Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mosfet To92 barato para 5v a 12v. qual usar?


Posts recomendados

Bom dia,

Gostaria de saber modelos de Mosfet canal N (involucro: To92) barato para trabalhar com voltagens de 5v a 12v.

O uso seria somente para chavear relês nesta faixa de voltagens.

Pesquisei alguns modelos mas encontrei uns na faixa de 6 reais... ficará muito caro para meus projetos... existe algum mais barato?

 

Meu objetivo com isso e substituir minha atual pratica de usar transistores e resistores limitadores de base.

Com estes mosfets acho que vai ter menos cálculos para se fazer, e medo de queimar os transistores caso eu erre em algum cálculo do resistor da base.

 

Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
17 minutos atrás, BloodCeltics Lopes disse:

minha atual pratica

Já a minha lhe orienta a manter os transistores mesmo. Mais barato, fácil de achar, nada difícil de usar com relés, sem medo de queimar (mosfet + chance de queima: estática p.ex.), quase zero de cálculos (de fato zero mesmo bastando menos de 1 desnecessário clique no google). Ou seja... daqui de onde estou sua preocupação pra este caso não procede de maneira alguma. Tenta outra... ou aguarde opinião de verdade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não compensa usar mosfet para acionar um relé. 

A maioria deles precisa de 10V pra entrar em condução, quase a mesma tensão do relé. A diferença é que a corrente é praticamente zero. 

Fico no transistor mesmo, com míseros 0,7V já está acionado. 

Mas se quiser usar siga o conselho do amigo @rjjj e compre o 2N7000, o problema é que não se acha tão fácil pra comprar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BloodCeltics Lopes

 

 

Os MOSFETs precisam de proteção contra ESD, mas a questão da tensão VGS(ON) é totalmente relativa do ponto de vista elétrico. Na folha de dados do 2N7000, há garantia de VDS(ON) = 0,14 V e ID = 75 mA quando VGS(ON) = 4,5 V.

 

 

 

Então, dependendo da corrente nominal na bobina do relé, o 2N7000 poderia sim ser acionado com 5 V F5Rua4D.gif !

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, rjjj disse:

@BloodCeltics Lopes

 

 

Os MOSFETs precisam de proteção contra ESD, mas a questão da tensão VGS(ON) é totalmente relativa do ponto de vista elétrico. Na folha de dados do 2N7000, há garantia de VDS(ON) = 0,14 V e ID = 75 mA quando VGS(ON) = 4,5 V.

 

 

 

Então, dependendo da corrente nominal na bobina do relé, o 2N7000 poderia sim ser acionado com 5 V F5Rua4D.gif !

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Valeu, obrigado pela explicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...