Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

VisualG Listas de palavras no VisuAlg


Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá.

 

Acho que tem algo a ver com o comando lista. Mas ainda não sei como usar... rs

adicionado 35 minutos depois

UPDATE 1
O máximo que achei até agora foi essa página:
http://apexensino.com.br/como-instalar-o-visualg

 

Tentei fazer alguns testes, mas até agora nada :(

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Consegui...

O comando lista para definir uma lista de itens que serão sorteados, ou seja, por padrão o ALEATORIO sorteia números, mas é possível determinar uma das listas.. que ficam lá nas configurações. Ex.:
 

Algoritmo "Exemplo uso de listas do Visualg"
var
   nome  :caractere
   estado:caractere
   mes   :caractere

Inicio
escreva ("Nome  : ")
leia(nome)
ALEATORIO ON
escreva ("Estado: ")
lista "ESTADOS"
leia(estado)
escreva ("MES   : ")
lista "MESES"
leia(mes)
ALEATORIO OFF
escreval()
escreval()
escreval("NOME  : ",nome)
escreval("ESTADO: ",estado)
escreval("MES   : ",mes)
Fimalgoritmo

Como sabido... é possível criar suas próprias listas.

 

ADENDO

1 hora atrás, Simon Viegas disse:

Tentei fazer alguns testes, mas até agora nada :(

Eu estava testando errado... usei inteiro em vez de caractere... (pelo costume do ALEATORIO usar números)... ;)

 

Qualquer coisa é só perguntar.

 

Att.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, Keven Augusto disse:

Sabe se existe alguma maneira de simular um banco de dados mesmo que bem limitado dentro do VisuAlg?

Depende o que você se refere como simular... pois a depender do contexto, poderia dar para criar um algoritmo com algumas características do tal DB, mas usar um DB em si é quase certeza que não... o Visualg é muito limitado...  lá mal dá para usar arquivos (que eu saiba, só dá praticamente para carregar dados e salvar dados de uma vez... a manipulação é bem simples). Mas veja, banco de dados é um conceito avançando, ou seja, foge da proposta do Visualg, que seria "um recurso para quem está iniciando no aprendizado de algoritmos". São etapas diferentes de aprendizagem.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Simon Viegas , eu queria algo que possibilitasse armenar alguns dados e editar quando necessário, mas tudo isso via algoritmo. Tipo, quando executasse o algoritmo e cadastrasse algo, isso ficaria salvo para poder ser visualizado, editado ou deletado em uma próxima execução. Será que seria possível com arquivos ou não? 

 

Se não for possível mesmo, como eu acho que não é, vou migrar para o Pascal e aprender um pouco mais. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
29 minutos atrás, Keven Augusto disse:

@Simon Viegas , eu queria algo que possibilitasse armenar alguns dados e editar quando necessário, mas tudo isso via algoritmo. Tipo, quando executasse o algoritmo e cadastrasse algo, isso ficaria salvo para poder ser visualizado, editado ou deletado em uma próxima execução. Será que seria possível com arquivos ou não? 

Isso poderia ser feito com arquivos. mesmo.. veja, Banco de Dados envolve outros conceitos... é outra parada... é algo mais avançado! Existe toda uma fundamentação por trás. (é como OO - Orientação à Objetos. É necessário um embasamento teórico anterior, por isso não combina com Visualg, que é para iniciantes)

 

Então, até é possível utilizar arquivos (persistência de dados) no Visualg, mas só que de maneira muito limitada... acho eu que só dá para ler o arquivo de uma só vez... nem sei se dá para escreve nele!

 

Citação

Pois a cada comando leia() que o VisuAlg encontrar, ele vai ficar lendo esse arquivo e jogando na variável que está no leia(). Traduzindo... Enquanto não chegar ao fim do arquivo, todo leia() vai está direcionado ao arquivo... não será possível ler nenhum dado do usuário via teclado enquanto o arquivo não terminar.

Fonte: https://pt.stackoverflow.com/questions/248299/como-salvar-dados-em-arquivo-txt-no-visualg/248324#248324

 

Ou seja, seria possível coletar dados de um arquivo... preencher as variáveis do programa de alguma forma e tal, e depois liberar o arquivo... algo simples.

 

 

No Pascal, a coisa muda... é mais flexível. Dá tanto para trabalhar com arquivos de texto (.txt, editáveis por qualquer editor), assim como arquivos binários... (onde é possível salvar "registros completos" - record).

 

Então, acho o Pascal uma ferramenta bastante didática, tenho uma certa afinidade nele. O Visualg seria meio que uma tentativa de usar comandos do Pascal, só que em Português, entretanto, de forma mais limitada (sem contar os bugs). Visualg é uma ferramenta para iniciantes... para introduzir... é mais atrativa, por ter uma base na "língua" materna.

 

Caso queira dar um passeio no Pascal, fique a vontade... eu particularmente posso ajudar bastante por lá. Dá para pegar uma boa noção de "Técnicas de Programação", ou seja, o que pode aprender lá, pode ser usado em qualquer outra linguagem do estilo (programação procedural)... o que também ajuda caso queira entrar no mundo da OO.
 

obs.: veja, OO é uma conceito por si só, assim como Banco de Dados... é necessário uma certa base, ou seja, na minha opinião, é muito estranho um aluno querer aprender a programar já em OO, pois o aprendizado tende a ser voltado para técnicas de programação, ou seja, o cabra pega uma linguagem OO, mas escreve como se fosse procedural... pra mim é estranho. O OO está está voltado "na interação de objetos". O foco dele é como os tais objetos interagem, e a parte das "técnicas" já deveriam está sob controle... ou seja, seria algo posterior... como dizem, OO outro paradigma.

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...