Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teremos um SATA4 ou é a vez do SAS 12G?


Ir à solução Resolvido por Snayperskaya,

Posts recomendados

Boa tarde!

Estou pesquisando um pouco sobre ssds o problema principal é que SSDs atuais estão no limite da porta SATA3, que é 6Gps ou +- 500M/s.

Placas que não tem o conector M2 para SSDs estão mortas?

Vejo que não há muitas opções de placas com conector SAS ou adaptadores SAS, e também tem o custo de um HD SAS, que acho que é parecido com os Ssds.

Então, se eu quero mais velocidade o jeito é fazer um raid de ssds antigos? 500m/s X 2 unidades...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Solução

SAS é uma tecnologia voltada pro mercado enterprise (e com custo elevado, que não se justifica pro uso doméstico). A esmagadora maioria dos computadores de três anos pra cá já possuem portas M.2/U.2 com interfaces lógicas PCIe. A performance média de um SSD SATA não deixa a desejar pra um NVMe na esmagadora maioria do tempo. Apenas programas que tem uso intenso de disco (como trabalhar com vídeos em 4K) se beneficiam da velocidade extra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

SSDs hoje em dia tornaram-se confiáveis e acessíveis o suficiente para ser um bom substituto para qualquer disco rígido. A tecnologia em geral começa com os níveis do servidor e tempo depois, uma versão para as massas é feita, eu não diria que nunca veremos o SAS no mercado para entusiastas mas estamos na era de PCIe NVME.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, seagatesurfer disse:

SSDs hoje em dia tornaram-se confiáveis e acessíveis o suficiente para ser um bom substituto para qualquer disco rígido. A tecnologia em geral começa com os níveis do servidor e tempo depois, uma versão para as massas é feita, eu não diria que nunca veremos o SAS no mercado para entusiastas mas estamos na era de PCIe NVME.

Sim, por isso mesmo escolhi uma placa-mãe que tem NVME, mais para frente vou comprar um monstrinho desses.

 

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...