Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o windows mais leve para se usar com HD normal ? 7, 8 ou 10?


Posts recomendados

Estou fazendo essa pergunta, pois atualmente estou utilizando o windows 10 home, e estou achando o sistema super lento, por exemplo quando estou instalando algum programa, sinto que o sistema fica muito lento, demora muito para abrir as coisas, principalmente depois que eu deixo o pc ocioso durante muito tempo, quando tento usar, demora simplesmente uns 30 segundo para abrir o windows Explorer.

 

É bom lembrar que meu HD é novo, foi comprado a menos de 1 mês, e isso já acontecia no outro HD que eu estava usando, será que para rodar liso o win 10 é necessário um SSD ? lembro que isso não acontecia quando eu utilizava windows 8.1 a muito tempo atrás no meu antigo pc.

 

Minha config:

Processador: Pentium G4560 @ 3,50Ghz
Memória: Dois pentes de 4GB DDR4 2133 Kingston HyperX Fury
placa-mãe: Asrock h110m-hg4
Fonte: Corsair VS 400 (nova)
HD: WD WD10EZEX (novo)
VGA : Gigabyte GTX 1050 (nova)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, tenho um pc relativamente mais fraco de uns 4 anos atrás e uso o W10 e roda tranquilamente sem travamentos, as vezes trava mas é por programas pesados, veja se não é excessos de programas rodando em segundo plano no Gerenciador de tarefas na mesma janela vá na aba Inicializar e ative apenas o que é necessário, caso não seja desative-o.

-Tecle Windows+R> msconfig >Enter> Inicialização do sistema- Opções avançadas... em Número de processadores selecione o máximo que tiver, em memória máxima podes usar 8192 ou deixar desmarcado. Reinicie

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@leonardo162 Bom dia

 

Sua máquina é muito boa é para rodar o windows 10 de maneira rápida, e uma pergunta você costuma fazer limpeza no disco periodicamente?

Faz limpeza de disco, usa um bom anti virus, porque ficar baixando programas do torrents já sabe.

Uma coisa que deixe a máquina lenta no W10 é quando o acesso do HD está direto em 100%, tente fazer alguns desses processo para ver se melhora.

 

Att Ejf

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@leonardo162 Bom dia

 

Sua máquina é muito boa é para rodar o windows 10 de maneira rápida, e uma pergunta você costuma fazer limpeza no disco periodicamente?

Faz limpeza de disco, usa um bom anti virus, porque ficar baixando programas do torrents já sabe.

Uma coisa que deixe a máquina lenta no W10 é quando o acesso do HD está direto em 100%, tente fazer alguns desses processo para ver se melhora.

 

Att Ejf

 

 

Então amigo, esse HD é novo sistema recém instalado, tem menos de 1 mês que comprei esse hd na loja que explode, e está com pouca coisa instalada, praticamente nada rodando em segundo plano. Desde que comecei a usar o windows 10, eu acho ele meio lento, se comparado ao windows 8.1 que eu usei durante muito tempo, porém eu pensava que o motivo da lentidão, era o meu antigo HD de 500gb, que era muito antigo .. mas hoje mesmo com o hd novo, eu sinto o sistema pesado,coisa que não acontecia no win 8.1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, leonardo162 disse:

 

Então amigo, esse HD é novo sistema recém instalado, tem menos de 1 mês que comprei esse hd na loja que explode, e está com pouca coisa instalada, praticamente nada rodando em segundo plano. Desde que comecei a usar o windows 10, eu acho ele meio lento, se comparado ao windows 8.1 que eu usei durante muito tempo, porém eu pensava que o motivo da lentidão, era o meu antigo HD de 500gb, que era muito antigo .. mas hoje mesmo com o hd novo, eu sinto o sistema pesado,coisa que não acontecia no win 8.1.

HD novo nem sempre é sinônimo de ser perfeito, mesmo novo eu gosto de verificar se existe algum tipo de erro de duas maneiras.

Verificar se existe algum erro usando o Aida64, e o scandisk do windows (chkdsk /x /r).

O acesso ao HD está normal ou está em 100%.

O windows está atualizado, você usa anti vírus. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

HD novo nem sempre é sinônimo de ser perfeito, mesmo novo eu gosto de verificar se existe algum tipo de erro de duas maneiras.

Verificar se existe algum erro usando o Aida64, e o scandisk do windows (chkdsk /x /r).

O acesso ao HD está normal ou está em 100%.

O windows está atualizado, você usa anti vírus. 

 

Então amigo, a primeira coisa que eu faço quando compro um HD, é executar um teste completo no HD tune, tanto de benchmark quanto de procura de erros, e esse HD está perfeito. Sobre o HD ficar a 100% de uso direto, isso não acontece, o que acontece é que eu sinto o sistema um pouco lento, como eu disse se eu estiver instalando algum programa ou jogo, o pc fica lento para abrir até mesmo o windows explorer.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Parece ser um problema de drivers, já que a perda de desempenho parece ocorrer quando um hardware é acionado. Verifique se os drivers estão atualizados, no vídeo sugerido pelo Edvaldo ele menciona essas atualizações, inclusive checar se a configuração do disco está em modo AHCI e não IDE.

 

Quando ocorrer a perda de desempenho, abra o gerenciador de tarefas na aba processos e veja se ocorre gargalo no HD ou processador.

 

Verifique também se o Windows está atualizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Viny disse:

Parece ser um problema de drivers, já que a perda de desempenho parece ocorrer quando um hardware é acionado. Verifique se os drivers estão atualizados, no vídeo sugerido pelo Edvaldo ele menciona essas atualizações, inclusive checar se a configuração do disco está em modo AHCI e não IDE.

 

Quando ocorrer a perda de desempenho, abra o gerenciador de tarefas na aba processos e veja se ocorre gargalo no HD ou processador.

 

Verifique também se o Windows está atualizado.

 

O windows está totalmente atualizado, e todos os drivers da placa-mãe, vga e etc também estão instalados e atualizados.

 

Sobre a opção de AHCI e IDE, procurei bastante na BIOS porém não encontrei essa opção, será que ela ainda existe nas novas placa-mãe ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...