Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle pwm através de sinal tensão variável


Posts recomendados

ola a todos, preciso de ajuda para fazer um projeto de um controlador pwm, nos circuitos convencionais

o controle e feito por um potenciometro, no meu caso preciso de um circuito que o sinal de saida pwm varie em funçao de um sinal de tensão variavel de 1 a 5 volts,

resumindo o controle vai ser feito por um sensor de pressao piezo. preciso de algumas ideias sobre o que realmente usar

obrigado

circuito controle de pressao.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O input 2 que vai para o 5 vai ter que ser analógico pois a entrada varia entre 1 e 5 volts. Isso vai requerer uma resolução de 3 bits, o que permitirá ter voltagens de 0 a 7. Se fossem apenas 2 bits, teria uma faixa de apenas 0 a 3 volts e aí não é suficiente para o seu caso.

Comece um uma largura de pulso pre definida , sei lá 100 ... (chutei)

Defina um passo de aumento , suponha 25. Esse valor indicará a velocidade com que a pressao da bomba é ajustada

Quanto maior o valor do passo, mais rápido o sistema reage, porém, menos preciso ele será

Quanto menor o valor do passo, mais lentamente o sistema vai reagir, porém, mais preciso ele será.

O loop 

    le o dado de pressão do input analógico

        a pressao é menor que 900 bar (ou seja, a tensão é menor que 3 volts?)

               aumente a largura do pulso em passo (largura = largura + passo)

        a pressao é maior que 1000 bar  (ou seja, a tensão é maior que 3,5 volts?)

               diminua a largura do pulso em passo (largura = largura - passo)

       mande o sinal pwn para a porta de saída digital

 

Consegue fazer a partir dessa dica ? 


Outra dica : o valores de iniciais de largura e de passo devem ser obtidos experimentalmente na vida real. A lógica pode ser simulada. Você tem o arduino para testar ? Vai precisar de um multímetro na porta de entrada e um na saída. O ideal seria um osciloscópio mas aí é demais né ? 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1000 bar? Cara, isso dá 1 tonelada/cm²!!! Já trabalhei com sistemas de 170bar e posso te garantir que era uma coisa bem violenta. As paredes das mangueiras e a malhas de aço internas são impressionantes.

Voltando ao tópico, dá para fazer o que deseja com 2 x NE555, 1 para gerar o clock da frequência do seu PWM e outro para para variar o duty em função da tensão, utilizando o pino CV. Essa tensão será uma comparação amplificada do seu retorno com o setup (amplificador de erro). Já que vai ter que utilizar operacional, fiz esse modelo que usa um quádruplo de baixo custo.

1 - Foi selecionado uma frequência de 1,04kHz +- 10% (tolerância do capacitor). Desconheço as exigências de quem vai receber esse PWM. A frequência é dada por : f = 0,53 / (R3 x C1). Na verdade R2 acaba entrando na conta, mas se mexer nele também altera a amplitude do dente de serra. Deixa ele quieto.

2 - A saída do circuito é um sinal de PWM de 0 e 11V de baixa corrente. Desconheço as exigências de quem vai receber esse sinal, talvez seja necessário um driver intermediário.

3 - Disse que deseja estabilizar a pressão entre 900bar e 1000bar, o que no sensor representa entre 3,0V e 3,5V. Montei uma referência interna de 3,25V.

4 - O uso do capacitor na regulação torna o circuito mais estável e também mais chato de montar. O tempo feito por este capacitor tem que estar afinado com o tempo de resposta do seu conjunto, o que inclui: a bomba, o motor que toca a bomba, o consumo de óleo  e o volume do tanque de pressão. É coisa demais, 1 semana de cálculo e nem assim fica bom, só experimentalmente para se fazer isso. Daí o fato de ter sido colocado um capacitor variável.

 

 

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...