: 21 June 1918; published: 5 August 1920).

Jump up^ See:

W. H. Eccles and F. W. Jordan (19 September 1919) "A trigger relay utilizing three-electrode thermionic vacuum tubes," The Electrician, 83 : 298.

Reprinted in: W. H. Eccles and F. W. Jordan (December 1919) "A trigger relay utilizing three-electrode thermionic vacuum tubes," The Radio Review, 1 (3) : 143–146.

Summary in: W. H. Eccles and F. W. Jordan (1919) "A trigger relay utilising three electrode thermionic vacuum tubes," Report of the Eighty-seventh Meeting of the British Association for the Advancement of Science: Bournemouth: 1919, September 9–13, pp. 271–272.

Jump up^ Pugh, Emerson W.; Johnson, Lyle R.; Palmer, John H. (1991). IBM's 360 and early 370 systems. MIT Press. p. 10. ISBN 978-0-262-16123-7.

Jump up^ Flowers, Thomas H. (1983), "The Design of Colossus", Annals of the History of Computing, 5 (3): 249, doi:10.1109/MAHC.1983.10079

Jump up^ Gates, Earl D. (2000-12-01). Introduction to electronics (4th ed.). Delmar Thomson (Cengage) Learning. p. 299. ISBN 978-0-7668-1698-5.

Jump up^ Fogiel, Max; Gu, You-Liang (1998). The Electronics problem solver, Volume 1(revised ed.). Research & Education Assoc. p. 1223. ISBN 978-0-87891-543-9.

Jump up^ P. L. Lindley, Aug. 1968, EDN (magazine), (letter dated June 13, 1968).

Jump up^ Phister, Montgomery (1958). Logical Design of Digital Computers. Wiley. p. 128.

Jump up^ US 2850566, Eldred C. Nelson, "High-Speed Printing System", published Sept. 8, 1953, issued Sept. 2, 1958; page 15

Jump up^ Shiva, Sajjan G. (2000). Computer design and architecture (3rd ed.). CRC Press. p. 81. ISBN 978-0-8247-0368-4.

Jump up^ Roth, Charles H. Jr. "Latches and Flip-Flops." Fundamentals of Logic Design. Boston: PWS, 1995. Print.

Jump up^ Langholz, Gideon; Kandel, Abraham; Mott, Joe L. (1998). Foundations of Digital Logic Design. Singapore: World Scientific Publishing Co. Ptc. Ltd. p. 344. ISBN 978-981-02-3110-1.

Jump up^ "Summary of the Types of Flip-flop Behaviour". Retrieved on 16 April 2018.

Jump up^ Hinrichsen, Diederich; Pritchard, Anthony J. (2006). Mathematical Systems Theory I: Modelling, State Space Analysis, Stability and Robustness. Springer. pp. 63–64. ISBN 9783540264101.

Jump up^ Farhat, Hassan A. (2004). Digital design and computer organization. 1. CRC Press. p. 274. ISBN 978-0-8493-1191-8.

^ Jump up to:a b Kogge, Peter M. (1981). The Architecture of Pipelined Computers. McGraw-Hill. pp. 25–27. ISBN 0-07-035237-2.

Jump up^ Cotten, L. W. (1965). "Circuit Implementation of High-Speed Pipeline Systems". AFIPS Proc. Fall Joint Computer Conference: 489–504. doi:10.1145/1463891.1463945.

Jump up^ Earle, John G. (March 1965). "Latched Carry-Save Adder". IBM Technical Disclosure Bulletin. 7 (10): 909–910.

^ Jump up to:a b Omondi, Amos R. (1999-04-30). The Microarchitecture of Pipelined and Superscalar Computers. Springer. pp. 40–42. ISBN 978-0-7923-8463-2.

^ Jump up to:a b Kunkel, Steven R.; Smith, James E. (May 1986). "Optimal Pipelining in Supercomputers". ACM SIGARCH Computer Architecture News. ACM. 14 (2): 404–411 [406]. CiteSeerX 10.1.1.99.2773 . doi:10.1145/17356.17403. ISSN 0163-5964.

Jump up^ The D Flip-Flop

Jump up^ Edge-Triggered Flip-flops

Jump up^ A Survey of Digital Computer Memory Systems

Jump up^ SN7474 TI datasheet

^ Jump up to:a b Mano, M. Morris; Kime, Charles R. (2004). Logic and Computer Design Fundamentals, 3rd Edition. Upper Saddle River, NJ, USA: Pearson Education International. pp. pg283. ISBN 0-13-191165-1.

^ Jump up to:a b Harris, S; Harris, D (2016). Digital Design and Computer Architecture - ARM Edition,. Morgan Kaufmann, Waltham, MA. ISBN 978-0-12-800056-4.

Jump up^ Chaney, Thomas J.; Molnar, Charles E. (April 1973). "Anomalous Behavior of Synchronizer and Arbiter Circuits". IEEE Transactions on Computers. C–22 (4): 421–422. doi:10.1109/T-C.1973.223730. ISSN 0018-9340.

Jump up^ Often attributed to Don Knuth (1969) (see Midhat J. Gazalé (2000). Number: from Ahmes to Cantor. Princeton University Press. p. 57. ISBN 978-0-691-00515-7.), the term flip-flap-flop actually appeared much earlier in the computing literature, for example, Bowdon, Edward K. (1960). The design and application of a "flip-flap-flop" using tunnel diodes (Master's thesis). University of North Dakota., and in Alexander, W. (Feb 1964). "The ternary computer". Electronics and Power. IET. 10 (2): 36–39. doi:10.1049/ep.1964.0037.

Jump up^ "Ternary "flip-flap-flop"".

Jump up^ US 6975152

Jump up^ Irving, Thurman A.; Shiva, Sajjan G.; Nagle, H. Troy (March 1976). "Flip-Flops for Multiple-Valued Logic". Computers, IEEE Transactions on. C–25 (3): 237–246. doi:10.1109/TC.1976.5009250.

Jump up^ Wu, Haomin; Zhuang Nan (1991). "Research into ternary edge-triggered JKL flip-flop". Journal of Electronics (China). 8 (Volume 8, Number 3 / July, 1991): 268–275. doi:10.1007/BF02778378.

 

Desculpe, mas com que base você mantém esta postura de menosprezar tantas instituições, como as mostradas nesta referência da Wikipedia?

 

 

Citação

 

Sim, choveu, e me deu a impressão que você também está em dúvida heheheh !

Posso até ter algumas dúvidas, mas o que ocorre é que este assunto é irrelevante para mim e como já mencionei, este tópico não vai levar a nada. Infelizmente caí nesse redemoinho. 

Veja um site especializado em Engenharia Eletrônica, que existe faz muiiito tempo e é bem respeitado :

 

https://electronics.stackexchange.com/questions/21887/difference-between-latch-and-flip-flop

 

Isto reflete bem o que eu aprendí na minha faculdade entre os anos 70/80.

 

Pode estar errado nos dias de hoje, mas duvido muito.

 

Paulo

Um ótimo exemplo para ser comentado.

Apesar do autor possuir créditos notáveis (pesquisei) esta página, que você apresentou, reflete a opinião de apenas uma mente. Não que o autor esteja errado. Não é esse ponto que quero enfatizar. O que trago a baila é que um assunto é formado pela opinião de diversas fontes. A Wikipédia apresenta uma extensa lista de colaboradores apenas na página que apresentei. Cabe ao leitor ler e analisar o conteúdo e formar sua opinião sobre o assunto.

 

Encerro aqui, tardiamente, minha contribuição, quase que compulsória, sobre o assunto. 

Sabia que essa polêmica continuaria. 

Minha opinião teria pouca importância, se comparada aos experts referenciados por todos os participantes desse tópico. 

MOR_AL

 

  • Curtir 3
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, rjjj disse:

Porém, a histerese existe inclusive nas substâncias magnéticas e nem por isso um transformador com núcleo saturado é denominado latch.

Fazendo um off-topic, no tempo em que a Eprom com janelinha de erase dominava e o 8080 era o xodó da automação vi uma unidade de memória RAM não volátil japonesa composta por pinos de ferrite com pequenas bobinas. Uma placa de bom tamanho para 16 bytes. E lá se vão 40 anos (estou velho). Utilização: controle de lingotamento contínuo (siderurgia). Hoje seria, quem sabe, uma memória ferromagnética.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/09/2018 às 10:27, rjjj disse:

Tanto

Para finalizar e encerrar este tópico,  gostaria de colocar algumas considerações finais: 

 - A discução se iniciou a respeito da "diferença entre um latch ou flip flop" de fato,  como ja foi dito flip flop é o nome do circuito,  e latch é nome de uma das funções executadas por ele. Dentre todas as postagens a mais ponderada e sensata foi a do Sérgio Lembo.

- Depois a discução foi tomando outros rumos,  mas não vejo nenhum mal nisto,  pois continuou dentro do tema relacionado a eletrônica e flip flops, muitos talvez possam dizer "talvez fosse melhor começar um outro tópico para  tratar de algumas coisas aqui discutidas" concordo,  mas isto é um forum da internet,  não é algo rígido como uma apresentação de TCC,  e na vida as coisas são assim,  um assunto vai puxando o outro,  uma coisa vai "linkando"  com outra. 

- Citei o exemplo do 40106 shimitt trigger, pois dentro do mesmo a um flip flop com a função de auxiliar na histerese do circuito,  e achei pertinente com o assunto em questão,  para demonstrar que nem sempre um flip flop é utilizado na função de latching. Mesmo assim,  o 40106 é um circuito concebido para aplicações digitais,  sendo que o mesmo pertentence a familia de circuitos digitais,  a série 4000.

O problema não está em misturar eletrônica analalógica com a digital,  porque na prática,  no dia a dia,  as mesmas se misturam,  formando muitos circuitos híbridos,  e também um mesmo circuito,  pode operar de forma analógica ou digital,  dependendo de algumas alterações no mesmo e também do contexto em que ele esta inserido.

adicionado 1 minuto depois

Espero ter contribuido com a comunidade.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/09/2018 às 14:47, MOR disse:

Desculpe, mas com que base você mantém esta postura de menosprezar tantas instituições, como as mostradas nesta referência da Wikipedia?

 

Em nenhum momento eu menosprezei alguma instituição citada como referência. Pode apontar aonde eu fiz isto, que eu me desculparei na hora.

 

Mas, respondendo à sua pergunta,  minha base vem do mesmo local que a de todos nós : leitura árdua, aprendizado, e milhares de horas de leitura de Fóruns e sites sobre Eletronica e microcontroladores, desde o início da Internet no Brasil, com meu velho modem US Robotics 9600 bauds .

 

Eu não concordei foi com a descrição feita pelo autor dela na Wikipedia. É algo muito diferente.

Como dizem, o Diabo pode citar as Escrituras para atingir o seu objetivo.

 

E não sou só eu que diz isto... o próprio Washington Post fez uma pesquisa e concluiu que em geral os conceitos estão corretos, mas que não podem ser considerados como cientificamente corretos.

 

Como exemplo da quantidade de perda de tempo existente, mais da metade das fontes citadas por você não são sobre o assunto deste post, embora possam citar algo sobre flip-flop, mas fariam um leigo ler milhares e milhares de páginas para achar uma breve referencia. Isso ajuda alguma coisa ? Só serve para alguém perder tempo, por exemplo :

 

Jump up^ William Henry Eccles and Frank Wilfred Jordan, "Improvements in ionic relays" British patent number: GB 148582 (filed: 21 June 1918; published: 5 August 1920).

Jump up^ See:

W. H. Eccles and F. W. Jordan (19 September 1919) "A trigger relay utilizing three-electrode thermionic vacuum tubes," The Electrician, 83 : 298.

Reprinted in: W. H. Eccles and F. W. Jordan (December 1919) "A trigger relay utilizing three-electrode thermionic vacuum tubes," The Radio Review, 1 (3) : 143–146.

Summary in: W. H. Eccles and F. W. Jordan (1919) "A trigger relay utilising three electrode thermionic vacuum tubes," Report of the Eighty-seventh Meeting of the British Association for the Advancement of Science: Bournemouth: 1919, September 9–13, pp. 271–272.

Jump up^ Pugh, Emerson W.; Johnson, Lyle R.; Palmer, John H. (1991). IBM's 360 and early 370 systems. MIT Press. p. 10. ISBN 978-0-262-16123-7.

Jump up to:a b Kogge, Peter M. (1981). The Architecture of Pipelined Computers. McGraw-Hill. pp. 25–27. ISBN 0-07-035237-2.

Jump up^ Cotten, L. W. (1965). "Circuit Implementation of High-Speed Pipeline Systems". AFIPS Proc. Fall Joint Computer Conference: 489–504. doi:10.1145/1463891.1463945.

^ Jump up to:a b Omondi, Amos R. (1999-04-30). The Microarchitecture of Pipelined and Superscalar Computers. Springer. pp. 40–42. ISBN 978-0-7923-8463-2.

^ Jump up to:a b Kunkel, Steven R.; Smith, James E. (May 1986). "Optimal Pipelining in Supercomputers". ACM SIGARCH Computer Architecture News. ACM. 14 (2): 404–411 [406]. CiteSeerX 10.1.1.99.2773 . doi:10.1145/17356.17403. ISSN 0163-5964.

 

Isto não parece ser nada útil para quem quer saber a diferença entre um flip-flop e um latch ...

 

adicionado 5 minutos depois
Em 04/09/2018 às 14:47, MOR disse:

Apesar do autor possuir créditos notáveis (pesquisei) esta página, que você apresentou, reflete a opinião de apenas uma mente. Não que o autor esteja errado. Não é esse ponto que quero enfatizar. O que trago a baila é que um assunto é formado pela opinião de diversas fontes. A Wikipédia apresenta uma extensa lista de colaboradores apenas na página que apresentei. Cabe ao leitor ler e analisar o conteúdo e formar sua opinião sobre o assunto.

 

Se você leu o tópico que eu citei com bastante atenção, verá que não é a opinião de "apenas uma mente". Várias mentes deram a sua opinião também. E você também, meu amigo, contribuiu com a sua visão e experiência !

 

Agora, fazer o leitor ler milhares e milhares de páginas em livros que não tem nada a ver com a discussão aqui colocada não me parece algo correto. Se fosse para isso, o querelante não viria aqui perguntar, faria ele mesmo a pesquisa. É justamente para evitar isto que fóruns como este aqui existem, onde nós tentamos ajudar com respostas diretas. Mesmo correndo o risco de não estarmos 100% certos, contamos com os outros velhos colegas para nos corrigir. Foi para isto que eu pedi uma participação sua, sinto muito por ter causado o incômodo.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membro VIP
Em 01/09/2018 às 16:04, aphawk disse:

Infelizmente tem um monte de conceito errado em tudo que é site, se você ler a Wikipédia vai ver que eles mesmos fazem essa confusão. Por isso que não devemos nunca nos basear em sites onde qualquer um pode escrever alguma coisa achando que é o correto.

 

Não devemos nos fiar no que não estiver fundamentado. Mas a enciclopédia livre é uma grande conquista de nossos dias. Ela ajuda muito!

 

Em 02/09/2018 às 10:44, aphawk disse:

Mesmo quando exista um gerador de sinal de clock, ele não precisa ser uma onda quadrada, pode ser de duty cicle diferente de 50% que vai funcionar em quase todas as situações.

 

Será que se quiz fazer "quadrada" ~ "retangular"? Afinal, há quem goste de afirmar que quadrado é um retângulo.

 

Kkkkk...

 

Desculpem-me o parêntese, quiçá ele não descongelará a discussão, mas eu tenho uma curiosidade correlata:

 

Podemos falar em duty cicle fora dessas duas formas (quadrada e retangular), quando o que temos são pulsos com descarregamento "análogico", numa retificação, por exemplo?

 

Em 03/09/2018 às 22:03, aphawk disse:

Nossa ... até tú usas Wikipédia, Brutus ??????

 

Se isso prestasse não tinha tanta gente com dúvidas !

 

 

A sacada é fazê-la prestar cada vez mais! 

 

Em 04/09/2018 às 11:14, Renato.88 disse:

Toda a confusão começou ao misturar a eletrônica analógica com a digital. 

Em eletrônica analógica é possível fazer circuitos que não são necessariamente um flip flop, mas é capaz de se comportar com tal. 

 

Sem ironia: cometeram o pecado de permutar pares significante-significado entre duas modelagens de mundo.

adicionado 18 minutos depois
Em 07/09/2018 às 19:42, aphawk disse:

Isto não parece ser nada útil para quem quer saber a diferença entre um flip-flop e um latch...

 

Uma enciclopédia, seja ela livre ou não, é uma obra.

 

Em 07/09/2018 às 19:42, aphawk disse:

Agora, fazer o leitor ler milhares e milhares de páginas em livros que não tem nada a ver com a discussão aqui colocada não me parece algo correto

 

Os blocos de referências "inúteis" também estão nos melhores livros e nos melhores trabalhos acadêmicos.

 

Em 07/09/2018 às 19:42, aphawk disse:

É justamente para evitar isto que fóruns como este aqui existem, onde nós tentamos ajudar com respostas diretas

 

Sou muito grato pelas respostas técnicas e diretas. Mas elas serem assim, e por estarem num fórum, não as torna mais "despersonalizadas" do que outra obra (individual ou coletiva). Com frequência, é pelo contrário.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, alexandre.mbm disse:

 

Podemos falar em duty cicle fora dessas duas formas (quadrada e retangular), quando o que temos são pulsos com descarregamento "análogico", numa retificação, por exemplo?


Sim, podemos, pois se esses pulsos obedecem a um padrão no tempo podemos atribuir a eles uma frequência, e também podemos inferir no “trabalho” gerado por esses pulsos de uma retificação , ou seja, eles fornecem energia durante um certo tempo e não fornecem em outros tempos, o que permite falar em duty circle.

Mas é um entendimento meio “forçado”, pois o sinal retificado é uma meia senoide positiva seguida de outra meia senoide positiva, e não  vejo como esse arranjo possa gerar um duty cicle diferente , pois as formas de onda são sempre as mesmas, variando apenas na amplitude.

Eu diria que é mais fácil entender do que explicar kkkkk !

 

Paulo

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...