Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Disco Rígido em 100% de atividade


Posts recomendados

Boa noite...

estou tendo um problema a algum tempo.

Tenho um notebook

Samsung core i7 2.4GHz, 8GB RAM, HD de 1TB, GPU Nvidia GeForce GT630M.

Um belo dia liguei ele e ele ficou extremamente lento... retirei o HD fiz o backup em outro computador e recoloquei... formatei com Windows 10 (o recovery não funcionou, deu erro!).

Depois de formatar ele continuou lento... formatei de novo apaguei todas as partições de fabrica da Samsung, formatei e depois instalei o Windows 10... ele ficou um pouco melhor.. comecei a instalar os aplicativos que uso (Chrome, Java SE, LibreOffice, entre outros...). Conforme fui instalando ele ficou extremamente lento novamente... descobri pelo gerenciador de tarefas que o HD estava em 100% de utilização! desliguei o superfetch do Windows, aumentei o tamanho da memoria virtual entre outras coisas que li na internet... inclusive no site do techmundo e no próprio site da Microsoft.

Precisei formatar de novo para poder mexer. utilizei a ferramenta do Windows "CHKDSK /f /r". quando reiniciei ele fez os testes e os reparos. instalei o HD Tune realizei o teste de erros. gostaria de uma ajudinha para continuar a partir daqui e diagnosticar o problema. No momento ele estabilizou, mas ainda não instalei nada nele... esta formatado puro!

 

me disseram que era erro do Windows 10, mas estou em duvida se não é pau no HD mesmo... tentei formatar utilizando o w8.1, mas não tenho o serial... peguei o serial OEM que veio na BIOS do note, mas não funcionou.. então deixei o 10 mesmo... 

 

 Teste de Erros:

image.thumb.png.06fd6d2616584ce2cfe1dc831472d4ff.png

 

Mapa de Velocidade do teste de erro (reparem que foi ficando mais lento):

image.thumb.png.6eadc184b3a9fdac893364ac4ca3f3d9.png

 

Health (Saúde do HD)

image.thumb.png.8aa7122ed6d049fec7d5e71b92da2782.png

 

Desde já agradeço a ajuda de todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Reculos Gerbi Neto Porque ninguém te respondeu cara?kk

 

Seguinte alguns meses atras tive um problema parecido com um HD WD Blue 1TB, o uso sempre em 100% sem menor explicação aparente, a principio achei que não era nada de mais mas com o passar dos dias a coisa foi piorando e aquilo começou a fazer o pc travar, ai fui em busca de tirar a duvida pra ver o que era e não cheguei a conclusão nenhuma, fiz testes com o HD tune e notei alguns badblocks no teste não dei muita moral pois eram poucos, mas com o passar do tempo a coisa piorou mais ainda até que um dia chegou ao ápice e após reiniciar não conseguia mais entrar no Windows, baseado no que pesquisei acredito que o problema seja físico, justamente os benditos dos badblocks como você já usou o chkdsk e não deu um bom resultado fica difícil.

Eu tentei usar o chkdsk mas ele travou em 11% e assim ficou por mais de 24 Horas (tive que tirar da tomada literalmente por que não saia de la de jeito nenhum) após conseguir entrar em modo de segurança no meu sistema eu segui os passos de um vídeo de um canal em inglês e aquilo por alguma razão deu certo vou te passar ele logo mais.

 

Eu no seu lugar tentaria o seguinte, primeiro formataria novamente apagando até mesmo as partições, depois faria uso do HDDReg pra tentar reparar/isolar esses blocos danificados, depois  instalaria o sistema novamente e faria um novo teste com o HD Tune Pro, após isso pra terminar executaria os passos do seguinte vídeo:

 

 

Bom no meu caso isso foi eficaz e pude continuar usando o HD por mais ou menos cerca de 6 meses (nesse período ele funcionou bem porém ainda assim marcava 100% de uso aleatoriamente) pelo que vi o Windows 10 tem uma especie de bug que faz o disco ficar em 100% de uso, mas no meu caso e acredito que no seu também isso vai além do bug e o problema seja no HD em si e não no sistema, de qualquer maneira passado os 6 meses de uso o HD começou a travar novamente até que um dia deu tela azul e não entrou mais no sistema, dei boot com um HD Externo e realizei o teste do HD Tune e os "badblocks" já ocupavam mais de 50% do HD, depois disso não me arrisquei a fazer mais nada pois tenho arquivos importantes  nele então to com ele parado até ter tempo pra fazer um backup completo dele pra um HD de mesma capacidade.

 

Bom espero que isso te ajude em algo caso tenha alguma duvida de como realizar os processos me informe que eu ajudo no que eu puder.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa noite...

 

tentei realizar seus passos @Kauann Bonfim, o pc ficou bem melhor... esta rápido e td mais... mas as vezes trava ainda... esta instavel...agradeço a ajuda... continuei pesquisando e descobri o zero fill que eu nao conhecia... é uma formatação de baixo nível... onde grava zeros em todo o disco... dizem que é a formatação mais forte que tem...

Quando inicio a formatação ele aparece...

 

Starting BCDW... ok.

Error! Cannot load file (code 801Bh)

\BCDW\bcdw.ini

 

entretanto, baixei o zerofill do site da seagate e acabei de gravar o cd... 

alguem sabe me dizer se esse erro é por causa do meu HD ou devo tentar gravar outro cd por ser um arquivo corrompido?

 

Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Reculos Gerbi Neto Boa noite, exatamente em que parte aparece isso? 

 

"Starting BCDW... ok.

Error! Cannot load file (code 801Bh)

\BCDW\bcdw.ini"

 

Você consegue dar boot pelo CD ou o erro é no boot?

 

Outra coisa, por que não faz o zero fill direto com o HD Tune Pro?

Inicia teu sistema por outro HD ou conceta seu HD com problema em outra maquian e faz o zero fill com o HD Tune Pro, caso não disponha disso você pode tentar também fazer um zero fill com o Hirens Boot, recentemente utilizei num HD de 320GB e ele tem funcionado bem.

 

Se possível poste imagens do teste completo com HD Tune.

Outro detalhe, utilize DVD e não CD, já tive problemas com Cds então sempre uso DVD.

Informe os resultados.

Boa sorte! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal...

 

eu tinha uma hd de 250GB que eu usava como hd externa para os arquivos mais importantes... peguei esse Disco, coloquei no meu computador e formatei... ficou 100%... agora vou fazer isso... vou colocar essa hd com problemas na case e passar o hd tunes pro... ou seja... o defeito é nela mesmo...

Obrigado a todos pela ajuda... vou fazer o zero fill nela e volto pra falar aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Seu HD é de 5400RPM, isso nem deveria existir. O pior é que essas porcarias vem em notebooks novos até hj. Windows 10 não roda fluido em HD de 5400RPM.  Aposto uma bala que o problema seu seja esse HD lento. 

 

Outras considerações:

- Os ativadores do Windows 10, como KMS PICO, fodem com Windows 10. Microsoft esta esperta com esses malandros. 

- Google Chrome consome memoria e algumas vezes dá esse bug do HD. 

- Drives desatualizados, como chipset, pode ocasionar esse problema. 

Aqui eu comento sobre algumas formas de tentar corrigir\amenizar esse problema: 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...