Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro problemas na programação Mikroc usando microcontrolador 18F1320


Posts recomendados

Boa noite.

Estou aprendendo a utilizar o programa MikroC para a família 18F

com um projeto básico pra teste cheguei em um ponto que não encontrei a solução

não consigo achar o comando certo para usar uma uma porta B como entrada.

Peço uma ajuda com este problema.

o programa que montei para teste foi este:

 

void main()
{
  ADCON1 = 0x0f;       //define como digitais
  TRISB = 0b11110011 ;
  TRISA = 0b11111101 ;
  osccon = 0b01101110 ;     //valor da frequência trabalhar 4 mhz

  RB0_bit = 0x00;
  RA7_bit = 0x00;
 
 // piscar led indicando inicio programa
 delay_ms(900);
 lata.Ra1 = 1;
 delay_ms(100);
 lata.RA1 = 0;
 latb.RB3 = 1;

 //inicio loop infinito


        while(1)
        {
        if(RA7_bit == 1) //quando botão 1 acionado alterar estado das saídas
          {                            
              lata.RA1 = ~ lata.RA1;
              latb.RB3 = ~ latb.RB3;
              delay_ms(500);
          }
          if(RB0_bit == 1) //quando botão 2 acionado alterar estado das saídas
          {                            
              lata.RA1 = 1;
              latb.RB3 = 1;
              delay_ms(1000);
              lata.RA1 = 0;
              latb.RB3 = 0;
          }
        }
}

//fim do programa.

 

No botão 1 o programa funciona perfeitamente.

Mas no botão 2 não consigo que ele execute a função.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, anderson oli disse:

o comando certo para usar uma uma porta B como entrada

Amigo isso é simples. O registro TRISB controla: em 1: entrada, em 0: saída. Se achar que deve dê uma olhadela no datasheet e confirme,... por gentileza.

Publique também teu esquema. Pode ser hw e não só sw.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bateu na trave amigo. Mas ainda não é isso. Talvez o sistema esteja meio perdido (=nós) .