Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
micolins

Linux Mais Caro Que Windows

Recommended Posts

"Comparação entre Windows 2000 e Linux na informática empresarial: Uma avaliação do valor de negócio para cargas de trabalho seleccionadas" Jean Bozman, Al Gillen, Charles Kolodgy, Dan Kusnetzky, Randy Perry e David Shiang

IDC

Um estudo de cinco anos, efectuado em 2002 e financiado pela Microsoft, relativamente ao custo total de propriedade (TCO) nas infra-estruturas operacionais nas empresas norte-americanas, demonstra que as despesas com o pessoal mais baixas representam grande parte da vantagem, em termos de custo, de 11-22% para o Windows, nomeadamente na área das cargas de servidor de ficheiros:

•     * Vantagem nas despesas com o pessoal: 33,5%.
        * Vantagem nos custos de formação: 32,3%.

http://www.microsoft.com/portugal/factos/

Um anúncio baseado neste do site do Microsoft estava na Revista B!T de Portugal, em Maio, ocupando toda a contra capa!

E curioso é que nesta mesma revista estava esta noticia:

Postado Originalmente por B!T- Maio de 2004 - N.º 68

Open-source nas escolas

Um acordo estabelecido entre a Sun Microsystems e o Ministério da Educação prevê, que nos próximos 5 anos, a Sun equipe várias escolas com tecnologia open.source. A Sun Microsystems vai disponibilizar gratuitamente soluções baseadas em StarOffice, Open-Office.org e Linux, bem como fornecer suporte e formação.

O engraçado é que no estudo "patrocinado" pela MS o Windows é mais barato, mas o Open-Source está nas escolas...

Dá-lhe MS!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Linux, para aumentar a utilização, vai ter que entrar em força nas empresas. O que está a atrasar o Linux aí são os custos e dificuldades de migração. Em empresas e outras instituições poderia ser necessário mudar o software utilizado, até mesmo trocar algum pessoal ou dar formação, e em muitos casos nem sequer há software no "universo Linux" que permita fazer o trabalho pretendido.

As empresas que produzem software para Windows também não estão (naturalmente) muito interessadas em ter que fazer também versões para Linux. Se a concorrência ou os clientes não os forçarem a isso, ficarão muito mais contentes a suportar apenas um sistema operativo. Parece um problema do ovo e da galinha...

O que se está cada vez mais a fazer é mudar sempre que possível de aplicações proprietárias (como MS Office, por exemplo) para outras livres ou mais baratas (como o OpenOffice) ainda em Windows. Provavelmente mudanças de sistema operativo em grande escala serão o último passo, apenas depois de mudanças de aplicações. Faz sentido!

Agora o "Java Desktop System" (JDS)... Fiquei muito mal impressionado com uma demosntração da coisa que vi. A Sun pegou num Suse, fez umas judançazinhas no Gnome e espetou-le com o nome "Java" só porque acha que soa bem... não é assim que vai ganhar a confiança de que precisa. E precisa desesperadamente. A estratégia da Sun quanto ao x86 e ao Linux é completamente irresponsável! Primeiro era uma aposta estratégica, depois deixam cair as coisas e não falam mais do assunto, agora é uma aposta estratégica de novo (a morte lenta do sparc obrigou-os a isso), e entretanto ainda têm tempo para fazer as pazes com a Microsoft... quero ver qual vai ser a próxima cambalhota!

Entretanto vão gastando recursos em intrfaces 3D muito bonitos mas perfeitamente inúteis, vão fazendo acções de promoção do JDS sem sequer disponibilizarem o sistema para demonstração! Tem piada que se pode fazer download de todo o software da Sun para experimentar... menos o JDS!!! - e o paspalho da Sun a dizer nas demonstrações para quem tiver curiosidade o download do site da companhia...

Também é legítimo perguntar onde é que está o código fonte, que a Sun é legalmente obrigada a disponibilidar! Mesmo a Suse ainda vai disponibilizando as coisas cobertas pela GPL por FTP. Mas a Sun está acima dessas muidezas, está visto...

Compartilhar este post

Link para o post

Aí está uma das questões que me afligem um pouco: É que, pelo andar da carruagem, os sonhos dos que pensavam poder libertar-se da Microsoft terminam com o vínculo a coisas parecidas... e menos transparentes.

Assistimos a uma evolução muito pouca lógica: Para combater sistemas operativos pesados, exigentes no que respeita a recursos, pouco maleáveis e nada transparentes... criam-se versões cada vez mais pesadas, cada vez menos maleáveis, cada vez mais opacas, com o único objectivo de serem tão user-friendly e easy-to-learn como o inimigo! É curiosíssima a forma como o Suse se apresenta no Google: "SUSE LINUX 9.1 Personal. User-friendly start-up package: Easy installation alongside Windows; No license fees; Windows-like interface!"... Ou seja: Quanto mais "Windows" ... melhor!

A Sun, para publicitar o seu JDS e sem saber bem que tipo de relações (ou ralações) ainda virá a ter com a Microsoft (mesmo com as pazes feitas -> pazes =colaboração técnica, suporte a tecnologia Java, certificação Microsoft para os servidores Sun e mil e seiscentos milhões de dólares! ) aproveita para dar as suas alfinetadas no Linux lui même... com grande parte do código fonte em Java, uma derivação do Mozilla como browser, uma interface gráfica Gnome based, o StarOffice 7.0, a Sun declara alto e bom som que o seu sistema oferece muito mais segurança do que os sistemas baseados em Linux/Unix... ou seja, uma grande piscadela de olho para os organismos governamentais que, cada vez mais, se vão virando para as soluções open-source! (mas, como referiu a Amianto, onde está a open-source JDS Question ).

E a verdade é que essa piscadela de olho está mesmo a dar resultados e o JDS multiplica-se.

Já agora, e no que tem a ver com os genes do JDS, estes artigos estão curiosos:

http://www.morphix.org/modules/news/article.php?storyid=41

http://www.morphix.org/modules/news/article.php?storyid=42

Compartilhar este post

Link para o post

Postado Originalmente por micolins@07 set 2004, 10:11

a Sun declara alto e bom som que o seu sistema oferece muito mais segurança do que os sistemas baseados em Linux/Unix...

O sistema operacional da Sun é o Solaris. O Linux é uma aventura recente para eles. Aliás, se o Linux desaparecesse tenho a certeza que a Sun fazia uma festa. Não foi por acaso que as únicas grandes companhias de software a pagarem licenças (financiarem) à SCO durante as últimas trapalhadas judiciais à volta do Linux foram a Microsoft e a Sun.

O actual Solaris, já agora, é UNIX, mas System V, não BSD. O SunOS, o UNIX da Sun anterior ao Solaris, é que era derivado do BSD 4.1, em 1982 e 92 (mais ou menos).

A partir do início dos anos 90 a Sun contribuiu para o desenvolvimento do UNIX System V com a AT&T, com a incorporação de alguns elementos do BSD, e o Solaris 2.0 (a que também chamaram SunOS 5, para baralhar mais) e seguintes foram baseados no System V release 4.

Compartilhar este post

Link para o post

Se as empresas de programas, incluem as brasiuleiras sim!!!, criassem mais programas com versões vamos supor 5.0 para Windows (pois no windows começou com a 1.0 para cima) e no Linux 1.0b pois tá começando agora, se der um resultado legal para a empresa e for lucrativo á ela , ela pode vender e sair lucrando até + do que o concorrente.

UMA MANEIRA SIMPLES DE DIVULGAR O SOFTWARE NACIONAL É COLOCANDO UMA VERSÃO PARA LINUX E ASSIM O SOFTWARE NACIONAL VAI LUCRAR + POIS ELA VAI TER 1 VERSÃO para LINUX E OUTRA para WINDOWS.

Falooow

:bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Kobal

Agora o "Java Desktop System" (JDS)... Fiquei muito mal impressionado com uma demosntração da coisa que vi. A Sun pegou num Suse, fez umas judançazinhas no Gnome e espetou-le com o nome "Java" só porque acha que soa bem...

So lembrando que isso não tem nada e ver com Look Glass, e outra coisa diferente.

Se as empresas de programas, incluem as brasiuleiras sim!!!, criassem mais programas com versões vamos supor 5.0 para Windows (pois no windows começou com a 1.0 para cima) e no Linux 1.0b pois tá começando agora, se der um resultado legal para a empresa e for lucrativo á ela , ela pode vender e sair lucrando até + do que o concorrente.

Se for so software de codigo fechado, pode continuar no Windows, não e bem vindo ao Linux.

Compartilhar este post

Link para o post

concordo se for para fazerem programas para ambos SO tem que ser com o codigo de fonte aberto ! se for para fazer com o codigo fechado e melhor nem fazer para linux !

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

uhahuahuahuahuhuahuahuahuhaua....

que ridículo!! hahahahhahahaha..... :P

duas coisas me fazem dar muita risada: o Flamengo perder e alguém dizendo que o windows é mais barato que o Linux.

é mole... :tantan:

ps 1: uma (eu disse UMA) licença para usar o windows em UM computador custa cerca de R$1.300,00.

ps 2: hoje duas multinacionais daqui da minha região acabaram de migrar pro linux. com a verba q ia ser gasta com software foram criados 400 novos empregos :palmas:

Compartilhar este post

Link para o post

Cara... eu tava cauculando... se eu fosse instalar um Windows aqui em casa... quanto daria...

Vamos lá:

Um Windows XP (Win 98SE ou ME não né... por favor)

em média R$ 700,00 aquela caixinha que eu compro numa InfoBox sei lá...

Um Office 2003...

Uns R$ 600,00 tambem a caixinha...

Um pc basico... para net e trabalhos escolares sairia por... :ahh: ... R$ 1300,00... :ahh: ...

Meu deus... eu com meu Slackware 10.0 aqui tenho ate coisa que não vou usar (apache)... e tudo de graça...

Idiotice esta reportagem... coisa para quem só conhece windows mesmo... terrorismo para desinformados...

T+

Compartilhar este post

Link para o post

Peraí galera...

Eu também sou Linux na veia... mas vocês estão analisando as coisas de forma errada... vocês estão pensando de acordo com gastos para computador pessoal.

Bem... vocês estão dizendo o seguinte... "Ah, se eu fosse comprar a licença do Windows, eu gastaria tanto e com Linux não gastaria nada"...

Agora imagine da seguinte forma... Se vocês resolvessem instalar Linux no PC de vocês, mas vocês fossem usuários comuns, e tivessem que chamar uma pessoa que sabe Linux para instalar e fazer toda a configuração necessária...

Com certeza, o que você pagaria não seria barato.. Claro, q isso não chega nem perto do valor da licença de um Windows...

Mas imagine tb q a cada coisa nova q você quisesse fazer, ou a cada novo hardware você tivesse que chamar um técnico em Linux para configurar...

Vai somando isso... a diferença de preço do Windows (q qualquer mané faz sozinho) para o Linux diminui....

Agora imagine isso em uma empresa com 200 máquinas....

Ou seja...o q a Microsoft tenta mostrar é que aparentemente o Linux é mais barato, mas essa impressão é a início... mas a longo prazo, pode não ocorrer da forma que imaginamos...

Bem...o que quero dizer com isso tudo é que tudo deve ser colocado em seu lugar...

A verdade é que Linux nós colocamos em servidores por questão de segurança (afinal, Windows tem mais buraco q queijo suiço), mas para pc´s, Windows ainda é a melhor solução....até o pessoal do Kernel admite isso....

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por diogonunes@08 set 2004, 13:49

Agora imagine da seguinte forma... Se vocês resolvessem instalar Linux no PC de vocês, mas vocês fossem usuários comuns, e tivessem que chamar uma pessoa que sabe Linux para instalar e fazer toda a configuração necessária...

Com certeza, o que você pagaria não seria barato.. Claro, q isso não chega nem perto do valor da licença de um Windows...

Mas imagine tb q a cada coisa nova q você quisesse fazer, ou a cada novo hardware você tivesse que chamar um técnico em Linux para configurar...

Vai somando isso... a diferença de preço do Windows (q qualquer mané faz sozinho) para o Linux diminui....

Isso já acontece, quando eu fui levar minha máquina para montar, tinha um monte de gente no "técnico" porque não sabiam instalar a impressora, ou porque o PC estava com vírus, ou seja você trocou seis por meia dúzia. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

O suporte Linux é por contrato, não é (normalmente) por chamada...

Assim, você pode ligar quantas vezes quiser, mas paga $$$.

Agora, o que tem de MSCE aí que nem para trocar papel de parede do Windows...

Compartilhar este post

Link para o post

diogonunes, concordo totalmente com você!

mas acho q a M$ já teve q voltar atras com essa propaganda não?

http://www.noticiaslinux.com.br/nl1093574989.html

qnt ao software fechado: acho ele uma otima pro linux!! assim aparecem mais programas pro nosso lado e não fica um monte d gente chorano porque não tem jogo, ou qlq outra coisa....

o que éro os dois!!

c vou usar o negocio é outro.....

não pensem apenas em si mesmo... a comunidade d software livre existe porque tem muita gente ai q acredita q seu trabalho é importante para muita gente e não fica se importano com o proprio umbigo :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Software fechado no Linux... ridiculo... uma das coisas que mais me atrai nele é isso... eu não quero saber se o Linux tem muito usuarios... eu quero saber que ele tenha qualidade... e com software fechado isso para mim não fica garantido...

Não quero um monte de gente usando Linux so por que ele tem um bom suporte para jogos... ou qualquer besteira desta... não quero o Linux se transformando num Windows... já to tentando fugir dele e vocês querem deixar o Linux igual a ele é?!?!...

Sou a favor de algumas facilidades para usuarios comuns, mas a ponto de transformar o Linux num "next, next, next, OK" não... se fosse assim qual a vantagem de migrar para Linux (ta bom, teria varias... mas compromete)...

Alias... vou parar por aqui...

T+

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

até certo ponto concordo com o que postaram aí em cima. digo mais: eu queria, gostaria MUITO que o tal do sp2 (alguém pode me dizer o que significa SP2???) do windows realmente funcione de tal forma que ninguém possa mais pirateá-lo.

linux é para poucos, e tem gente que não gosta dele. não joguemos pérolas aos porcos.

Compartilhar este post

Link para o post

antonypeople, esta ideia sua é a q muitos tem... e assim a respeito...

porém eu sou um usuário comum... uso linux porque gosto dele... não porque preciso ou porque não gosto do windows...(apesar d ter um pouco d raiva)

agora uma coisa eu sei... existem programas q uso q não rodam no linux... e ai? eu gosto d me divertir tb.. gosto d jogar.. td bem q existem jogos bons para linux mas existem muitos outros

wine e winex para mim soa como um tapa-buraco... mais usuários seriam realmente intessante pois chamariam a atenção das empresas....

agora é só.. o assunto já mudou do titulo....

melhor pararmos por aqui

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por joutaro@08 set 2004, 17:38

diogonunes, concordo totalmente com você!

mas acho q a M$ teve q voltar atras com essa propaganda não?

http://www.noticiaslinux.com.br/nl1093574989.html

cara... nesse link q você colocou não tem o link para notícia... se você lembrar, tem como colocar aí para mim.... vou adorar ver a Microsoft engolir o q disse....

Compartilhar este post

Link para o post

Linux é Linux, Windows é Windows... espero, sinceramente, que a comunidade Linux um dia tenha como objetivo deixar-lo parecido com Windows só para satisfazer a vontade de mercado (seja para jogos ou para programas fechados)... se alguem quer isso fique com Windows, ele é voltado para isso... Linux já tem outro caminho... é horrivel ficar comparando o Linux com relação ao Windows... ele tem pernas próprias... caminho próprio... que siga este então...

T+

Compartilhar este post

Link para o post

Perai galera, falarem que o win é mais fácil concordo, que é mais vantajoso, acho que depende do ponto de vista, agora não posso aceitar que seja mais barato ter win no lugar de linux(não por teimosia como alguns ja disseram), ate porque essa é uma avaliaçao enconmendada pela M$. è como o caso de um certo politico que apresentaram varias provas contra ele e ele contratou uma empresa de investigaçoes para provar sua inocencia.É claro que segundo essa empresa ele é inocente, só que isso não convence ninguém.

Compartilhar este post

Link para o post

diogonunes,

entrei no link q lhe passei e lá encontrava a noticia:

Notícia do dia: 26 de Ago de 2004

23h49min » Peça desculpas Microsoft

Lembram da propaganda que a Microsoft andou fazendo dizendo que o Windos 2k server era 10 vezes mais barato que o Linux ?

O órgão regulador de publicidade do Reino Unido, UK Advertising Standards Authority (ASA), publicou uma sentença em sua página(http://www.asa.org.uk) que demanda uma retratação de uma publicidade comparando o Windows com o linux.

Postada por: flipe flipe(NO-SPAM)hyperlinux.com.br

retirado do www.noticiaslinux.com.br

aqui está na integra!

^_^!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais