Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Retirar o windows 10 do HD e instalá-lo no SSD novo.


Posts recomendados

Olá. 
Comprei um SSD novo e enquanto aguardo ele chegar gostaria de me preparar para não perder tempo na instalação.

Já tenho um PC com win 10 instalado no HD. quero formatar esse HD e instalar o windows 10 no SSD de 240GBs que comprei, no intuito de bootar por ele.
Os passos que planejo fazer é o seguinte
1) Inserir o SSD na máquina, verificar se o PC reconhece normalmente.
2) formatar no windows10 e excluir todos os arquivos.
3) Instalar o windows10 no SSD, ao invés do HD.
4) Configurar para bootar o windows 10 pelo SSD. Não quero windows no HD.
Isso é possível?

todo tutorial que vejo na internet fala para ter windows 10 em um pendrive, mas eu sei que o windows 10 nunca precisou disso. Dá pra fazer sem o passo do pendrive?

No momento que eu mandar instalar, o windows vai perguntar em qual unidade de armazenamento quero instalar (para o passo 3)?

nunca fiz isso antes, de tirar o SO de um dispositivo de armazenamento e reinstalá-lo em outro.

Sei que a dúvida é simples e pode parecer estúpida, mas sou inexperiente nesse quesito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não vai tirar de um e colocar no outro, se você deletar o antigo estará apenas colocando no novo, visto que passar de um pro outro seria um clone com todos os arquivos. Você precisa usar uma mídia de instalação por CD ou pendrive(por isso todo mundo anda usando mais pendrives, é mais pratico). Quando você for formatar ao invés de clicar em avançar em upgrade você seleciona a segunda opção que é personalizada(vou colocar uma img aqui) e assim ele permite você deletar o disco antigo e formatar o ssd novo.

3_0.thumb.png.f3f479a7f22631f17bd33ab7d3330a88.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Ariel AG Só de formatar o windows 10 ele já não reinstala automaticamente em branco sem precisar de um pendrive?

Eu ainda não entendi porque o pendrive é necessário para reinstalar o windows no SSD após formatar o HD. Não seria só eu selecionar o SSD como local de instalação?

já formatei meu windows 2 vezes sem pendrives. Por isso estou confuso.

Se o pendrive for realmente necessário, como faço para passar um instalador do windows para um? Eu não tenho o windows nem sequer um CD físico, já que ele aparentemente já veio com minha placa-mãe ASUS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu creio que se você tiver a imagem do windows no seu HD vai apagar ele no momento da formatação, não vai ter mais os arquivos necessários para instalação no SSD. Por isso precisa de uma imagem do windows, seja em CD/DVD/Pendrive para instalar o mesmo na partição desejada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diogoprata Já formatei meu windows10 duas vezes sem auxílio de mídia externa, diferente de como era feito antes no windows 7. Quando fiz, ele apagou todos os dados e já reinstalou o windows do 0 no reboot. Por isso estou bastante confuso com relação à instalação dele no SSD.

Se eu me lembro bem ele me pediu o drive e já perguntou se queria particionar na sequência. Porém a instalação foi feita no mesmo HD onde foi formatado.

Eu não vou tirar o HD, vou apenas usá-lo como o D: e manter o SSD como o C: como unidade principal.

Estou bastante confuso, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que voce fez foi redefinição de sistema, ele zera tudo e deixa o sistema como estava no inicio, ou seja, se o bug for de baixo nivel ele continuará lá. Formatar é zerar os discos e instalar o sistema do ZERO. Para formatar voce precisa baixar o arquivo .ISO do windows e gravar em um cd(botão direito na iso) ou utilizando o YUMI para gravar em um pendrive.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Ariel AG Acho que você acabou respondendo minha confusão. Eu redefini então, não formatei. Estava confundindo os termos.

Tenho certeza que meu windows não está com bugs.

Como o windows já se encontra no HD, posso usar ele como referência para passar pro SSD? Ou durante a redefinição, pedir para ele instalar o windows como está no SSD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, Henrique Oliveira Machado disse:

@Henrique Ariel AG Acho que você acabou respondendo minha confusão. Eu redefini então, não formatei. Estava confundindo os termos.

Tenho certeza que meu windows não está com bugs.

Como o windows já se encontra no HD, posso usar ele como referência para passar pro SSD? Ou durante a redefinição, pedir para ele instalar o windows como está no SSD?

Não, pra trocar a unidade você vai precisar mesmo da formatação pro disco novo(seja ssd ou HD) pela midia de instalação.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diogoprata Obrigado.

Vi um software que permite clonagem, mas acho que vou formatar meu HD e colocar o windows a partir de um pendrive mesmo.

Meu PC já veio com windows 10, não tenho mídia física. Consigo o arquivo de transferia na versão para pendrive pelo site da microsoft, ou tem outra maneira?

EDIT: pesquisando, minha licença aparentemente fica gravada na minha conta da microsoft, então não é mais necessária uma product key, eu acho.
Tem um link para gravar um arquivo de instalação do windows no site da microsoft.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Henrique Oliveira Machado disse:

@diogoprata Obrigado.

Vi um software que permite clonagem, mas acho que vou formatar meu HD e colocar o windows a partir de um pendrive mesmo.

Meu PC já veio com windows 10, não tenho mídia física. Consigo o arquivo de transferia na versão para pendrive pelo site da microsoft, ou tem outra maneira?

EDIT: pesquisando, minha licença aparentemente fica gravada na minha conta da microsoft, então não é mais necessária uma product key, eu acho.
Tem um link para gravar um arquivo de instalação do windows no site da microsoft.

Isso mesmo, se precisar só chamar aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/04/2018 às 17:03, NEOBAHAMUTK disse:

@Henrique Oliveira Machado

Comprei recentemente um SSD e clonei o HD para o SSD usando o EaseUS ToDo Backup Free. Foi fácil e depois só alterei o dispositivo de boot na bios.

Já fiz algo semelhante usando o clonezila, porém não é recomendado pra sistemas mais novos como o windows 10, visto que as otimizações de sistema de acordo com o disco são diferentes, então o desempenho do sistema não será estão bom quanto poderia.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Desculpem por reviver o tópico, mas estava lendo o mesmo e fiquei com uma dúvida.

Espero que o @Henrique Ariel AG possa me ajudar.

 

Em 23/04/2018 às 07:07, Henrique Ariel AG disse:

porém não é recomendado pra sistemas mais novos como o windows 10, visto que as otimizações de sistema de acordo com o disco são diferentes, então o desempenho do sistema não será estão bom quanto poderia.

 

Essa otimização do sistema de acordo com o disco, que você disse, é em relação às diferenças do HDD com o SSD, certo?

 

Então não tem problema se eu clonar um HD para outro HD? (no caso um HD antigo de 300GB para um HD novo da WD de 1TB)

E ainda sobre a clonagem, posso passar literalmente com tudo que tem instalado? Não preciso me preocupar em desinstalar/apagar nada?

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, juniorasmj disse:

Desculpem por reviver o tópico, mas estava lendo o mesmo e fiquei com uma dúvida.

Espero que o @Henrique Ariel AG possa me ajudar.

 

 

Essa otimização do sistema de acordo com o disco, que você disse, é em relação às diferenças do HDD com o SSD, certo?

 

Então não tem problema se eu clonar um HD para outro HD? (no caso um HD antigo de 300GB para um HD novo da WD de 1TB)

E ainda sobre a clonagem, posso passar literalmente com tudo que tem instalado? Não preciso me preocupar em desinstalar/apagar nada?

 

Valeu!

Olá isso mesmo, pode clonar de hd pra outro hd.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...