Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD primario queimou, como recuperar GRUB


Daniellbs

Posts recomendados

Fala pessoal,

 

meu HD primario acabou de dar pau, nele estava instalado o windows somente, com o linux em outro HD. Mas como provavelmente perdi o MBR, o pc nao detecta o linux e assim fica eternamente na BIOS. Existe uma forma de recuperar o grub sem ter q reinstalar o linux? E caso eu recupere, se eu conseguir reaver o HD do windows que deu pau, eu consigo voltar com a grub anterior e reutilizar o MBR do HD antigo?

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniellbs tem várias maneiras, mas a mais fácil é iniciar o pc com um cd/pendrive bootável do seu linux. Dê o boot pelo pendrive e quando aparecer a tela do linux diga que você quer testar a distribuição. Aí você vai chegar a um linux funcionando direitinho, mas no pendrive.

Lá abra um programa chamado discos e em dispositivo veja o nome do seu hd (deve ser sda)

Aí você precisa montar esse HD, pode ser pelo próprio programa discos, ou, se for o ubuntu, é só abrir o hd na barra à esquerda e depois fechar de novo que ele estará montado.

Ai abra um terminal, digitando control+alt+T

no terminal digite:

sudo grub-install  /dev/sda

e tecle enter

quando terminar, é só reiniciar

 

E sim, se você conseguir reaver o HD é só entrar no seu linux, com o outro HD conectado, abrir um terminal

e digitar sudo update-grub e teclar enter

você não vai "voltar" ao seu grub original, mas terá um grub que reconhece os dois sistemas e te permite dar boot nos dois.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 08/05/2018 às 20:05, Daniellbs disse:

Olá @Arutha , eu fiz o passo a passo que você falou mas deu erro quando eu executo qualquer comando do grub-install, este aqui:

 

grub-install.real: error: failed to get cannonical path of '/cow'.

 

O que pode ser isso?

 

@Daniellbs do que eu olhei nos fóruns, isso quer dizer que você está tentando instalar o grub numa partição ou disco que não está montado ou está montado sem que você tenha permissões para mexer nele (o que é possível se seu windows era o 10).

Achei várias receitas, mas estão em inglês. Tem um post antigo no vivaolinux que dá a receita principal (a dica do luisrcs) e sugere como opção usar um programa que chama bootrepair. Dê uma olhada lá.

https://www.vivaolinux.com.br/topico/Linux-Mint/Problemas-no-GRUB-2

Eu já usei o boot repair com resultados mistos (você pode instalar na sessão live do ubuntu), mas é uma opção sim. Lembre de ativar a opção de fazer backup.

Se seu inglês der pro gasto, aqui tem um post com instruções de linha do comando!

https://askubuntu.com/questions/88384/how-can-i-repair-grub-how-to-get-ubuntu-back-after-installing-windows?noredirect=1&lq=1

 

Espero que funcione! Se o HD estiver inacessível ou você não tiver permissões (o cenário que eu mencionei no começo), vokte que a gente tenta alguma coisa (é que aí é mais complicado e dá uma preeeguiça rssss)

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...