Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade AM3+ e possivel conflito entre processador e placa-mãe


Posts recomendados

Galera, estava eu pesquisando aqui melhorias pro PCzinho ( já que o bichinho ta capengando a muito tempo já ) cheguei a conclusão que não vou gastar muito com ele.. e posso até deixalo como um PC segundario, sei lá.. então escolhi colocar umas peças menos recentes.. um "FX 8300" junto a uma "ASUS mATX M5A78L-M PLUS". porém, segundo alguns comentarios a placa-mãe não tem o Chipset suficiente pra disponibiliar os 100% do Processador pois não tem suporte pra 8 núcleos e tal.. e então me recomendaram a "ASRock Super Alloy 970A-G/3.1" infelizmente não acho essa placa à venda. eis a minha duvida.. optar pela "ASUS mATX M5A78L-M PLUS" seria burrice? esse conjuntinho junto a uma GTX 1050 acho que ja vai dar conta.. help galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Alves de Angelis

 

Não é o chipset o problema.. É o VRM (circuito que alimenta a CPU), que é fraco e/ou desprotegido (sem dissipação dedicada), que causa esses problemas.. Misturaram as coisas, já que placas com esse chipset, geralmente, são mais simples..

 

Se você já tem um PC baseado em AM3+ e tá com orçamento apertado, OK.. Se não for o caso, nem vale a pena..

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Rodrigo Alves de Angelis disse:

então caso eu adquira ela, quais os malefícios? prejudica muito no desempenho?

Quando CPU for muito utilizada, há chances de quedas de clock de CPU e, por consequência, de desempenho do PC.. Você pode dedicar uma ventoinha pra jogar ar nessa parte da placa-mãe ou comprar uma melhor.. Se achar..

 

Essa geração FX da AMD, deve ser extinta, em breve.. Hoje marca o lançamento da segunda geração dos Ryzen da AMD.. Só deve encontrar peças pra FX, no Mercado Livre e afins..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu uso a m5a78 com um fx6300 e uma 1050ti, nunca senti problema nenhum, e ela é de 2013 essa placa q eu to, peguei usada ainda kkkk to mandando bala nela e ta aguentando, mas se eu tivesse opção de pegar uma 970 eu ia sem pensar, só pra overclocar o fx em uns 4.2 e deixar o pc mais bonito também, só pena q meu gabinete só cabe micro atx, tristeza... kkk só vejo gente criticando os FX, mas não sei por qual motivo, porque vejo ele dando coro em muito processador de 4 núcleos novos da intel, i3 e pemtium ficam em 100% nas maioria dos games em q os fx nao pega nem 90%, povo ta achando q todo mundo tem dinheiro pra compra um kit novo, ou umas ddr4 q 16gb ta dando quase 1000 reais, o precossador pode ser antigão ja, mas ainda roda tudo, só ligar o v-sync, que não tem o que não rode, e sem gargalo, qm fala q gargala é porque bota pra rodar sem limite, tem q entende q é de 2012 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Lucas Feliciano disse:

tem a 970 da gigabyte https://www.kabum.com.br/produto/93776/placa-mãe-gigabyte-p-amd-am3-atx-ga-970a-ds3p-fx-crossfirex-uefi-dualbios-ddr3-usb-3-1-rev-2-1/?tag=Am3 ta por 369 reais a vista, e a placa em o chipset 990 vai da pra brinca de overclock legal com ela. 

Indisponível....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como dito acima este modelo esta indisponível. 

Você pode optar por vender tudo e pegar algo pelo menos mais atualizado.

Também já que é algo mais antigo e não vai ficar por muito tempo no mercado pode pegar uma placa-mãe decente mas usada mesmo que você vai gastar pouco.

Mas recomendo pegar algo mais atual.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Lucas Feliciano disse:

Cara eu uso a m5a78 com um fx6300 e uma 1050ti, nunca senti problema nenhum, e ela é de 2013

Eu também tenho esse processador e placa-mãe, mas mesmo assim não recomendo. Ainda mais em se tratando que o colega citou que pretende colocar um FX 8300 que tem um TDP muito maior em relação ao FX 6300, ou seja, vai sobrecarregar muito mais os VRM da placa, fazendo com que ocorra exatamente o que nosso amigo @RS Faria mencionou. Nos diga seu orçamento e nos deixe tentar ajudar com um setup talvez melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Feliciano sim cara, os processadores FX ( ao menos os ultimos ) dá pau em muito processador ae.. por isso optei pelo 8300. porém como o amigo ali em cima disse.. a placa-mãe pode ser um problema. então vou ver se consigo pegar uma 970, caso ao contrario vou ficar com a M5A78 mesmo.

adicionado 16 minutos depois

@diogoprata então realmente vou ser obrigado a pegar uma 970.. e sobre o orçamento, eu não estou pretendendo gastar muito nesse atual setup. futuramente devo estar montando um novo setup, mas por enquanto quero usufruir o maximo que conseguir desse setup atual. que porta um FX 4300 junto da M5A78L, 8GB RAM e 1 tera de HD, a placa que está no setup é a XFX R7 250e, porém ja tenho a GTX 1050 em posse.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não pretende gastar muito quanto (escreve assim: até x reais) ? Qual sua fonte ? O que você vai aproveitar do antigo setup ? Confia na galera do Clube do Hardware, aqui todos tem o intuito de lhe recomendar o melhor possível para seu orçamento.

adicionado 21 minutos depois

Olha independe do seu orçamento, vou recomendar um setup para você dar uma analisada e ver o que acha ja que possui uma VGA.

Placa-Mãe ASRock p/ AMD AM4 AB350M R$ 339,90 à vista

Processador AMD Ryzen 3 2200G c/ Wraith Stealth Cooler, Quad Core R$ 479,90 à vista

Memória Kingston Hyperx Fury 8gb 2400mhz Ddr4  R$424,21 à vista

levando em consideração que você já deve ter uma boa fonte.

Caso não tenha a fonte recomendo:

Fonte Corsair 450W 80 Plus Bronze CX450 R$ 222,90 à vista

Totalizando R$ 1466,91 à vista, fora o frete. Talvez esteja próximo ao que pretendia gastar ou o que vai gastar com este kit FX defasado.

Pois digamos que pague uns R$ 300,00 no FX 8300 o que bem difícil de encontrar por este preço, mais uns R$400,00 na placa-mãe e uns R$ 120,00 em 4GB de memória DDR3, e ainda temos que ter a fonte.

Iria gastar em média  R$ 1042,90 se tivesse que comprar a fonte. E quando fosse atualizar o setup iria ter que gastar os 1,4K novamente. Bom fica a seu critério e bolso, só quis ajudar de alguma forma.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...