Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
LTH

RESOLVIDO Informações para manutenção de fontes

Recommended Posts

Olá a todos. Recentemente comecei um curso de manutenção de informática, e um dos tópicos abordados é referente a manutenção de fontes, como trocar capacitor, fusível, etc. Em fontes no qual já não é coberta pela garantia, ao ter um capacitor danificado por exemplo, compensaria fazer a troca? Referente a essa manutenção, a título de aprofundar conhecimento, ao fazer teste de continuidade no multímetro, alguém saberia me explicar se os seguintes componentes da fonte (capacitor, fusível, diodo, bobina, resistor) podem ter "beep" ou não e por que?

 

Do meu limitado conhecimento, entendo que como capacitor armazena carga, ao fazer teste de continuidade, não pode ter beep, pois se houver, indica que o capacitor está em mal estado, no qual a carga está saindo, gerando curto; e nesse caso, seria necessário trocar.

 

Para fusível, teria que ter beep, indicando que há passagem da corrente; a sua ausência indica que não está passando corrente, ou seja, em mal funcionamento e seria necessário trocar. Com a mesma lógica para fios, bobina, diodo e resistor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O beep indica continuidade, uma resistência baixa. Deve haver beep em fusíveis e bobinas. Para resistor meça a resistência e compare com o valor indicado pelas faixas coloridas. Para diodos e capacitores veja no youtube como testar usando o multímetro.

 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Entendi, obrigado. Da minha explicação referente ao teste no fusível e capacitor, estaria correto ou equivocado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Do fusível está correto. Quando não há passagem de corrente, não há continuidade, dizemos que o circuito está aberto. O fusível é um fio bem fino que se funde quando circula uma corrente superior a sua capacidade.

 

Do capacitor está errado. O capacitor vai receber corrente do multímetro e assim que estiver carregado se comporta como circuito aberto. É uma característica particular desse componente, então assista os vídeos. E o diodo tem que apresentar resistência baixa em um sentido e infinita no outro. Também pode estar em curto ou aberto.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×