Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Possível vazamento no WC / Altas temperaturas


Posts recomendados

Fala pessoal! Tudo certo?

 

Estava desmontando meu pc para limpeza e troca da pasta térmica pois venho notando temperaturas fora do normal, chegando a quase 100º em jogos e 55º em idle, para testar se ela era o problema.

Quando tirei o block/bomba notei as manchas nas bordas e nos parafusos que aparecem na foto:

 

P_20180415_005033.thumb.jpg.657cd7e5e1a8124bb314399df1079862.jpg

 

Seria indício de vazamento no WC? Me parece mancha de líquido, mas não encontrei nada úmido ou molhado em nenhum componente (felizmente).

 

O fan e a bomba estão funcionando normalmente, fiz os testes possíveis. Minha preocupação é com o risco de vazar cada vez mais e acabar perdendo algum componente.

 

OBS.: O Water cooler é um Corsair H60, já tem alguns anos de uso. Pasta térmica Arctic Silver 5 (havia trocado há poucos meses) que seria substituída pela Coolermaster Mastergel Maker.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, isto é mancha de oxidação por líquido (que cria zinabre, com tonalidade verde), descoloração por temperatura deixa o cobre escurecido como onde está o contato com o processador (que aquece muito).

 

Sou eng. eletrônico, e já vi isso milhares de vezes quando lido com lido com placas com cobre exposto (sem aquele verniz de proteção tipicamente verde).

 

Se testar seu WC sem estar quente pode ser que não veja o vazamento, mas tente checar com seu sistema rodando na temperatura que falou. A pressão do líquido refrigerante vai aumentar, causando vazamento no local danificado. Pode até estar longe do processador, mas o líquido pode escorrer por fora da mangueira, por seu corpo (devido à tensão superficial do líquido), descendo até o local que mostrou

 

Para recuperar o cobre basta usar palha de aço. Vai ver que vai ficar mais brilhante  - cobre nu recuperado. Faça isso longe do pc e limpe bem o conjunto para não ter resquícios de palha de aço.

 

Boa sorte!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mbaraldi pelo feedback detalhado do colega acima, entre em contato com o RMA da Corsair (são 5 anos de garantia), mostre a foto, resuma o que o colega acima falou: "...mancha de oxidação por líquido (que cria zinabre, com tonalidade verde)" e veja se eles substituem a unidade por outro. Mas precisa da nota fiscal e das peças sobressalentes, mas, por ser vazamento (a falha mais séria de um water cooler selado), acredito que eles troquem mesmo se você só tiver a unidade e a nota.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@mbaraldi @Flávio Santana Lima

 

11 horas atrás, eng.let disse:

Faça isso longe do pc e limpe bem o conjunto para não ter resquícios de palha de aço.

 

Por isso eu disse o acima. "Não ter resquícios" significa não deixar resíduos, certo!

 

Lixa 1000, mesmo com grão pequeno risca o cobre, diminuindo a área de contato... Polir o cobre depois pior ainda, vai usar o quê, cera de carro? Toda cera automotiva contém silicone, que isola termicamente.

 

O negócio é simples, bombril mesmo, álcool isopropílico para retirar os resíduos, pasta ou condutor térmico e montar novamente.

 

"Ferro" que é aço no caso (ferro + carbono), só oxida reagindo com umidade (o oxigênio do H2O), o que não acontece na área de contato entre o processador e o dissipador, que está em situação anaeróbica.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@eng.let Olha aqui, é esse o tipo de polimento que quis dizer, ao usar uma lixa fina, 1000 ou 2000, o resultado sai assim.

download.jpg.b6934e760869ea2aa663bc7dd35bd08a.jpg

Isso já é feito por muita gente e sinceramente, a base de muitos WC não tem nem 1% desse acabamento feito nesse IHS. Tanto é que tive um Masterliquid 240m, e ao passar o dedo sentia as ranhuras do "acabamento" de qualidade da CM. E para deixar o IHS ou bloco assim, é utilizando algo plano como um vidro, nisso prende a lixa para que no final você tenha realmente uma superfície plana. Olha essa foto, como o IHS não é 100% plano.

 asdasd.jpg.fc32d1f00c4069c7793b7d06b6c0a188.jpg

Quando você lixa em uma superficie plana, você vê essa diferença, e são váarios casos assim por exemplo. Isso ocorre com blocos também.

 

O pessoal que faz esse trabalho ao polir, nota melhora de a 3 a 5 graus nas temperaturas, basta pesquisar sobre esse procedimento, é meio extremo, porém tem muitos adeptos por aí, ainda mais no fórum Adrenaline.

adicionado 10 minutos depois

@mbaraldi Um outro detalhe, se seu WC é velho, e a Corsair por acaso não der garantia (acho bem difícil se ele estiver no tempo ainda). Pode abri-lo e fazer uma limpeza geral no bloco, com muito tempo de uso se forma uma gosma, as vezes proveniente de oxidação galvânica, as vezes outras coisas estranhas, nisso ele perde pefomance com o tempo, mas só o abra se for a certeza de não haver mais garantia da Corsair, pois se tiver, a Corsair vai lhe dar um novo WC e bem provável que seja o novo modelo H60 ou até um H70 dependendo do estoque (vi gente que teve problema com um h100i e na garantia mandaram de volta um h110i.).

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Boa noite! Como prometido, vim dar o feedback sobre a situação.

 

Abri o ticket no RMA da Corsair no mesmo dia da publicação aqui, já enviando fotos do produto e da nota pra adiantar o processo; na segunda pediram fotos dos selos que não tinham aparecido; na quarta solicitaram o envio com todos os acessórios inclusos, enviei dia 19/04 e foi entregue em SP dia 26/04 e três dias depois foi analisado e confirmada a substituição do produto.

 

Após alguns dias aguardando o produto novo para reposição, na segunda-feira foi foi postado o substituto; hoje recebi um produto novo, lacrado, com uma nova nota fiscal.

 

Fiquei satisfeito com o atendimento, que respeitou o prazo de 30 dias estipulado, apesar de ter demorado mais que um caso igual ao meu que acompanhei num grupo do facebook. No fim, correu tudo bem e foi tudo resolvido, resta agora instalar e testar o H60.

 

Obrigado a todos pela ajuda e indicações de possíveis soluções!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...