Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito agitador (maquina de lavar )


mateus7

Posts recomendados

Olá queria fazer um circuito estilo o Agitador da maquina de lavar (aquela hora que fica roda pro um lado da um tempo roda pro outro ) bom então estou montando uma sobre este circuito aqui montei num protoboard oquei o motor gira ora pro um lado ora pro outro, mais esta rápido queria, e dar um tempo pra começar a rodar pro outro lado sabe um intervalo ! alguém me da uma dica aqui.    os fios brancos são o comum do rele, os 2 vermelhos na protoboard são da bobina . os pretos são do nf do rela assim como o vermelho duplo no rele é o NA. o potenciômetro é um de 100k assim como o diagram mesmo.

Flip_Flop_Relay___Circuit_Diagram(1)[1].gif

WP_20180414_14_31_02_Pro[1].jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se for importante rodar com o mesmo tempo considere um 555 50% dutty cycle

tim58a-gif.209751

Pro intervalinho é mais xatinho e com um circuito minimalista não consigo vislumbrar agora. O que me vem a mente são 3 555 (ou 1 555 +1 556). Algo como 1 oscilador e 2 monoestáveis com RC devidamente calculados claro. Quiçá  potenciometros...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@faller testei com um de 100uf e um de 300uf o oscilador aumentou a frequencia ....creio que terei de mexer no potenciometro

adicionado 2 minutos depois
Em 15/04/2018 às 09:30, Isadora Ferraz disse:

Se for importante rodar com o mesmo tempo considere um 555 50% dutty cycle

tim58a-gif.209751

Pro intervalinho é mais xatinho e com um circuito minimalista não consigo vislumbrar agora. O que me vem a mente são 3 555 (ou 1 555 +1 556). Algo como 1 oscilador e 2 monoestáveis com RC devidamente calculados claro. Quiçá  potenciometros...

@Isadora Ferrazvou tentar montar esse circuito e ver como fica

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88@Sérgio Lembo podem me ajudar, preciso de um circuito parecido com esse, o que preciso para uma câmera de segurança, ou seja movimenta para um lado, para, retorna, para é repete tudo novamente...

 

Esse circuito postado pelo@Sérgio Lembo  eu montei ele mas não consegui fazer funcionar do jeito que queria, o que consegui foi movimento pra um lado, retorna, para, e reinicia tudo de novo...

 

Podem me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jaime Francisco da Silva , boa noite.

Vamos pensar nessa sequência:

1 - Movimenta para um lado. Durante um tempo ou até bater num final de curso? O final de curso pode ser contato de acionamento mecânico, fotocélula ou um transistor hall excitado por um pequeno ímã preso na parte móvel.

2 - a temporização de parada é simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

15 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Durante um tempo ou até bater num final de curso?

@Sérgio Lembo  essa parte é indiferente,  o que for mais simples, penso que por tempo fica mais simples pois economizaria os fim de curso, penso eu... mas se for preciso tenho micro chaves para os fins  de curso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tempo formado por R11 e C5 corresponde a soma dos tempos em que o circuito fica parado (retardo) e andando. O tempo formado pelo resistor R16 e C8 corresponde ao tempo de parada (retardo).

você descreveu que apenas um dos retardos está acontecendo.

1 - O que retarda a entrada de RL1 é o transistor Q1 com o capacitor C6. Se Q1 estiver montado errado ou não for corretamente excitado por R14 ou estiver permanentemente excitado ou o capacitor C6 estiver danificado não teremos o retardo  de RL1. R18 tem que ser bem maior que R17 para que a recuperação de C3 não atrapalhe C6.

2 - O que retarda a entrada de RL2 é o diodo D4 e o capacitor C3.

Pergunta: Lembrando que primeiro acontece a parada para depois acontecer o movimento, me diga qual dos relés que está entrando sem pausa.

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo  eu não consegui precisar qual relé aciona primeiro, pois os ciclos são bastante rápidos, agora tá dando 3 ciclos,  ida e volta antes da pausa... veja a relação de componentes que tô usando.

 

R12 e R16 trimpots 100k

R11 10k

C3 e C6 10nf (  não tinha em casa de 1nf )

C5 220uf testei com 470 e 1000

C8 10uf testei com 100,220uf

Q1, Q2 bc 548 e 558 respectivamente

E usei 2 ci 555 .

De resto tá exatamente igual...

 

@Mestre88

Andei dando uma pesquisada em mais opções , esse circuito da foto com um 4017 funciona? Eu não consegui fazer funcionar, Max foi esquentar o ci,

 

Vi um vídeo que o cara usava um 74ls74 pra essa funçãoé dava certo, girava, parava, retornava, parava...o equivalente seria o 4013 certo?

Rev-A-Motor.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

eu não consegui precisar qual relé aciona primeiro, pois os ciclos são bastante rápidos, agora tá dando 3 ciclos,  ida e volta antes da pausa.

Disse ida e volta antes da pausa. Como a pausa precede o movimento de cada ciclo, isso significa que a pausa do ciclo de ida está funcionando e temos problema na pausa do ciclo da volta. Para saber qual é o relé que faz a pausa é simples: coloque o voltímetro na saída do primeiro timer e saberemos se esta volta que está sem pausa antecedendo  é quando a saída está positiva ou zerada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jaime Francisco da Silva

Sim, esse circuito aí funciona. 

O ruim é que os tempos de parada e de motor ligado são iguais. 

Dá pra corrigir isso usando mais saídas do 4017, assim podemos ter variações do tempo para ida, volta e parada. 

Claro que nesse circuito aí falta o 555 no pino 14. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 os componentes do circuito tem que ser exatos.

 

 Desmontei um velho circuito que usava um 4017 ...

Consegui fazer funcionar era o CI que táva com problema,  aliás o CI era novo.

Pode me ensinar a usar as outras saídas do 4017 caso precise de mais tempo...

 

Se importaria de me mostrar um circuito de contador binários para essa função, quero montar pelo aprendizado. 

 

 

@Sérgio Lembo  desculpe ....eu tive que desmontar a segunda parte do circuito pra usar a protoboard e não fiz a medição...logo mais remoto e faço os testes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Pode me ensinar a usar as outras saídas do 4017 caso precise de mais tempo...

São apenas junções das saídas com diodos. Se por exemplo em cada uma das saídas temos 1 segundo, ao juntar duas temos 2 segundos e assim por diante. A mesma coisa com as saídas livres, se temos 3 desligadas temos 3 segundos de motor parado.

Indo pela mesma lógica, o autor deste circuito de semáforo o autor deixou 1 segundo para os leds amarelos e 4 segundos para o verde:

circuito+de+2semaforos.gif

 

3 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Se importaria de me mostrar um circuito de contador binários para essa função, quero montar pelo aprendizado. 

Mesma coisa do 4017, afinal ele também é um contador binário.

A diferença está em como fazer a matriz de diodos para dividir os tempos dos relés entre parado, direto e reverso.

No caso ele é um pouco mais maleável, já que tem várias saídas com tempos diferentes e podemos somar os tempos ou subtrair dependendo de como é feita a lógica.

CIs como os 4020, 4040, 4060 e 4024 são uma boa. Destaque para o 4060 que tem o oscilador embutido, dispensando o 555.

Baseado no esquema do 4017 e para um melhor aprendizado seu, te deixo pensar em como usá-los no seu projeto.

 

4 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Vi um vídeo que o cara usava um 74ls74 pra essa funçãoé dava certo, girava, parava, retornava, parava...o equivalente seria o 4013 certo?

Sim, também funciona.

Mas com 7474/4013 é mais chato de montar, tem que interligar as saídas e entradas dos dois Flip-flops de maneira a formar um contador de 2 bits, para isso é melhor usar os CIs que eu sugeri acima, pois as ligações já estão feitas e com muito mais opções de uso.

Aliás, na falta do 4013 eu até já usei um 4024 que eu tinha sobrando pra fazer função de Liga/desliga.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 acho que vou ter que fazer um pwm na ponte H , mesmo com uma só saída sendo usada para o movimento ,o motor está muito rápido e está passando do ponto 

 

Tentei reduzir a tensão do motor mas não deu certo , ele não diminuiu em nada a velocida...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...