Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

Recommended Posts

Olá, tenho um pc com os seguintes componentes:

1-Core i5 4440 3.3ghz(turbo)

2-Mobo B85MG

3-8 GB DDR3 PC3-12800 ( 2*4)

4-Windows 10/64 em ssd de 60gb

5-Steam(apk) em hd seagate barracuda 1tb

6-Fonte Corsair cx 600w

7- galax gtx 1060 6gb oc.

Montei a Pouco tempo com a intenção de ser o meu "console". O pc está rodando tudo, todavia, sinto um pequeno engasgo no frametime as vezes. Em observação de Riva Tuner o processador e a gpu atuam quase sempre na mesma proporção, então, não tenho certeza se pode ser gargalo.

Não pretendo trocar de geração, vou continuar com soquete 1150, seria melhor gastar dinheiro com um i7 4770? Aumentar Ram? overclock via aplicativo fsb no 4440? ou deixar tudo como está? ou outro i5 com mais clock? ou outra ideia nova?

Obs: desejo o mínimo possível para rodar fullhd em boa qualidade, se possível sempre a 60hz.

Agradeço antecipadamente as possíveis ajudas.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como estão as % de uso das mesmas? CPU e GPU? A GPU deve ficar por volta de 99% e a CPU deve ficar um pouco mais abaixo, tipo uns 50% se for potente o suficiente para só segurar a placa, mas tem casos que fica 99% junto com a VGA que é quando já está no limite;

Não entendo muito de gargalo mas acho que pode estar havendo um ai, você está querendo jogar em FULL HD e acho que é isso o problema de estar dando as travadas, tente diminuir a resolução e veja se continua.

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Sampaionosoul Bem vindo ao Fórum.

Esses engasgos no frametime que você observou é causa direto das 4 threads, pois a 1060 6Gb é suficiente para rodar a maioria dos games em FHD no Ultra.

Alguns jogos mais complexos(mundo aberto por exemplo) exigem muito do processador, e as 4 threads do i5 acabam sendo insuficientes.

O problema é que BR é meio tanto e cobra/paga caro em processadores antigos, mas que ainda são bons. O preço do i7 4770 hoje está por volta do preço do i5 8400, que é equivalente ao 7700.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
33 minutos atrás, .Solutionn. disse:

Como estão as % de uso das mesmas? CPU e GPU? A GPU deve ficar por volta de 99% e a CPU deve ficar um pouco mais abaixo, tipo uns 50% se for potente o suficiente para só segurar a placa, mas tem casos que fica 99% junto com a VGA que é quando já está no limite;

Não entendo muito de gargalo mas acho que pode estar havendo um ai, você está querendo jogar em FULL HD e acho que é isso o problema de estar dando as travadas, tente diminuir a resolução e veja se continua.

Fica parelho, 80% gpu 70%cpu  as vezes 90% cpu 98%gpu

adicionado 3 minutos depois
22 minutos atrás, Pietro Luigi disse:

@Sampaionosoul Bem vindo ao Fórum.

Esses engasgos no frametime que você observou é causa direto das 4 threads, pois a 1060 6Gb é suficiente para rodar a maioria dos games em FHD no Ultra.

Alguns jogos mais complexos(mundo aberto por exemplo) exigem muito do processador, e as 4 threads do i5 acabam sendo insuficientes.

O problema é que BR é meio tanto e cobra/paga caro em processadores antigos, mas que ainda são bons. O preço do i7 4770 hoje está por volta do preço do i5 8400, que é equivalente ao 7700.

seria melhor eu vender o kit e comprar um ddr4 com um i5 de 6 núcleos? Ou partir pra um ryzen 5 1400 ou até um fx 8300? O que você faria nesse caso pra diminuir os engasgos? O i7 4770 eu acho ele a base de troca: meu i5 +R$400 aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Compra um i7 4770 e depois vende o i5 4440, vai gastar menos que investir em plataforma nova e ainda resolve o seu problema de gargalo.

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
42 minutos atrás, Sampaionosoul disse:

fx 8300?

Nãoooooooooooooo. É uma Bilada, Cino.

seria melhor eu vender o kit e comprar um ddr4 com um i5 de 6 núcleos? Ou partir pra um ryzen 5 1400... O i7 4770 eu acho ele a base de troca: meu i5 +R$400 aqui.

Olha mano, vai muito do teu orçamento e pretensões... o i7 4770 ainda leva muitos games.
Apesar que já estamos vendo a industria de games começarem a utilizar bem múltiplos cores/threads, mas ainda acho que esse i7 4770 ainda aguenta um tempo.

Se o teu orçamento permitir, vai pro i5 8400(6/6)+H310 ou pula direto pro R5 2600(6/12)+B450 que terá o dobro de threads e ainda a possibilidade de overclock.

O que você faria nesse caso pra diminuir os engasgos?

Sobrecarrega a GPU, aumenta pro ULTRA, Sincronização vertical, resolução e etc...

PS: você ta com o Windows Update ativado? Instalou as correções pra Meltdown/Spectre?
Tenho visto bastante gente reclamando que perderam desempenho por conta dessas correções se segurança, eu mesmo desinstalei!

Editado por Pietro Luigi
  • Curtir 1
  • Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

Coloquei o i7 4770, resolveu. Depois tem gente que desacredita de gargalo. O problema agora é outro: ele é mais esquentadinho que o i5, vou ter que gastar uns 50 conto com um cooler melhorzinho. Valeu.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
17 minutos atrás, Sampaionosoul disse:

Coloquei o i7 4770, resolveu. Depois tem gente que desacredita de gargalo. O problema agora é outro: ele é mais esquentadinho que o i5, vou ter que gastar uns 50 conto com um cooler melhorzinho. Valeu.

Hj em dia, somente 4 threads pra games é pouco, e a tendência é cada ano mais exigirem mais.

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais