Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Gabriel T.I

C Alguém pode me ajudar com esses 2 exercícios !! Muito grato !!

Recommended Posts

Segue os 2 exercícios.

 

Ex.01) Considerando a execução do algoritmo abaixo, responda ao que se pede nos itens a e b.

 

 ex2.jpg.cb43664e2d2129af39c025c87437ad1f.jpg

 

a) Apresente os dados dos vetores vetA e vetB ao término da execução da linha 12.

B) Apresente os dados dos vetores vetA e vetB ao término da execução da linha 19.

 

Exe.02)

 

ex3.thumb.jpg.c2c53cc07737f4e6c00824a72765bc49.jpg

 

Muito grato a quem puder me ajudar, Valeu gente !!

 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Gabriel T.I    no exercício 1 tem um erro de syntaxe na linha 7 ,   nesta linha está escrito i  , 2   mas teria que ser i  mod 2   e esse código parece ser para rodar no visualg  ,  já o exercício 2 parece ser do  portugol studio,   então você precisa usar tal programa para visualizar o resultado  e ter a resposta das questões  .  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Gabriel T.I Tem que ser mais específico, afinal me parece que deseja que alguém faça-o por você e assim não vai aprender. Se me equivoquei e não foi isso, basta seguir o que o @devair1010 instruiu no final, ou seja, procurar um programa e executar o código. Vou lhe dar o pontapé inicial no exercício 1, basta apenas repetir a logica para a linha 19.
 

#include <stdio.h>

int main(){
    int vetA[10],vetB[10], i;

    for(i=0;i<10;i++){
        vetB[i] = 0;
        if(i % 2 == 0)
            vetA[i] = i;
        else
            vetA[i] = 2 * i;
    }

    printf("Linha 12:\n[ A ]  [ B ]\n");
    for(i=0;i<10;i++)
            printf("%3d%7d\n", vetA[i], vetB[i]);
  
  	return 0;
}

Apenas um adendo, o programa não possui uma estrutura complexa e muito menos extensa, qualquer pesquisa no Google pode resolver a sua dúvida. Porém, se há problema em entender o código, seria interessante revisar o conteúdo que estudou em logica de programação.

Editado por Kelvin Isael Seibt
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Gabriel T.I @Gabriel T.I O fonte do programa está em VisualG ... Qual é a ideia ? Fazer o teste de mesa dele e validar o algoritmo ? Ou convertê-lo para C ? 

 

adicionado 18 minutos depois

Dica para analisar o algoritmo do exercício 1 (dica, quando tiver mais de um exercício, poste-os em tópicos separados, não tenha preguiça ok ? não paga por post).


Primeiro, o programa pra valer começa na linha 5. Antes dessa linha só tem declaração de variáveis, por acaso, algumas inteiras e dois vetores de 10 elementos inteiros cada um.

 

Logo de cara o programa tem um laço "para". Sempre que encontrar um laço "para", analise qual a faixa de valores que a variável de controle vai ter. Perguntas : Qual é a variável de controle nesse laço ? Qual a faixa de valores que essa variável terá dentro do laço ? Pense nisso, tenha isso em mente.


Agora analise o miolo desse primeiro "para". Quais variáveis estão do lado esquerdo das atribuições ? Em outras palavras, quais variáveis serão afetadas dentro do laço "para" ? Dica: são duas variávies, por acaso, vetores. Uma é afetada sempre do mesmo jeito, outra é afetada hora de jeito, hora de outro... o que faz com que ela mude ? E porque ? E qual o efeito ? Analise o miolo do laço para. Quais são elas ? Como são afetadas ? QUal é a regra de formação dos elementos de cada vetor afetado? Um vetor tem uma regra bem simples, o outro a regra é menos simples. Reflita sobre isso.

 

Depois do primeiro "para" vem outro laço "para" só que com um enquanto dentro. Faça a mesma análise, comece com o laço "para" de fora e depois analise o enquanto. Laços "para" são mas fáceis de analisar porque eles são sempre (ou pelo menos na maioria das vezes) com uma variável só de controle e com uma quantidade pré-definida (na maioria das vezes). Já o enquanto ... bom, "enquanto" é muito poderoso justamente por ser muito flexível .. .e muito causador de loops infinitos :) Fique ligado nos "enquantos". Nesse caso , o resultado da análise de como os vetores foram afetados no primeiro "para" vai ajudar a entender como o "enquanto" funciona.

 

Agora um comentário sobre o que @devair1010 escreveu. Está certíssimo. Converta o programa para alguma linguagem e rode o programa. Já que ele num tá em VisualG, nem em Portugol, então converte logo para C. Afinal, estamos num fórum sobre C, tente no http://repl.it e roda para ver o que o programa faz.  Isso sempre é válido, as vezes é necessário porém não é suficiente 100% dos casos. Ora, se você não sabe o que o programa deve fazer, como saber se o resultado que ele produzir é o correto ? Se considerar que vai ter que converter, pode ter algum erro de digitação durante a conversão, ou erro de programação mesmo. O programa vai dar um resultado e você não sabe se é o certo ou não.

Nesse exercício 1, converter, rodar e ver o resultado, vai adiantar nada ! A ideia do exercício é que você entenda COMO o programa fez o que fez e não O QUE o programa fez. Se você conseguir rodar o programa e ver o resultado, que por acaso é um resultado muito sem graça, você pode chegar a conclusão nenhuma.

 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só com muito esforço alguém consegue relacionar essa questão com linguagens-C!

@Gabriel T.I 

Em 17/04/2018 às 11:29, Gabriel T.I disse:

Ex.01) Considerando a execução do algoritmo abaixo, responda ao que se pede nos itens a e b.

Penso que o Prof. quer sua imaginação (inteligencia) atuando no problema.

Ele diz dizendo: Com teu conhecimento de lógica e algorítimo , simule a execução disso e ... Será que sabes de lógica / algorítimo ?!!!:P

 

Esquece like-C :thumbsup:!

Editado por AnsiC
Correção
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×