Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Orionfox

Melhor plataforma host para VMWare workstation: Ryzen 5 ou iCore 5?

Recommended Posts

Pessoal, este é meu primeiro post aqui, por isso serei direto: hoje tenho um core i7 de quinta geração e estou pensando em atualizar para uma mais atual, de oitava geração. A princípio um core i5 8600K, mas depois de ler muitos artigos e posts aqui, estou cogitando ir para o Ryzen 5 2400G.

A princípio, a finalidade principal dessa build é o trabalho com VMWare Workstation. Normalmente com duas ou três VMs, uma sendo um server e as demais para desenvolvimento e testes. No fim de semana a máquina será utilizada para jogos, mas nada muito pesado.Portanto não terá uma placa gráfica dedicada.

Nas minhas ponderações pesam o fato que o Core i5 possui 6 cores, sem multithreading enquanto que o o Ryzen 5 possui 4 cores com multithreading, totalizando 8. A meu ver, para meu uso imagino que 6 cores físicos serão melhores que 8 lógicos, mas posso estar deixando escapar algo. E, francamente, fiquei impressionado com a lavada que o Ryzen 5 dá no core i5 em matéria de gráficos. Paro o meu uso principal isso não é relevante e não deve ser o ponto de partida para a escolha, mas se realmente houver um empate técnico no desempenho com o vmware não vejo problemas em optar pelo Ryzen.

Mas também ouvi dizer que as VMs tem problemas em intercambear entre as plataformas AMD e Intel ou seja, se eu trocar para AMD teria que atualizar minhas VMs para rodar nessa plataforma. Procede essa informação?

Desde já agradeço a quem puder me ajudar nesse assunto. Muito obrigado pela atenção.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Orionfox Ideal seria um R5 1600\2600\1600X\2600X.

Com 6 núcleos e 12 threads. Mas, eles não possuem iGPU, dai teria que pegar uma separado.

Compartilhar este post

Link para o post

Os core tem melhor índice de desempenho em single thread. Se você atribuir 1 núcleo para cada vm, terá um desempenho melhor no i5 do que no ryzen.

Eu acho o i5 melhor para o seu caso.

Compartilhar este post

Link para o post
11 minutos atrás, Atretador disse:

@Orionfox Ideal seria um R5 1600\2600\1600X\2600X.

Com 6 núcleos e 12 threads. Mas, eles não possuem iGPU, dai teria que pegar uma separado.

Verdade, eu não havia me atentado para esses processadores, com 6 núcleos. Uma boa opção, mas que só aumentou minha dúvida :), principalmente pelo que o T1000_2015 respondeu:

10 minutos atrás, T1000_2015 disse:

Os core tem melhor índice de desempenho em single thread. Se você atribuir 1 núcleo para cada vm, terá um desempenho melhor no i5 do que no ryzen.

Atualizando a pergunta: o que vale mais a pena: um core i5 8600K ou um Ryzen 5 2600X?

Muito obrigado a vcs dois!

:thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, T1000_2015 disse:

Com o Ryzen ele pode atribuir o dobro de threads p/ VM :v

@Orionfox Para multi-tasking o R5 1600/1600X/2600/2600X simplesmente matam os i5.

O 2600X tem desempenho multitarefa semelhante ao i7-8700K/7800X.

adicionado 6 minutos depois

(você pode ter 1x núcleo por VM, rodando 6x VMs, e ainda tendo 6 threads livres.)

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
7 horas atrás, Atretador disse:

Com o Ryzen ele pode atribuir o dobro de threads p/ VM :v

@Orionfox Para multi-tasking o R5 1600/1600X/2600/2600X simplesmente matam os i5.

O 2600X tem desempenho multitarefa semelhante ao i7-8700K/7800X.

adicionado 6 minutos depois

(você pode ter 1x núcleo por VM, rodando 6x VMs, e ainda tendo 6 threads livres.)

Fui pesquisar o 2600X e todos parecem confirmar que a AMD caprichou dessa vez. Acho que vou optar pelos Ryzen mesmo.

Muito obrigado, @Atretador !

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais