Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esquema de fonte para parafusadora 9,6v ?


Posts recomendados

1 hora atrás, MOR disse:

Quando comprei minha parafusadora Skill. Me preocupei em comprar verificando a tensão da bateria, que era de 14,4V.

Sabia que a bateria seria a primeira coisa a pifar.

Dito e feito. Usava pouco e sempre quando ia usar, a bateria estava sem carga.

Fui comprar outra bateria, mas me recusei a pagar cerca de 30% do valor da parafusadora. 

Abri a carcaça do banco de baterias e comprei somente as baterias. Soldei tudo e remontei a carcaça.

Pouco tempo depois o mesmo ocorria. Bateria descarregada quando precisava. Passei a recarregar a bateria com periodicidade, mas logo a bateria foi pro brejo!!! Era XingLing.

Fiquei fulo da vida e decidi trocar a bateria por uma fonte de PC. Afinal sabia que isso ia acontecer. Apesar da tensão do banco de baterias ser de 14,4V, sabia que a tensão cairia em carga. 

Mantive a carcaça das baterias vazia no local. Assim ao guardar, podia separar a parafusadora da fonte.

Funciona até hoje. 

Em tempo: Essa foi a minha terceira parafusadora. Em todas a bateria pifou.

Coloquei um cabo longo da fonte até os 110Vca e outro um pouco mais grosso, com cerca de 3m, até a parafusadora. 

Claro que não é o ideal, mas cansei de perder parafusadora por falta de bateria.

MOR_AL

 

Foste esperto, eu na época comprei em função do custo (na realidade ganhei de dia dos pais, só indiquei um modelo acessível). Mas a tensão baixa é um problema para adaptar uma fonte - como se pode observar. As de 12V já são mais tranquilas, tem muita coisa pronta em 12V também. Tem as parafusadeiras com bateria de lítio, mas são bem caras aqui no Brasil. Nosso país está muito atrasado em eletrônica, é preocupante! Enquanto isso vamos na gambiarra pra sobreviver!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei uma Gsr 7-14 elétrica da bosh e parei de me incomodar.

Mas para que ainda está na bateria, pode ser uma tentativa, retirar a bateria da maquina depois do uso, pois a minha antiga tinha um chip dentro... acho que pode ser que ele consuma algo... (não deveria... mas vai saber né...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 25/11/2019 às 15:24, Horacio Poloniato disse:

Aproveitando o tópico, posso ligar uma bateria de 12v numa parafusadeira de 9,6v?

 

Acho que melhor não... não se trata apenas do motor... a minha tem um chipzinho dentro que comanda alguma coisa (acho que são as velocidades) verifique se a sua tem isso... (na minha fica dentro do gatilho) pode ser que queime o tal chip.... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Então, to achando que dá pra colocar minha questão aqui, que é basicamente a mesma do tópico.

Minha parafusadeira é uma  Inglesa que usa a mesma bateria de Níquel e Cádmio da Black&Decker mas que já abriu o bico; tá

lá fora há umas 10 horas carregando mas não vai ter carga pra mais de 15 minutos. Pesquisando na web acabei encontrando

umas pessoas usando uma fonte ATX tornando a ferramenta elétrica.  Sou analfabeto em termos de elétrica e eletrônica mas

gostaria de tentar fazer essa experiência para ressuscitar a  a máquina que é muito útil para mim. Minhas dúvidas iniciais são:

- Porque uma fonte ATX para fazer isso ? é por causa da potência da fonte ?

- Eu tenho uma fonte de 270 Watts e uma de 600 watts para usar, qual seria a mais indicada;

-Que tipo de cabo eu teria que usar e qual o seu cumprimento para conectar a máquina na fonte ?

- Considerando os cabos da fonte, quantos eu teria que usar nesse processo ?

Bom essas são as primeiras dúvidas para o que eu gostaria muito da sua ajuda,  mas lembrando que eu realmente entendo

praticamente nada do assunto...

 

Valeu, obrigado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
53 minutos atrás, Gaquin disse:

Pesquisando na web acabei encontrando

umas pessoas usando uma fonte ATX

Mostre onde achou isso.

Não se espante se mesmo uma fonte de muitos W não conseguir girar sua furadeira. Algo como o 12V da fonte não tem "força instantânea" necessária pra começar a girar o motor. Experimenta ligar ela no +5V. Mesmo girando + devagar mas penso que deve dar pra aparafusar algo com um bom torque.

 

55 minutos atrás, Gaquin disse:

analfabeto em termos de elétrica e eletrônica mas

de fato lhe vai ser mais desafiador. Mas não impossível.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

https://www.youtube.com/watch?v=_CvQ8QLHr0Y

 

https://www.youtube.com/watch?v=Do6remTtL80

 

Estes dois links acima ilustram bem a minha questão e acredito que não teria muito problema em conseguir depois de esclarecer

as dúvidas que postei... mas o próximo link me deixou encantado,  pura magia de reciclagem artística....nem passa pela minha

cabeça tentar algo assim...mas é lindo, por isso estou mostrando...

 

https://www.youtube.com/watch?v=F3_OeVjKHr0

 

O 2º link me parece ser o ideal; um cabo com um bom comprimento e foi colocado até um fusível  mas não consigo entender

direito como foi feita a conexão com a fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pra fonte ligar direto você deve conectar como nas figuras deste link.

Como havíamos previsto, a fonte desarma. O cara fez algo que eu não quis ver. Mas tenta a sorte com uma aí. Lembrando que a saída 12V: ao ligar na sua parafusadeira de 9,6 corre algum risco maior que zero e menor que infinito. Mas se ligar a saída 5V, o risco tende a zero.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, Gaquin disse:

a fonte não desarma

Aos 6:36 dá pra ver o resistor que ele coloca provavelmente pra não desarmar. Mas isso depende da fonte que são muitos tipos. Portanto não dá pra generalizar. E nem tente aquilo, afinal...

23 horas atrás, Gaquin disse:

analfabeto em termos de elétrica e eletrônica

...há chance de cagadinhas.

 

De novo, ligue no 12. Se não der, no 5 só pra experimentar um certo grau de satisfação. Ficou 40% satisfeito? Te falo depois como ligar 2 fontes com o 5 em série pra ficar 80% (ou alguma matemática próxima disso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Pra fonte ligar direto você deve conectar como nas figuras deste link.

Como havíamos previsto, a fonte desarma. O cara fez algo que eu não quis ver. Mas tenta a sorte com uma aí. Lembrando que a saída 12V: ao ligar na sua parafusadeira de 9,6 corre algum risco maior que zero e menor que infinito. Mas se ligar a saída 5V, o risco tende a zero.

 

 

Tenho visto muitas gambiarras por aí, os caras pegam uma fonte de outra coisa para adaptar... sinceramente acho que tem muito migué eletrônico. Os fabricantes fazem uma fonte para funcionar com um perfil de corrente elétrica, aí colocamos num motorzinho que puxa 4a 5a ou mais num pico... e minha cara de cético!

 

Mas resolvi retomar esse tópico pelo seguinte: comprei uma parafusadeira nova 12v com bateria de lítio, ótima, forte e compacta... mas não tem o limitador de torque que minha antiga tem. Então trabalho com as duas. A antiga eu vou jogar a bateria fora e aproveitar a carcaça para melhorar o encaixe, a minha gambiarra não fica bem conectada. Então vou mexer na fonte em si.

 

Porém pretendo mudar a perspectiva de uma fonte para parafusadeira (não furadeira). Estava conversando com meus parafusos esses dias e chegamos a conclusão de que na realidade precisamos de uma carga alta apenas por alguns segundos, o tempo de cravar o parafuso, ou retirar. Então o problema não é a falta de carga contínua na entrada, mas de potência bruta na saída. Então vou atrás de um belo capacitor para me dar uma boa carga na largada, ao invés de buscar um trafo gigante e pesado.

 

Só estou meio enferrujado no cálculo de capacitância para encomendar a peça certa, se tiverem sugestões, beleza!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Aos 6:36 dá pra ver o resistor que ele coloca provavelmente pra não desarmar. Mas isso depende da fonte que são muitos tipos. Portanto não dá pra generalizar. E nem tente aquilo, afinal...

...há chance de cagadinhas.

 

 

Eu cometi um engano, falei do 2º vídeo quando o certo seria o 1º vídeo; foi esse que eu disse que a fonte não desarma e a pessoa usa um cabo de bom comprimento. Mas, ele ( fiquei frustrado com isso ) não mostra como  conectou o cabo na fonte. E dada a falta de credibilidade de vocês fico achando que pode ter sido uma mentira. Ainda persiste a dúvida de quantos cabos da fonte eu poderia usar; no 1º vídeo a pessoa usa dois amarelos e dois pretos e no 2º  um de cada. Existe diferença ? De qualquer forma, se você já puder me falar como ligar 2 fontes com o 5 em série pra ficar 80% (ou alguma matemática próxima disso) e qual o tipo e comprimento máximo de cabo eu ficaria muito agradecido. Pois, além de ter 2 fontes que posso usar ficar com 80% é no     mínimo quatro xs mais do que eu tenho no momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, Gustavo Pinent disse:

conversando com meus parafusos esses dias e chegamos a conclusão de que na realidade precisamos de uma carga alta apenas por alguns segundos

Seus parafusos estão corretos no sentido do pico de corrente inicial ser bem alto. Vocês vão precisar de alguns milhares de farads pra satisfação completa. Capacitor tende a ser caro. Mais barato adaptar uma bateria pequena de nobreak. A questão do torque final... pensando... não tenho certeza se o supercapacitor ajuda. Só testando mesmo...

 

35 minutos atrás, Gaquin disse:

não mostra como  conectou o cabo na fonte

O 12V 99,9% dos casos é amarelo (+) e preto (-). O 5V é vermelho (+) e preto (-)

 

37 minutos atrás, Gaquin disse:

se você já puder me falar como ligar 2 fontes com o 5 em série

Ainda não é seu momento. 1º faça algo e mostre (fotos) algum progresso inicial. Afinal...

Em 06/12/2019 às 06:41, Gaquin disse:

analfabeto em termos de elétrica e eletrônica

...há chance de cagadinhas.(parece que to tendo um de ja vu)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, fiz 3 tentativas, funciona um bocadinho e a fonte cai. Como você havia dito . A foto é apenas ilustrativa.  Mas continuo empenhado em achar um jeito de faze-la funcionar eliminando a bateria.  Gosta ria de saber também, porque a fonte cai.         agradeço qualquer ajuda.

2019-12-14 07.25.11.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Gaquin disse:

Gosta ria de saber também, porque a fonte cai.  

Porque fonte chaveada tem proteção contra curto circuito. 

Motores elétricos acionam essa proteção, pois quando estão parados sua resistência é quase zero. 

Em movimento temos o aumento de sua impedância. 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...