Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador desliga sozinho depois de um tempo.


Ir à solução Resolvido por Arutha,

Posts recomendados

Olá, meu computador desde ontem está desligando sozinho, bem, vou explicar:

Ele estava com um problema de aquecimento, então passei uma pasta térmica e resolveu tudo, fiz isso ontem.
Ontem fiquei mexendo nele normalmente, nada aconteceu, mas hoje ele começou a desligar sozinho. Sei que o problema pode ser a RAM, Processador, Fonte e etc, mas antes quero deixar algumas observações.

1: Ele estava com problema pra ligar, provavelmente mal contato em algum fio relacionado ao botão power, pois eu dava umas batidinhas perto do botão power e ele ligava.
2: Esse problema só começou depois que coloquei a bendita pasta no processador, mesmo com 100C ele não desligava.
3: Hoje desmontei e limpei o cooler do processador, achando que poderia ser algo relacionado, mas continuou do mesmo jeito, porém não ligava, desmontei e mexi em algumas entradas relacionadas ao botão power, então ele ligou, não sei se foi porque mexi lá ou outra coisa.

4: Quando ele desliga ele dá uns engate, tipo quando a fonte não suporta, mas acho que é engate de mal contato.

5: Não troquei nada no computador, tudo continua do mesmo jeito.

6: A fonte está bastante suja de poeira, pensei em limpar mas fico com medo de não dar conta de montar novamente.

7: As vezes ele desliga e depois liga normalmente, como se a energia acabasse e voltasse.

8: Ele não está sobreaquecendo e nem nada do tipo, chega ao máximo de 70C usando todo seu processamento(Antes chegava aos 100C sem desligar e com metade do desempenho).

 

 

Vou fazer os testes amanhã, tentar abrir a frente dele e mexer nos cabos, ver se tem algo mal encaixado, mas queria saber a opinião de vocês, se isso provavelmente é defeito na fonte ou mal contato mesmo, se alguém já teve esse problema.
Eu pessoalmente descarto problemas na RAM, Processador e HD.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucassww mas você não diz qual é seu computador nem qual é sua fonte! Pode ser uma fonte muito ruim. Pode ser que você use estabilizador (o que é péssimo) e ele esteja com oscilações, ou a fonte esteja com oscilações, pode ser um monte de coisas rsss

Mas do que você descreve eu me preocuparia com a fonte sim

Algumas coisas:

1. Quando você passou pasta no processador você passou só um pouquinho ou afogou o processador na pasta?

2. Quando você remontou o pc não esqueceu de ligar o conector extra de energia?

(não leve a mal, é que é bom garantir)

3. Desmontar a fonte pra limpar é fácil, só abrir a cobertura e não mexer em mais nada. Mas se ficar com receio, arranje um soprador de ar (lata de ar comprimido, secador de cabelo com ar frio, aspirador de carro ou portátil que sopre ar além de aspirar) e meta um monte de ar pelas fresta da fonte. Não fica 100% mas ajuda beleza.

4. Sobre o mal contato do fio power: você diz que começou depois de colocar a pasta no processador. Será que ao remontar o pc você não deu uma enconstada lá e o conector do fio na placa-mãe ficou meio solto?

5. Se o conector está ok, ainda sobre o mal contato do fio power: conecte o fio reset na entrada power e para ligar aperte o botão de reset. Se funcionar de boa você pensa em consertar o fio ruim ou comprar outro jogo de fios. Enquanto você está em testes não precisa do stress extra de não saber se não ligou por mal contato do fio ou problema da fonte rsss

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Rafael Cruz 970 disse:

Cara, não sei certo o que pode ser, mas a primeira coisa que me veio a cabeça foi os cabos da fonte na mobo, dá uma olhada se está tudo bem conectado. O pc desliga a toa mesmo ou está esquentando? O cooler ficou bem encaixado?

Não acho que seja problema na fonte, o computador está ligado nesse exato momento(Faz 1 hora) e não desligou ainda, acho que se fosse problema na fonte ele nem se quer ficaria ligado.

Ele desliga à toa, sem esquentar e nem nada, o cooler está encaixado bem, amanhã vou abrir ele e fazer uma limpeza na fonte e tentar ver se tem algum cabo mal conectado, não fiz hoje porque já era de noite quando tive tempo.

 

adicionado 6 minutos depois
1 hora atrás, Arutha disse:

@Lucassww mas você não diz qual é seu computador nem qual é sua fonte! Pode ser uma fonte muito ruim. Pode ser que você use estabilizador (o que é péssimo) e ele esteja com oscilações, ou a fonte esteja com oscilações, pode ser um monte de coisas rsss

Mas do que você descreve eu me preocuparia com a fonte sim

Algumas coisas:

1. Quando você passou pasta no processador você passou só um pouquinho ou afogou o processador na pasta?

2. Quando você remontou o pc não esqueceu de ligar o conector extra de energia?

(não leve a mal, é que é bom garantir)

3. Desmontar a fonte pra limpar é fácil, só abrir a cobertura e não mexer em mais nada. Mas se ficar com receio, arranje um soprador de ar (lata de ar comprimido, secador de cabelo com ar frio, aspirador de carro ou portátil que sopre ar além de aspirar) e meta um monte de ar pelas fresta da fonte. Não fica 100% mas ajuda beleza.

4. Sobre o mal contato do fio power: você diz que começou depois de colocar a pasta no processador. Será que ao remontar o pc você não deu uma enconstada lá e o conector do fio na placa-mãe ficou meio solto?

5. Se o conector está ok, ainda sobre o mal contato do fio power: conecte o fio reset na entrada power e para ligar aperte o botão de reset. Se funcionar de boa você pensa em consertar o fio ruim ou comprar outro jogo de fios. Enquanto você está em testes não precisa do stress extra de não saber se não ligou por mal contato do fio ou problema da fonte rsss

 

 

Comprei ele pronto, tem 2 anos e meio, não me recordo qual a fonte, mas é uma bem vagabunda sim.

Não uso estabilizador, a fonte eu estou quase descartando que o problema seja nela.

1.Não passei só um pouco e nem afoguei ele, passei uma quantidade razoável(Talvez um pouco exagerada)

2.Não esqueci nada, até porque só retirei o cooler e mais nada.

3.Fiz isso algumas vezes, mas os que tenho não são tão potentes e como o PC já veio montado, os cabos estão todos juntos e embutidos, mas amanhã quero tentar desmontar e limpar, porque a situação dela está precária.

4. Realmente encostei nele pra ver se arrumava o mal contato, mas liguei no mesmo dia e ficou normal, no outro dia começou o problema.

5. Irei ver se faço isso.

 

Obrigado pela resposta, pelo o que você disse acho que pode ser 2 coisas, muita pasta no processador ou problema nos cabos.

Queria umas opiniões extras pra ver se podia ser algo sério.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Lucassww disse:

Queria umas opiniões extras pra ver se podia ser algo sério.

Enquanto ele estiver ligando não é nada sério rsrs ... Aquilo que você falou sobre ele dar uns engates pra ligar, é quase certo que é algo relacionado a fonte ou os fios dela. Mas testa o que o @Arutha disse ali...

 

Coloca o seu setup aí pra nós sabermos com o que estamos lidando heuhehu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
14 horas atrás, Lucassww disse:

Queria umas opiniões extras pra ver se podia ser algo sério.

@Lucassww mas é algo sério! rsssss

Uma situação de energia instável pode estragar vários componentes.

veja, uma fonte não é só potência e não é só ela liga ou não liga. Uma fonte está continuamente transformando a energia da sua tomada (de 127 ou 220) em várias linhas de 12v e 5v para alimentar seu pc. Esse continuamente tem que ser lisinho, sem oscilações. Um pc é algo paradoxal, muito delicado pra umas coisas e muito parrudo pra outras. Pois então, uma fonte com oscilações está sempre forçando os componentes a lidarem com engasgos que a gente não percebe, tudo é muuuuito rápido. Os componentes aguentam, mas sofrem desgastes e com o tempo acabam dando defeito. Ou muitas vezes é rápido: uma microqueda de energia ou microssurto na hora em que seu HD está trabalhando a 100% pode ferrar o HD, por exemplo.

É por isso que aqui no fórum todo mundo parece paranoico com "qual é sua fonte", "troca a fonte", etc rssss É muito chato você ver pessoal que gasta 3 mil reais num pc e resolve economizar justo na fonte, pensa "se meu pc pede uma fonte de 450 e eu comprar uma fonte vagabunda de 750 eu resolvo", como se o único problema fosse a potência da fonte...

Tudo bem, talvez não seja uma emergência, mas é um problema "silencioso", então você não sabe de verdade o quanto já está desgastado e em risco!

 

abs e desculpa o "sermão"

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi o problema, realmente era mal contato na fonte, o fio de alimentação que é ligado na placa-mãe estava mal encaixado, então com as pancadas ele voltava ao lugar e saia, assim ocasionando o desligamento.
Mas esse problema foi ótimo, com ele descobri outros, o Cooler que esfria o HD estava totalmente parado, pois estava pegando nos ferros, talvez saiu do lugar com as pancadas que dei, a fonte estava com tanta poeira que parecia aquelas cidades novas sem asfalto.

Fiz uma limpeza mediana em tudo, não arrisquei abrir a fonte, com medo de não conseguir monta-lá, mas o PC está ótimo agora, Fan1 e Fan2 rodando normalmente e nada de aquecimento.

Obrigado a todos que ajudaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...