Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Plástico de isolamento para estatores


FelipeZ.

Posts recomendados

Boa noite! 

A uns dias atrás o estator (gerador) do motor da minha moto disse adeus a esse mundo, i.e. pegou fogo. Após retirar ele do motor estou na missão de recuperar ele, acontece que quando eu fui tirar as espirras torradas, elas derreteram aquele plástico que tem por cima da armação metálica do estator, ou seja, o plástico teve que ser retirado também, me sobrando só a armação metálica laminada dele. 

O que eu gostaria de saber é se alguém poderia me dizer algum tipo de plástico, resina, epoxy, ou algo do gênero que eu possa usar pra refazer essa cobertura plástica do estator, pensei nos epoxys usuais mas acontece que esse estator vai dentro do motor, em contato com o óleo quente, e o material usado pra fazer esse isolamento teria que aguentar cerca de 200°C. Alguém tem alguma sugestão do que eu poderia usar pra refazer essa cobertura? pode ser até um esmalte, ou algo assim.

Passei um bom tempo pesquisando que tipo de material se usa pra fazer esses rebobinamentos, mas não achei conteúdo fiável sobre isso, se vocês puderem me dar uma luz no assunto eu ficaria muito agradecido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FelipeZ. trabalho com módulos de ignição programáveis de competição para motos 2T e ja fiz alguns trabalhos com estatores banhados a óleo. Após enrolar, você deve usar uma fita para isolar as bobinas do verniz ou resina, para facilitar a manutenção e retirar depois se preciso, é aquele durex colorido, mas próprio pra alta temperatura, o pessoal usa muito esparadrapo, pois é poroso e o verniz gruda nele.

 

Quanto ao verniz, o que vejo por ai é o pessoal usar ate verniz de madeira.... acredite! mas eu uso resina acrílica cristal, fica rígida quando seca, suporta calor e ela tem uma resistência a expansão boa, pode ficar "borrachuda" com menos catalisador. A temperatura aguenta fácil 300 graus sem rachar, esmalte comum de unha não serve, ele com calor e expansão da bobina racha e solta, tem que ser uma resina ou verniz flexível!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas informações! Então, o que eu estou procurando refazer eh a parte plástica que recobre o metal do estator, na qual você enrola o fio sobre (a parte verde na imagem abaixo). Acontece que o meu estator derreteu ao ponto de não sobrar nada do plástico original, então estava procurando algo que eu pudesse usar pra refazer isso. Como você mencionou que a resina acrílica aguenta uns 300°C acho que eu consigo fazer moldes pra formar o acrílico na pecinha de plástico que eu preciso pra enrolar as bobinas. Você tem uma marca específica que você usa, ou qualquer resina acrílica deve servir? 

Pra isolamento final eu vou banhar em verniz próprio pra transformadores, provavelmente um classe H, pra aguentar a temperatura, e depois talvez enrolar uma fita Kapton por cima da bobina.

images (88).jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FelipeZ. se sua intenção for aprender para fazer mais a resina é a mesma de encapsulamento eletrônico, ou a cristal você isola também, eu faço alguns sensores que ficam em contato com etanol e alguns com calor também, se você quiser um estator usado tenho contato de um mecânico que tem vários em sua oficina e deve pedir um preço bem barato: nicola recomparts: 11 3221-5245

 

Existe os moldes pra injeção de plastico, essas mesas são injetadas, mas um molde so vai pagar bem caro, ou pode fazer o molde em silicone e usar a resina pra recobrir tudo se quiser que fique bonito, se não, pode aplicar com pincel mesmo !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço muito pela disponibilidade em ajudar! 

Na realidade estou rebobinando ele por que se trata de um motor de CRF450X que usamos em um protótipo de Fórmula SAE, e como toda moto importada com poucos exemplares no Brasil a peça nova custa horrores, cerca de 1300 reais nova, então vou refazer esse que temos mesmo.

Além do mais, como o motor usa injeção eletrônica atualmente eu não preciso mais das bobinas de campo, então vamos rebobinar ele pra trifásico (originalmente eh bifásico) pra aumentar um pouquinho a potência de saída, os cálculos pra isso foram feitos por um pessoal especializado hahahaha Mas ainda preciso resolver o pepino do isolamento da armação que não existe atualmente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Felipe Z, taxmbém estou com o mesmo problema. Meu estator queimou e já é o terceiro que troco. Preciso de uma resina isolante de qualidade e que suporte altas temperaturas. O que você conseguiu descobrir com sua pesquisa. Por favor manda uma luz!!! Qual a melhor resina que você descobriu. Pretendo ainda ver se misturo argila refratária.

Se você puder me ajudar...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...