Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

70ºC é uma boa temperatura?


Posts recomendados

Boa noite! Desculpe se o post ficar grande, mas cada detalhe é importante.

Mês passado comprei um i5 3570. Estava usando junto com o Cooler Box até então (temperatura máxima de 80ºC).

Hoje chegou minha encomenda da Kabum com o Gammaxx 400 e 1 fan 80mm (pus como exaustor na traseira do gabinete).

Depois de muito trabalho pra instalar na placa-mãe (obrigado mãe Intel pelas malditas presilhas) e aplicar a pasta térmica que veio junto com o cooler, fui fechar o gabinete, e não era surpresa pra mim que não fecharia com as duas fans laterais (questão de espaço), então para não inutilizar duas boas fans, gambiarrei na parte exterior da tampa como mostra na imagem abaixo. A prática é recomendada nesse caso ou o melhor seria deixar sem ambas? PS: estão na direção de entrada de ar.

5adbfd4f07101_WhatsAppImage2018-04-21at23_19_52.thumb.jpeg.af5fd2dfc183cc6672a447c8b90aeaf5.jpeg

 

Depois disso fui jogar LoL, e para a minha surpresa, raríssimas vezes ultrapassou 60º. Depois fui jogar um jogo mais potente, Paladins no médio e com anti-aliasing com 8x. Nesse jogo, a média foi 67~68, com algumas vezes batendo 70º.

5adbfc60cbdb9_CapturadeTela(361).thumb.png.1315ce5854055ca4b2a6544bc079331e.png

 

Fiz um teste de stress no CPU-Z por 5 minutos, e não atingiu mais do que 70º. Fiz outro teste, dessa vez com o AIDA64, e nesse ficou na temperatura de 68º.

stabilitytest.png.1c74733792c8d5fb71ca84202b825195.png

5adbfc4bcb81f_CapturadeTela(363).thumb.png.e02320f24ed0d9cbcb235201216145e2.png

 

Pesquisei nesse fórum, e como cada caso é um caso, eu gostaria da opinião de vocês a respeito dessa temperatura. Está normal?

Obs.: o turbo boost está ativado para até 3.80GHz. Com o Cooler Box a temperatura diminuiu cerca de 7º quando o desativei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite!!

 

Amigo, eu acho que dá pra melhorar ainda mais, pois o local onde seu gabinete fica não dá pra ventoinha traseira remover o ar quente com muita eficiência, pois ele vai bater na madeira ali atrás e pode ficar retido.

 

Tive um problema com temperatura a uns meses com meu pc tb, usei 1 ventoinha pra assoprar ar para dentro, e 1 pra remover ar quente na parte traseira, resolveu perfeitamente meu problema

 

Mas pra melhorar ainda mais tenta trocar o gabinete de lugar e verifica se a pasta térmica nao está vencida, parece bobeira mas muita gente não sabe que pasta térmica tem validade...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo tenho um processador com um tdp de 90 w maior que o do seu pc que é 77w.. irei realizar o mesmo teste e posto o resultado ...mais tenho pra mim que 70° ainda esta alto jaja posto o resultado estouu baixando o programa 

adicionado 1 minuto depois

@Augusto Megres o amigo esta corretíssimo ...mantenha uma distancia da parede de pelo menos 15 centímetros .. 

adicionado 16 minutos depois

fiz o teste aqui e mesmo o meu processador tendo um maior tdp 90 contra os 77 do seu de 49° subiu para 60° teste de 5 minutos ...analisando isso creio que o seu ainda esta alto ...ate porque no meu gabinete esta apenas o cooler original do processador ..o da placa de video ... e da fonte .. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 Geração é quente mesmo principalmente os "bugados de fabrica", meu 3770k @ 4.5 aqui pega 94 graus, e 60 em stock com um h100i.

Relaxa apenas desencoste ele da parede, 70 ainda é um pouco alto tente ver se esta tudo certo ai na forma que colocou, mas para os processadores desta geração não precisa se preocupar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelo que entendi deste artigo da intel https://www.intel.com/content/www/us/en/processors/core/3rd-gen-core-lga1155-socket-guide.html    a 70 ° seu processador esta dentro do especificado para o modelo ...o jeito é uma refrigeração mais potente caso queira que trabalhe a baixo disto ..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Augusto Megres disse:

Amigo, eu acho que dá pra melhorar ainda mais, pois o local onde seu gabinete fica não dá pra ventoinha traseira remover o ar quente com muita eficiência, pois ele vai bater na madeira ali atrás e pode ficar retido.

 

Mas pra melhorar ainda mais tenta trocar o gabinete de lugar e verifica se a pasta térmica nao está vencida, parece bobeira mas muita gente não sabe que pasta térmica tem validade...

Olá amigo, então, atrás do gabinete o fundo da mesa é oca, não possui contato direto com a parede. Eu chutaria que há uma distância de 8cm entre o fundo e a parede. Verifiquei aqui após algumas horas de uso e o ar da fan traseira não está saindo quente, apenas ar frio.

A pasta que eu utilizei é a que veio de fábrica com o Gammaxx, aparentemente de prata (não possui indicação do modelo nem validade da mesma).

 

10 horas atrás, Cássio Henrique Alvarenga disse:

fiz o teste aqui e mesmo o meu processador tendo um maior tdp 90 contra os 77 do seu de 49° subiu para 60° teste de 5 minutos ...analisando isso creio que o seu ainda esta alto ...ate porque no meu gabinete esta apenas o cooler original do processador ..o da placa de video ... e da fonte .. 

Valeu Cássio, como você recomendaria usar as minhas fans? Tenho 2 na lateral, 1 frontal e 1 traseira.

 

10 horas atrás, Duss.ts disse:

3 Geração é quente mesmo principalmente os "bugados de fabrica", meu 3770k @ 4.5 aqui pega 94 graus, e 60 em stock com um h100i.

Relaxa apenas desencoste ele da parede, 70 ainda é um pouco alto tente ver se esta tudo certo ai na forma que colocou, mas para os processadores desta geração não precisa se preocupar.

Opa, valeu, essa temperatura de 70º bate quando ativo o Turbo Boost pra 3.8 (3.4 padrão). Se desativar a temperatura vai diminuir, mas esses 70º são prejudiciais a longo prazo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, QuizzyQ disse:

Se desativar a temperatura vai diminuir, mas esses 70º são prejudiciais a longo prazo?

 

Não é prejudicial. O tcase não é a mesma coisa que a temperatura dos núcleos, que ficam um pouco mais altos. A regra geral das CPUs da Intel é manter abaixo de 75ºC e se preocupar acima disso, especialmente 80ºC.

 

Como vai entrar o inverno, a tendência é você não passar disso e abaixar um pouco.

 

As temperaturas não estão muito legais com a troca do cooler porque o seu gabinete não só tem a fonte em cima como ele está 'encaixado' na parede. Sei disso porque o meu gabinete costuma ficar em uma quina na parte de baixo da mesa e ele esquenta se eu colocar a mais de 10cm da quina. E é uma quina aberta. Ele não fica encaixado em um buraco. 8cm é muito perto mesmo, especialmente por não ter abertura lateral.

 

Tente colocar os dois fans laterais como exaustores pare ver se melhora. 

 

O fan de 80mm fica embaixo ou à meia altura do gabinete?

 

A pasta térmica no Gammaxx nao é nenhuma maravilha, mas é uma pasta 'decente". Se tiver uma graninha sobrando, é bom comprar uma pasta para deixar de reserva.

 

Pastas de excelente qualidade: MasterGel nano, MX-4 de embalagem azul marinho.

Pastas mais baratas de boa qualidade: Xigmatek PTI-G4512, DeepCool Z5.
Pasta barata para ficar de sobreaviso: Ceramique 2.

 

Todas essas aí eu reaplicava no Gammaxx, mas não espere nenhuma grande melhora. Coisa de 1-3ºC. Depois pode deixar por uns 2 anos sem problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Contiusa disse:

O fan de 80mm fica embaixo ou à meia altura do gabinete?

Meia altura, aqui tem uma foto da parte traseira:

7RbjC9c.png

 

12 horas atrás, Contiusa disse:

Tente colocar os dois fans laterais como exaustores pare ver se melhora. 

Mexendo novamente nos fans laterais, percebi algo que não tinha percebido antes: o fan frontal está no sentido de exaustão. É quase impossível chegar nele sem desmontar toda a máquina. Na verdade, não sei nem por onde começar para alterá-lo de posição. Posso deixá-lo dessa forma ou seria mais interessante colocar no sentido de entrada de ar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@QuizzyQ os fans frontais 'precisam' estar soprando ar para dentro. Do jeito que está, o fluxo está invertido, só que você tem uma fonte e a placa de vídeo jogando ar quente no CPU cooler.

 

Você precisa inverter os fans frontais. Eu ainda inverteria esses laterais e colocaria como exaustor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Contiusa disse:

@QuizzyQ os fans frontais 'precisam' estar soprando ar para dentro. Do jeito que está, o fluxo está invertido, só que você tem uma fonte e a placa de vídeo jogando ar quente no CPU cooler.

 

Você precisa inverter os fans frontais. Eu ainda inverteria esses laterais e colocaria como exaustor.

Opa, desculpa, eu me confundi. O fan frontal está no sentido de entrada de ar mesmo (é embutido no gabinete, não tem como alterar pois há algumas chapas que impedem que chegue até a ventoinha).

Inverti uma das ventoinhas laterais. A que está em cima do dissipador pus no sentido entrada e a que está abaixo da placa de vídeo pus no sentido saída de ar. Vou monitorar e posto aqui o resultado. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/04/2018 às 15:02, QuizzyQ disse:

Opa, desculpa, eu me confundi. O fan frontal está no sentido de entrada de ar mesmo (é embutido no gabinete, não tem como alterar pois há algumas chapas que impedem que chegue até a ventoinha).

Inverti uma das ventoinhas laterais. A que está em cima do dissipador pus no sentido entrada e a que está abaixo da placa de vídeo pus no sentido saída de ar. Vou monitorar e posto aqui o resultado. Valeu!

Então, a temperatura do processador ficou inalterado, em contrapartida, diminuiu drasticamente a temperatura da placa de vídeo. O ar quente que ela solta é evacuado pela fan lateral inferior. Na fan lateral superior (em cima do dissipador) está no sentido de entrada de ar, mas não alterou a temperatura média. Esta semana testarei com o gabinete posicionado em outra localização dentro do quarto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...