Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
HUMBERTOH

Dois canais com a placa-mãe ASUS H81M-C/BR

Recommended Posts

adicionado 7 minutos depois

Clareza numa Análise:

Olá a todos,

Preciso trocar de Placa por uma simplezinha (v, abaixo) e que seja DDR3 (necessariamente) 

A Análise citada abaixo não deixa claro

se posso usar minhas 2 DDR3  de 4 + 8 = 12. 
Me deu a impressão, pelas limitações no texto da análise, que teria que ser um par de capacidades" idênticas " (sic.) entre si. Assm: 4 + 4, ou 8 + 8 DDR3 (não quero perder minhas Kingston Fury 8 com 4 ) . Minha Fonte pifou e era uma ASUS muito parecida com esta, mas melhorzinha (tabém foi analisada pelo CDH). 

Solicito ajuda.

E sugiro que textos da equipe do CDH escrevam com absoluta clareza. Pois creio que o CDH não pretende se dirigir somente a iniciados e que saibam decifrar certas siglas comuns em muitos comentários.

...........
-- "A ASUS H81M-C/BR tem dois soquetes de memória. Você poderá instalar até 16 GiB nesta placa-mãe se utilizar dois módulos de 8 GiB.'
--"Para habilitar o modo de dois canais, você deve instalar dois módulos de memória idênticos."
--"apenas dois soquetes de memória (onde você deverá obrigatoriamente usar dois módulos de memória idênticos para habilitar o modo de dois canais)" 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/placas-mae/placa-mãe-asus-h81m-c-br-r36481/

--------------------------------------------------------------------------------

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@HUMBERTOH Você está misturando as coisas um pouco, não tem essa de:

Citação

(...)  trocar de Fonte por uma simplezinha e que seja DDR3 (necessariamente) 

Primeiro, fonte é o que irá alimentar o seu pc como um todo, ela não tem barramento igual ram que é ddr3 ou placa de vídeo que é GDDR3, por exemplo.

Fonte é o item do pc que nunca se deve economizar, então não dá para pegar qualquer fonte do mercado e colocar no pc achando que é uma maravilha, pois se ela é vagabunda irá comprometer o funcionamento do pc e será pior depois.

O pc do tópico citado é muito inferior e nota-se no site anunciado  que não tem nenhuma informação da placa-mãe, então usar aquele tópico com duvida de outro usuário e recente não irá servir muito bem.

O que você realmente procura é uma placa-mãe parece, se sim, você precisa informar sua configuração completa para que possa ser lhe recomendado algo, e também precisa dizer quanto pretendo gastar, pois isso é a parte mais importante.

Você pode tranquilamente manter suas memórias atuais, não tem problema algum, usar 2 memórias idênticas é mais para pc que irá ser usado com games e vídeo onboard(sem placa de vídeo), que nesse caso pode ser preciso ter o dual channel ativo(dois canais de memória em conjunto.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem razão, é sobre Placa-Mãe. Cansaço. Mas uma leitura menos apressada poderia detectar meu engano. a Placa (e é a placa que coloquei em questão).

Fonte tem relação com tudo, sei disso depois de anos e anos de estudo e prática,

Grato.

O editor Chefe na análise de 2015 e nas especificações falam, sim, que há espaço para 2 pentes, e eu já tenho os pentes, aí começa a confusão

Minha placa pifou e era muito parecida com a da análise.

Pra meu perfil foi excelente

(a parecida https://www.asus.com/br/Motherboards/B85MEBR/specifications/ )

Usei bem por 3 anos.

Houve fortes oscilações de energia e usava o nada recomendável NoBreak NÃO Senoidal mesmo sendo da melhor marca, ma não-senoidal, que deveria ser proibido ( veja artigos de Faller sobre isso). Um verdadeiro NoBreak que proteja é caríssmo e eu e muita gente não sabe dess propaganda enganosa no Brasil.

Tenho que comprar uma Placa-Mãe barata que dá demais se for parecida com a minha anterior, do link acima, que suporte DDR3.

A única dúvida que expus foi se dá pra pentes mesma marca e modelo

mas uma é 4 e outra é 8.

A Análise do editor-chefe, 2015, não deixa claro.

você ao final fala sobre isso, mas a análise não.

Daí é a pergunta, nada mais que isto.

Eu não preciso dizer minha configuração completa porque é placa quase igual à que tive, e foi muitíssimo boa. Sou usuário simples, nunca me interessei por jogos, Tenho uma enorme memoria RAM (8 + 4 Kingston Fury), e não uso quase nada de meu HD Toshiba 500, Aterramento clássico com 2 hastes recentemente tudo revisado, tomada exclusiva e agora ontem um Filtro de Linha DPS Multiproteção CLAMPER.

Fonte CORSAIR CX450, que não ligou e vou à oficina. Tô me adiantando porque pode ser que a Placa qeimou, afinal.

Contatei há pouco a Corsair e a  ASUS.

Consertei aqui uma letra ou outra que podia dar mal entendido.

Não sei visulizar como meu post ficou.

Não foi em resposta da pessoa inicial.

De qq forma, agradeço.

• Confuso 1

Compartilhar este post

Link para o post

@HUMBERTOH tópico movido ao setor pertinente, formatação excessiva e desnecessária removida das duas mensagens.

Sobre a alegada falta de clareza, não diria que ela é do texto, pois o texto é extremamente claro sobre a questão das memórias.

Você pode utilizar dois pentes de até 8 GiB de memória, e para habilitar o modo de dois canais, eles precisam ser idênticos.

Se você utilizar pentes diferentes (independente de sua capacidade individual), não há modo de dois canais.

Talvez um link para o artigo que explique o modo de dois canais esteja faltando ali para esclarecer este ponto.

@Rafael Coelho

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

O que são 2 canais?

Quer dizer se eu comprar essa placa, terei que fazer mais alguma coisa (além de simplesmente um técnico colocar meu pente de 4 e o outro pente de 8 que já tenho?).

Como idênticas entendo idênticas exatamente, 4 e 4,

e não 4 e 8 (que é o meu caso). 

Você pode achar muito clarro o texto de seu colega então editor-chefe. Mas veja outra análise dele, usa um texto padronizado, só troca o nome de placas. Quase padronizado, e continuo a não achar exato. A dúvida permanece.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@HUMBERTOH um pouco de pesquisa ajuda:

Sim, este artigo linkado no artigo de avaliação da placa ajudaria, já solicitei isso na mensagem anterior.

1 hora atrás, HUMBERTOH disse:

Você pode achar muito clarro o texto de seu colega então editor-chefe.

O texto é claro, desculpe.

Mas veja outra análise dele, usa um texto padronizado, só troca o nome de placas. Quase padronizado,

É padronizado, qual o problema disso, meu caro?

4 e 4 podem não ser idênticas.

Como eu disse na mensagem anterior, para usar o recurso de dois canais você deve ter memórias idênticas, caso contrário, O MODO DOIS CANAIS não funcionará.

Não é dito nada que a placa não funcionará (o que também pode acontecer, diga-se de passagem), o texto fala clara e especificamente dos dois canais.

Ademais, se você quer fazer um comentário sobre o artigo, por favor, use o tópico de comentários do artigo, que está destacado no final de cada página do mesmo.

Criar um tópico sobre um artigo, no setor de recomendações de serviços e lojas e ainda citar um tópico de um membro, que não tem relação com o artigo, atrapalha bastante as chances de te respondermos apropriadamente.

Att,

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, HUMBERTOH disse:

O que são 2 canais?

Quer dizer se eu comprar essa placa, terei que fazer mais alguma coisa (além de simplesmente um técnico colocar meu pente de 4 e o outro pente de 8 que já tenho?).

Você pode achar muito clarro o texto de seu colega então editor-chefe. Mas veja outra análise dele, usa um texto padronizado, só troca o nome de placas. Quase padronizado, e continuo a não achar exato. A dúvida permanece.

O modo de 2 canais só funciona se tiver 2 rams idênticas mesmo, mas isso de não ter as 2 rams idênticas não irá interferir em nada.

Veja só:

Você tem 1 pente de 8gb e 1 pente de 4gb e já usava antes e pretende continuar usando os mesmo.

Pode usar, não irá dar problemas a unica diferença é que o modo dual channel fica desabilitado já que as memórias são de valores diferentes.

Para funcionar mesmo o dual channel precisaria ter 2 pentes de 8gb, mas do jeito que está funciona.

Eu mesmo tenho 2 pentes de ram, 1 de 4gb e 1 de 2gb totalizando 6gb, se eu quiser fazer o dual channel posso comprar um pente de 4gb que seja igual ao mesmo atual e colocar no lugar da de 2gb, mas como meu pc está funcionando corretamente não preciso fazer isso.

Você falou ter uma CX450 que não está funcionando também aparentemente sem saber o que houve com ela, o uso de fontes com pfc ativo em nobreak vagabundo(nobreak sem senoidal) irá danificar a fonte, a melhor opção é ligar o pc direto na tomada ou em um filtro de linha, até o amigo Faller indica filtro de linha como uma solução.

PS: Dual channel = 2 canais(memória ram).

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@HUMBERTOH

6 horas atrás, HUMBERTOH disse:

A dúvida permanece.

Por gentileza, informe sua dúvida em uma frase curta para que possamos ajudá-lo e mover este tópico para o setor correto para que o nosso fórum fiquem organizado. Obrigado.

• Amei 1

Compartilhar este post

Link para o post

1 - Aquela placa analisada pelo então editor-chefe funciona

com 4 + 8 GB RAM DDR3 , digo: plenamente??

Então por que se fala, como um participante me falou acima, também, em duplo canal só com 2 pentes iguais? Qual seria a vantagem de só usar 2 idênticos pentes (p. ex, 8+8) sobre 4 + 8 ?

2 - Eu precisaria fazer mais alguma coisa, mínima que seja, pra que funcionem assim (no tal duplo canal).

3.Pergunto por causa da palavra utilizada "idênticas". 

--------------------

(Tuas análises-testes são infinitamente mais bem escritas e didáticas).

adicionado 29 minutos depois
9 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

O modo de 2 canais só funciona se tiver 2 rams idênticas mesmo, mas isso de não ter as 2 rams idênticas não irá interferir em nada.

Veja só:

Você tem 1 pente de 8gb e 1 pente de 4gb e já usava antes e pretende continuar usando os mesmo.

Pode usar, não irá dar problemas a unica diferença é que o modo dual channel fica desabilitado já que as memórias são de valores diferentes.

Para funcionar mesmo o dual channel precisaria ter 2 pentes de 8gb, mas do jeito que está funciona.

Eu mesmo tenho 2 pentes de ram, 1 de 4gb e 1 de 2gb totalizando 6gb, se eu quiser fazer o dual channel posso comprar um pente de 4gb que seja igual ao mesmo atual e colocar no lugar da de 2gb, mas como meu pc está funcionando corretamente não preciso fazer isso.

Você falou ter uma CX450 que não está funcionando também aparentemente sem saber o que houve com ela, o uso de fontes com pfc ativo em nobreak vagabundo(nobreak sem senoidal) irá danificar a fonte, a melhor opção é ligar o pc direto na tomada ou em um filtro de linha, até o amigo Faller indica filtro de linha como uma solução.

PS: Dual channel = 2 canais(memória ram).

Apenas citei a CX450, mas nada a ver com a pergunta. Sim, eu sei, pelas postagens de Faller, p ex, que não se conecta nobreak não-senoidal com dupla onda em Fonte de PFC Ativo, nem noutra fonte (os ruídos etc imperceptíveis que tal arremedo de nobreak ao longo do tempo faz mais mal do que bem ao computador).

Eu só fui ligar quando chegou o filtro de linha da Clamper. Grato.

Levei o Gabinete pra boa oficina, percebi que é um mistério pro bom técnico que analisará.Só me adianto no caso de a placa-mãe tiver se danificado (um modelo muito parecido, mas um pouco melhor, por teste q vi por aqui, também ASUS), aí eu compraria uma parecida $$.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@HUMBERTOH 1- A mobo funciona sim com ram de 8gb + ram de 4gb, se não funcionasse iria estar já expresso na análise, mas também se ela não fusionasse nenhum outra mobo funcionaria, sendo assim em todas as mobos não seria possível usar rams diferentes.

Citação

Então por que se fala, como um participante me falou acima, também, em duplo canal só com 2 pentes iguais?(...)

Sempre é citado sobre o duplo canal, pois com ele em funcionamento o desempenho pode ser um pouco melhor, ainda mais se usa apenas vídeo da própria placa-mãe e joga no mesmo pc.

Citação

Qual seria a vantagem de só usar 2 idênticos pentes (p. ex, 8+8) sobre 4 + 8 ?

O ganho de desempenho, a divisão de tarefas entre 2 memórias idênticas, agilizaria o trabalho tendo 2x8 do que 1x4 e 1x8.

2- Você precisa ter 2 pentes de ram iguais, ou seja, se você tem uma ram de 8gb DDR3 de 1333Mhz de série XXXX, você precisa comprar outra da mesma para que funcione o canal duplo.

3- Diga-se idênticas porque precisa ser realmente iguais, não é só na aparência, se não me engano ela precisa ser de mesma frequência e série.

Outro exemplo de dual channel:

Se eu comprar 1 ram de 8gb DDR4 2133Mhz modelo hx421c14fb e quiser fazer dual channel nela, irei precisar comprar outra igual.

Nesse caso nota-se que o modelo da primeira é hx421c14fb então, a segunda que irei comprar precisa ser hx421c14fb, assim seriam iguais. 

Citação

Apenas citei a CX450, mas nada a ver com a pergunta. Sim, eu sei, pelas postagens de Faller, p ex, que não se conecta nobreak não-senoidal com dupla onda em Fonte de PFC Ativo, nem noutra fonte (os ruídos etc imperceptíveis que tal arremedo de nobreak ao longo do tempo faz mais mal do que bem ao computador).

Eu só fui ligar quando chegou o filtro de linha da Clamper. Grato.

Levei o Gabinete pra boa oficina, percebi que é um mistério pro bom técnico que analisará.Só me adianto no caso de a placa-mãe tiver se danificado (um modelo muito parecido, mas um pouco melhor, por teste q vi por aqui, também ASUS), aí eu compraria uma parecida $$.

Perfeito, vamos aguardar o que será dado na analise.

De fato Asus é uma boa marca de placa-mãe, mesmo que saia um pouquinho mais cara as vezes, ainda compensa.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Afinal, voce é o único com uma resposta clara e principalmente didática ao perceber que não decifro jargões

(mas reconheço meu defeito de ser prolixo e esse fraquíssimo e antigo nEtbook Asus dificulta eu reescrever).

No meu primeiro post quando entei no CDH eu já manifestava isso:

pra grande maioria dos participantes um termo técnico por mais usual, corriqueiro que seja pros gênios que nã percebem isso de um super leigo que vai achar indecifrável e repetir mil vezes uma dúvida e algins genios vão responder mil vezes de que está tudo claro. Parabéns. Sim, em qq meio, há um vocabulário específico, às vezes pouco acessível a quem não é do meio. voce sacou.

Grato.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
8 horas atrás, HUMBERTOH disse:

1 - Aquela placa analisada pelo então editor-chefe funciona

com 4 + 8 GB RAM DDR3 , digo: plenamente??

Então por que se fala, como um participante me falou acima, também, em duplo canal só com 2 pentes iguais? Qual seria a vantagem de só usar 2 idênticos pentes (p. ex, 8+8) sobre 4 + 8 ?

Funciona, mas não oferece o maior desempenho possível. Para funcionar com o maior desempenho possível você precisa instalar dois módulos de memória idênticos, para ativar o modo de dois canais. Isso é explicado em detalhes no tutorial sobre o modo de dois canais, já linkado acima. Isso ocorre porque com o modo de dois canais a largura de banda é dobrada: o caminho entre o processador passa de 64 bits para 128 bits.

2 - Eu precisaria fazer mais alguma coisa, mínima que seja, pra que funcionem assim (no tal duplo canal).

Precisa instalar dois módulos de memória idênticos nos soquetes corretos. No tutorial já linkado acima mostramos como verificar se as suas memórias estão ou não trabalhando em dois canais.

3.Pergunto por causa da palavra utilizada "idênticas". 

"Identicas" significa justamente isso. Que os módulos de memória precisam ser exatamente iguais.

Para melhor organização do fórum, troquei novamente o título e movi o tópico para o setor correto.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Ois

Estive lendo uma diversidade de sites, blogs e foruns,

e o que encontrei foi:

A ) Podem, sim, funcionar 2 pentes "que não sejam idênticos" (as aspas podem também terem função de frisar, enfatizar). São vagas as opiniões sobre a margem de diferenças entre os pentes, uns dizem "não muito" diferentes, por exemplo.

B ) O que funciona no "modo ótimo", dando tudo que pode dar, é "somente" quando forem idênticos (como "idênticos" entendam-se CL, velocidade, e capacidade, pra sermos claros).         "Ótimo" nada quer dizer que não funcionem, e bem, sendo diferentes.

Manual de uma Gigabyte, p.ex., fala isso, para o duplo canal, modo ótimo, pentes iguais.

C ) Ainda por cima, por motivos me fogem, a ASUS, p. ex., recomenda, por seu controle de qualidade, uma listinha de exatos modelos, códigos, e marcas de pentes de memória RAM

( pra mim, há muitas surpresas naquela seleção, aprovação,

pros inquestionáveis talvez haja poucas surpresas).

- O que não estiver assim,

traz omissões,

falta em clareza.

Seja quem for. 

Compartilhar este post

Link para o post

como "idênticos" entendam-se CL, velocidade, e capacidade, pra sermos claros

Você pode ter dois pentes com estes mesmos dados no SPD e um ser single sides e o outro double, isso aí faz uma baita diferença para a controladora.

Por isso a recomendação é que sejam pentes idênticos, e por idêntico, leia-se o significado literal da palavra. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais