Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Illustrator - Atalho ou plugin p/ repetir multiplicação ou divisão?


Posts recomendados

Opa, beleza?

Então, ultimamente eu tenho usado muito o Adobe Illustrator, e ao mesmo tempo virei um adepto da proporção áurea (!)

Por esse motivo, acontece muito de eu ter que dividir/multiplicar a altura e/ou largura de um objeto por 1,618.

 

Só que também ocorre o fato de eu ter que repetir essa ação várias vezes, pra alcançar seja lá a dimensão que eu quiser. Aí eu tenho que ir até "transform", escrever a conta, dar Enter, ir até "transform", escrever a conta... Isso cansa depois de vários projetos usando a proporção de ouro, e desde o começo eu pensei sobre a existência de um plugin (ou um atalho que já existe e eu não sei) que por meio de dois botões, aumenta ou diminui um objeto conforme essa proporção.

 

Eu já tentei o atalho Ctrl + D, mas (não sei porque), depois de já ter feito a conta manualmente, ele faz com que o objeto diminua mais do que diminuiria se eu tivesse aplicado manualmente de novo.

 

Exemplo:

 

Quadrado = 1000pt

1000/1,618 = 618pt

Após Ctrl + D = 236pt

Desconsiderando o Ctrl + D anterior, divido novamente por 1,618 = 381pt

 

Além de tudo, é uma curiosidade pra mim entender por que o Ctrl + D faz isso.

Muito obrigado a quem puder ajudar!!! =)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi que você quer reduzir um retângulo áureo na proporção. Se fizer uma vez o Dimensionar na proporção (61,8%), a cada  Ctrl + D um novo retângulo cujo lado menor será o maior do seguinte. Mas, se mover o objeto, o Ctrl + D não vai funcionar. Se quiser isso, copiando, usa o Transformar cada, a última opção em Objeto. Lá você pode rotacionar, mover etc na proporção áurea, usando valores em %. E se quiser gravar uma operação mais complexa, o Illustrator permite Ações, como no Photoshop. você grava uma sequência de operações e ele pode depois reproduzir. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...