Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nobreak ou fonte que está ruim?


Posts recomendados

Boa noite galera!! 
Meu pc está reiniciando! O que acontece é o seguinte:

 

A energia aqui em casa é extremamente horrível, oscila muito!

Enfim, comprei meu pc e já investi tb em um nobreak.

Acontece que quando estou usando o pc da uma queda da energia e volta rapidamente - a lâmpada aqui de casa não chega a apagar, mas sim fica mais fraca e volta ao normal - e nisso o pc reinicia. Sendo que notei o pc um pouco mais lerdo para abrir jogos. 
Se o pc estiver ligado funcionando certinho e eu retirar o no break da tomada tudo continua funcionando perfeitamente.

Perguntas:

  1. O nobreak não deveria estar segurando a energia a ponto do pc não reiniciar, sendo que quando retiro da tomada tudo continua ligado?
  2. O problema pode ser a fonte? Estragou? Essa oscilação de energia, mesmo com o nobreak, pode ter danificado a fonte?

 

Minha configuração é basicamente:

Processador i5-4440 3.1 GHz

Memória: 8 GB

Placa de vídeo: NVIDIA Gtx 960

placa-mãe: msi H81M-E33

Fonte: EVGA 500w 80plus

 

Nobreak: sms station 2 1200 VA

O que fica ligado ao nobreak são o computador, um monitor e a internet.

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Foxwalt disse:

@Hahn Canal Bem-vindo ao Clube do Hardware. 

 

Esse nobreak com estabilizador interno é um veneno para a sua fonte com PFC ativo. Você corre risco de danificá-la só pelo simples fato de usar ele.

Qual melhor opção para usar com uma energia ruim? 

Assisti o vídeo que você explica (eu acho que é você) sobre não utilizar estabilizadores.. Consegui entender, foi muito bem explicado, bem simples de fácil entendimento.. Compreendi o porque meu pc reinicia, e me diz se estou certo. O melhor é liga direto na tomada, pois mesmo que a tensão que entre varie a própria fonte tem capacidade de manter a saída constante. Certo? Volto a pergunta, qual melhor opção pra eu utilizar aqui em casa? Filtro de linha? ou Direto na tomada? Minha fonte deve passar por uma checagem pra ver se esta tudo certo e só assim ver se é necessário efetuar a compra de outra. Correto? Se for necessário comprar outra compro essa mesma? Ou invisto em alguma melhor pra não ter problema em relação a energia ruim aqui de casa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hahn Canal Vou responder por partes, vamos lá.

''Mesmo que a tensão que entre varie a própria fonte tem capacidade de manter a saída constante. Certo?''

Sim, mesmo que a tensão varie de 90v~260v ela irá aguentar sem problemas nenhum.

O filtro de linha deve conter um varistor, ou seja, um protetor contra surtos na rede. Pois é certo que a fonte irá trabalhar entre 90~260v, mas se passar disso ela corre o risco de vir a queimar. Mas fontes que são boas geralmente vem com varistores nela mesma para proteger o resto do circuito. Digamos assim, com o filtro de linha e ter um surto, irá queimar o varistor do filtro e não o da fonte.

Só troque sua fonte se ela estiver queimado ou fora da garantia. No seu caso com o uso do nobreak, não degradou o sistema de filtragem e sim o circuito da fonte, o que é pior porque é mais difícil de consertar e é mais caro.

Faça testes, ligue-a usando jump, descasque um fio nas duas pontas e coloque cada ponta uma no fio verde e outra no fio preto(qualquer preto).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Araujo Dutra 1010 disse:

@Hahn Canal Vou responder por partes, vamos lá.

''Mesmo que a tensão que entre varie a própria fonte tem capacidade de manter a saída constante. Certo?''

Sim, mesmo que a tensão varie de 90v~260v ela irá aguentar sem problemas nenhum.

O filtro de linha deve conter um varistor, ou seja, um protetor contra surtos na rede. Pois é certo que a fonte irá trabalhar entre 90~260v, mas se passar disso ela corre o risco de vir a queimar. Mas fontes que são boas geralmente vem com varistores nela mesma para proteger o resto do circuito. Digamos assim, com o filtro de linha e ter um surto, irá queimar o varistor do filtro e não o da fonte.

Só troque sua fonte se ela estiver queimado ou fora da garantia. No seu caso com o uso do nobreak, não degradou o sistema de filtragem e sim o circuito da fonte, o que é pior porque é mais difícil de consertar e é mais caro.

Faça testes, ligue-a usando jump, descasque um fio nas duas pontas e coloque cada ponta uma no fio verde e outra no fio preto(qualquer preto).

 

Então o ideal é um filtro de linha com aquele fusível, se passar da tensão que o fusível não aguenta, ele irá queimar não prejudicando a fonte, correto? E se ficar abaixo dos 90v o que acontece? porque aqui a energia não sobe, e sim ela cai.. Se diminuir desses 90v o que pode acontecer?

 

Obrigado pelo comentário! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hahn Canal Sim, se a tensão subir demais o fusível se rompe e não deixa passar pra fonte. 

Se ficar abaixo dos 90v ela irá apenas desligar, por conta da proteção. Creio que quando passa de 260v essa proteção desligue a fonte, mas é bom prevenir. o que queima qualquer aparelho é alta tensão e não baixa tensão, você pode ligar uma fonte chaveada em 220v e ligar ela em 127v, não vai funcionar bem e até pode não ligar, mas queimar não vai.

 

Recentemente aqui deu um apagão, as luzes ficaram piscando e o PC estava ligado. Ele não queimou, apenas desligou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, Hahn Canal disse:

Então o ideal é um filtro de linha com aquele fusível, se passar da tensão que o fusível não aguenta, ele irá queimar não prejudicando a fonte, correto? E se ficar abaixo dos 90v o que acontece? porque aqui a energia não sobe, e sim ela cai.. Se diminuir desses 90v o que pode acontecer?

 

Obrigado pelo comentário! :)

Se sua fonte for decente não vais ter problema algum...

Se a tensão da tomada ficar acima de 264 Volts sim a fonte poderia danificar, assim como 99% de equipamentos elétricos desde batedeira até escova de dentes elétrica.. 264 Volts significa uma tensão 20% maior que a mais alta tensão nominal, coisa dificílima de acontecer e se acontecer não será somente seu PC mas sim qualquer equipamento que estiver ligado na rede elétrica que poderá abrir as pernas...

Se a tensão ficar mais baixa que 90 Volts, se sua fonte for decente, ela ainda assim vai segurar seu PC ligado.

Confira ai esse teste que documentei: 

Esse teste mostra que mesmo com pouco mais de 30 Volts na entrada (isso mesmo, 30 Volts em vez de 90 ou 110 Volts) essa fonte usada conseguiu manter alguma oferta de energia ainda compatível com as necessidades de um PC. Coisas que só o PFC ativo consegue fazer..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller A minha fonte EVGA 500w 80plus é boa certo? Pelo que ví essa é uma marca recomendada.. Na caixa dela, ta escrito lá AC input 100-240.. Se o meu problema é de queda de tensão, se eu ligar a fonte na tomada 220 seria a melhor opção, pois teria que cair muito a tensão a ponto de chegar menos que 100v nela. Acabei de comprar um filtro de linha bivolt então se a tensão passar do limite máximo o fusível irá queimar. Meu pensamento esta correto? 
Antes de qquer coisa vou pegar um multímetro e ficar verificando a tensão durante um tempo e dai comento aqui qual o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Hahn Canal disse:

@faller A minha fonte EVGA 500w 80plus é boa certo? Pelo que ví essa é uma marca recomendada.. Na caixa dela, ta escrito lá AC input 100-240.. Se o meu problema é de queda de tensão, se eu ligar a fonte na tomada 220 seria a melhor opção, pois teria que cair muito a tensão a ponto de chegar menos que 100v nela. Acabei de comprar um filtro de linha bivolt então se a tensão passar do limite máximo o fusível irá queimar. Meu pensamento esta correto? 
Antes de qquer coisa vou pegar um multímetro e ficar verificando a tensão durante um tempo e dai comento aqui qual o resultado.

Na verdade a real especificação dessa fonte, e de todas as fontes Full Range, é poder operar de 100 a 240 Volts com tolerância de +_ 10%

100 menos 10% dá 90 Volts

240 + 10% resulta em 264 Volts, portanto o range da fonte, na prática é de 90 a 264 Volts..

 

Fusível queima se a corrente ultrapassar seu limite nominal de corrente, não de tensão. Não raras vezes os fusíveis são dimensionados a 100% a mais de corrente máxima prevista.. Desse modo, somente se a tensão da rede ultrapassasse em 100% aqueles 264 Volts.. Ou seja, 528 Volts, mais ou menos. Dai sua fonte já teria virado carvão, com muita fumaça..

Fusível só serve mesmo para prevenir que sua casa pegue fogo...

Você pode confiar mais em uma nota de R$3,00 que em um simples fusível..

Notadetresreais_zpsfa052d45.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 15/04/2018 às 23:32, Hahn Canal disse:

Qual melhor opção para usar com uma energia ruim?

Filtro de linha com DPS.

 

Em 15/04/2018 às 23:32, Hahn Canal disse:

Assisti o vídeo que você explica (eu acho que é você) sobre não utilizar estabilizadores..

Haha, quem dera. Aquele é o Gabriel Torres, fundador e dono do site. Sou apenas um dos membros da Staff.

 

Em 15/04/2018 às 23:32, Hahn Canal disse:

Consegui entender, foi muito bem explicado, bem simples de fácil entendimento.. Compreendi o porque meu pc reinicia, e me diz se estou certo. O melhor é liga direto na tomada, pois mesmo que a tensão que entre varie a própria fonte tem capacidade de manter a saída constante. Certo? Volto a pergunta, qual melhor opção pra eu utilizar aqui em casa? Filtro de linha? ou Direto na tomada? Minha fonte deve passar por uma checagem pra ver se esta tudo certo e só assim ver se é necessário efetuar a compra de outra. Correto? Se for necessário comprar outra compro essa mesma? Ou invisto em alguma melhor pra não ter problema em relação a energia ruim aqui de casa?

Como já explicado, sua fonte, que tem PFC ativo, consegue administrar sem problemas variações de tensão. Definitivamente é muito melhor ligar direto na tomada que em estabilizador ou nobreak vagabundo (esses aparelhos só atrapalham o trabalho da sofredora da fonte que foi ligada neles):

 

PpDjVKr.jpg?1

 

Em 16/04/2018 às 01:35, Hahn Canal disse:

Então o ideal é um filtro de linha com aquele fusível...

Filtros modernos, com bom projeto, não costumam usar fusível, mas sim micro disjuntor.

 

Em 16/04/2018 às 11:58, Hahn Canal disse:

Obrigado a todos.. Realmente quem não sabe acha que estabilizador e nobreak ajudam.. Muito interessante mesmo!! Obrigado mesmo gente!!

Infelizmente a maior parte das pessoas acham que essas pragas ajudam. Pobres das fontes, dá até pena.

 

Em 16/04/2018 às 17:11, Hahn Canal disse:

A minha fonte EVGA 500w 80plus é boa certo? Pelo que ví essa é uma marca recomendada...

Sim, é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...