Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rede bifásica 220\380 como dividir o neutro?


Posts recomendados

i ae galera, tudo beleza? estou com uma dúvida enorme a respeito de como fazer esse tipo de instalação residencial, pois hoje faltou luz e medindo com a chave teste, minha tomada tinha 2 fases mais não ligava nada, chamei o eletricista e ele diagnosticou o seguinte: https://www.flickr.com/photos/163022237@N06/? com o neutro rompido e com certeza com algum aparelho elétrico ligado, como lâmpada, geladeira etc...o pedaço de fio do neutro virou uma extensão...minha dúvida é: e se liga fase-fase desse jeito? https://www.flickr.com/photos/163022237@N06/? como deve ser feita a divisão do neutro? faço com um disjuntor ou existe outras técnicas pra isolar ele em 2 redes uma pra cada fase? muito obrigado galera e boa semana!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua rede na verdade é trifásica 220/380, acontece que te liberaram só duas fases delas o que é mais do que suficiente. 

Não se usa a ligação fase-fase neste tipo de rede, pois pelo que sei 380V é destinado somente a alimentação de equipamentos industriais. 

 

Sobre a ligação do neutro, ele deve ser ligado em todas as tomadas e lâmpadas da sua casa sem exceção. 

Não se usa disjuntor nele é direto, é interrompido somente pelo dispositivo DR. 

Para distribuir você pode usar várias emendas e um barramento no quadro de força. 

Para lâmpadas use fio de 1,5mm²

Nas tomadas use fio de 2,5mm²

E para o chuveiro use fio de 6mm²

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

minha duvida é como me protejo do neutro flutuante? no caso, uso uma fase pro chuveiro\lavanderia e uma fase pro resto da casa...no caso se por exemplo o neutro romper, ele não poderá fechar curto com as duas fases? pois pode ter máquina de lavar, tv, geladeira...ligado na tomada. se souber me dar uma dica de qual o jeito mais seguro desse tipo de instalação pois morro de medo de eletricidade amigo. muito obrigado pela resposta amigo! esse site o pessoal realmente se ajuda. pena eu não ter conhecimento mas acho que to no caminho (=.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o caso de se romper o neutro da rua, se usa uma barra de aterramento. É padrão das concessionárias de energia elétrica, então é provável que você tem uma próxima do poste do relógio. 

Se por exemplo um caminhão derrubar o neutro do poste da rua essa barra deve proteger seus equipamentos de receberem 380V. 

Dentro de casa basta que os fios sejam de boa qualidade, dimensionados e ligados  corretamente que isso não deve acontecer. 

 

Na minha casa é a mesma coisa, a diferença que é 110/220V. Tenho as coisas da cozinha/lavanderia numa fase e o restante da casa na outra. As lâmpadas também tem metade em cada fase. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...