Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Daniellbs

HD primario queimou, como recuperar GRUB

Recommended Posts

Fala pessoal,

 

meu HD primario acabou de dar pau, nele estava instalado o windows somente, com o linux em outro HD. Mas como provavelmente perdi o MBR, o pc nao detecta o linux e assim fica eternamente na BIOS. Existe uma forma de recuperar o grub sem ter q reinstalar o linux? E caso eu recupere, se eu conseguir reaver o HD do windows que deu pau, eu consigo voltar com a grub anterior e reutilizar o MBR do HD antigo?

Abs,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Daniellbs tem várias maneiras, mas a mais fácil é iniciar o pc com um cd/pendrive bootável do seu linux. Dê o boot pelo pendrive e quando aparecer a tela do linux diga que você quer testar a distribuição. Aí você vai chegar a um linux funcionando direitinho, mas no pendrive.

Lá abra um programa chamado discos e em dispositivo veja o nome do seu hd (deve ser sda)

Aí você precisa montar esse HD, pode ser pelo próprio programa discos, ou, se for o ubuntu, é só abrir o hd na barra à esquerda e depois fechar de novo que ele estará montado.

Ai abra um terminal, digitando control+alt+T

no terminal digite:

sudo grub-install  /dev/sda

e tecle enter

quando terminar, é só reiniciar

 

E sim, se você conseguir reaver o HD é só entrar no seu linux, com o outro HD conectado, abrir um terminal

e digitar sudo update-grub e teclar enter

você não vai "voltar" ao seu grub original, mas terá um grub que reconhece os dois sistemas e te permite dar boot nos dois.

 

 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Arutha Muito obrigado pela resposta! Vou fazer isso assim q possível.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá @Arutha , eu fiz o passo a passo que você falou mas deu erro quando eu executo qualquer comando do grub-install, este aqui:

 

grub-install.real: error: failed to get cannonical path of '/cow'.

 

O que pode ser isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 08/05/2018 às 20:05, Daniellbs disse:

Olá @Arutha , eu fiz o passo a passo que você falou mas deu erro quando eu executo qualquer comando do grub-install, este aqui:

 

grub-install.real: error: failed to get cannonical path of '/cow'.

 

O que pode ser isso?

 

@Daniellbs do que eu olhei nos fóruns, isso quer dizer que você está tentando instalar o grub numa partição ou disco que não está montado ou está montado sem que você tenha permissões para mexer nele (o que é possível se seu windows era o 10).

Achei várias receitas, mas estão em inglês. Tem um post antigo no vivaolinux que dá a receita principal (a dica do luisrcs) e sugere como opção usar um programa que chama bootrepair. Dê uma olhada lá.

https://www.vivaolinux.com.br/topico/Linux-Mint/Problemas-no-GRUB-2

Eu já usei o boot repair com resultados mistos (você pode instalar na sessão live do ubuntu), mas é uma opção sim. Lembre de ativar a opção de fazer backup.

Se seu inglês der pro gasto, aqui tem um post com instruções de linha do comando!

https://askubuntu.com/questions/88384/how-can-i-repair-grub-how-to-get-ubuntu-back-after-installing-windows?noredirect=1&lq=1

 

Espero que funcione! Se o HD estiver inacessível ou você não tiver permissões (o cenário que eu mencionei no começo), vokte que a gente tenta alguma coisa (é que aí é mais complicado e dá uma preeeguiça rssss)

 

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×