Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compatibilidade de Memórias com placa-mãe Asus


Posts recomendados

 Comprei uma Rampage IV Extreme, várias pessoas me disse que o slot preto tem que funcionar independente se for vermelho ou preto, outras dizem pra seguir o manual. Enfim...

 

Todas minhas placas mães que eu já tive, eu colocava um pente só de memória em qualquer slot e funcionava. Será que essa funciona com um pente de memória em qualquer slot? É verdade isso em relação a manual? Se colocar em slot diferente ou a placa sem memória o slot queima? RS tem gente que diz isso, afinal estou confuso. Qual é a verdade? 

adicionado 6 minutos depois

Prezado @Rafael Coelho, eu comprei uma ASUS RAMPAGE IV EXTREME e tive problema com slot. Estou querendo comprar ASUS ZENITH estou com medo de ter o mesmo problema. 

 

A dúvida é a seguinte:

 

Com um pente de memória, da pra testar essa placa em qualquer slot? Se não funcionar, a placa começar a bipar está com defeito? Estou com dúvida porque todas as placas que eu tive da asus eu ligava em qualquer slot e a placa-mãe funcionava. Essa minha rampage iv extreme não funciona o slot preto. Só funciona quando eu coloco todos os pentes no slot vermelho e da tela azul direto quando coloco pra formatar windows, daí eu tenho que abaixar a frequência XMP para 2133mhz. Socorro Rafael Coelho. Tira essa minha dúvida por favor? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Coelho Mas será que se eu comprar um pente de memória compatível com a asus zenith um pente de 16GB 3200mhz, da pra testar todos os slots da placa-mãe?

 

A minha rampage IV extreme, eu coloquei uma memória kingston 1600mhz 4GB coloquei em todos os slot vermelho e funcionou, no slot preto não funcionou. Daí comprei 8 pente de memória kingston 2400mhz savage, deixei 2400mhz 32GB 4 pente no slot vermelho. Executei o memtest e não deu erro. Só bastou eu colocar no slot preto que acusou erro. Daí para o problema sair, eu tive que abaixar a frequência. Eu tenho medo do problema acontecer com a Zenith. :( 

adicionado 2 minutos depois

@Rafael Coelho Você tentou ligar essa placa com um pente de memória só em qualquer slot pra ver se funciona? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 minutos atrás, WinChip disse:

@Rafael Coelho Mas será que se eu comprar um pente de memória compatível com a asus zenith um pente de 16GB 3200mhz, da pra testar todos os slots da placa-mãe?

 

A minha rampage IV extreme, eu coloquei uma memória kingston 1600mhz 4GB coloquei em todos os slot vermelho e funcionou, no slot preto não funcionou. Daí comprei 8 pente de memória kingston 2400mhz savage, deixei 2400mhz 32GB 4 pente no slot vermelho. Executei o memtest e não deu erro. Só bastou eu colocar no slot preto que acusou erro. Daí para o problema sair, eu tive que abaixar a frequência. Eu tenho medo do problema acontecer com a Zenith. :( 

adicionado 2 minutos depois

@Rafael Coelho Você tentou ligar essa placa com um pente de memória só em qualquer slot pra ver se funciona? 

Isso é normal, algumas placas sugerem que você use o canal 1 (ou o 2) preferencialmente. Questão de estabilidade de sinal e tem a ver com as terminações das trilhas. Não há problema nenhum, é só usar no soquete indicado no manual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Coelho Canal 1 no caso que você quer dizer é os 4 slot vermelho né? E o canal 2 os 4 slot preto? Então porque a ASUS P8P67Deluxe tem 2 slot azul e 2 preto, eu coloco uma memória em qualquer um e a placa liga normalmente? Já a Rampage IV extreme só funciona em qualquer slot vermelho, ou seja, os 4, com um pente só ela liga. Tenho medo de acontecer com a Zenith. Eu não sigo o manual de instalação, porque eu gosto de testar tudo, mas a placa recomenda colocar em tal slot. Você já fez esse teste? 

adicionado 9 minutos depois
6 horas atrás, Rafael Coelho disse:

Isso é normal, algumas placas sugerem que você use o canal 1 (ou o 2) preferencialmente. Questão de estabilidade de sinal e tem a ver com as terminações das trilhas. Não há problema nenhum, é só usar no soquete indicado no manual.

Mas eu utilizei conforme diz o manual, a minha placa-mãe rampage iv extreme está funcionando com 64GB 2133mhz XMP#2 se eu colocar XMP#1 o pc da tela azul, não instala windows. A memória é SAVAGE 2400MHZ 8GB, o vendedor quando me vendeu disse que é compatível com minha placa ddr3, talvez se não fosse compatível ela não iria ligar né verdade? Mas eu testei também com outro pente de memória no slot preto e não funciona.

 

Quando eu coloco 32GB 2400mhz, + 1 memória no slot preto 8GB 2400mhz totalizando 40GB ou mais memórias o memtest da mais de mil erros detectados. Como não pode ser o slot? Eu testei memória uma por uma no slot vermelho e não deu erro, só basta colocar no slot preto. Mas a placa reconhece, daí tenho que abaixar a frequência pra 2133mhz para não dar tela azul e instalar windows. 

 

Eu nunca tive problema com a asus, por isto estou com essa dúvida porque pelas minhas experiências com hardware nunca tive este tipo de problema, não sei se isto vai acontecer com outras marcas, mas creio que não.

 

A placa funciona normalmente 32GB 2400mhz. Só basta colocar no slot preto. Pra funcionar 64GB tem que colocar 2133mhz isso é normal? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

@Rafael Coelho

Em 23/04/2018 às 19:58, Rafael Coelho disse:

Isso que você relata não tem nada a ver com o soquete de memória, e sim com incompatibilidade da memória com a placa-mãe.

Prezado Rafael Coelho. Isso que você me disse não sai da minha cabeça. Estou perdido. Se é incompatibilidade com as memórias, como posso saber que uma memória é compatível com a placa-mãe? Asus diz que a placa-mãe suporta 64GB 2400mhz(o.c)/2133mhz(o.c)... ... ...

 

Daí eu comprei 4 pente de 8GB 2400mhz e funciona perfeitamente nos slot vermelho rodando com 2400mhz, sem erro no memtest.

 

Comprei mais 4 pente de 8gb 2400mhz e coloco no slot preto, a placa liga normal, da tela azul no windows e memtest da mais de mil erros.

 

Para funcionar as 8 memórias eu tenho que abaixar a frequência para 2133mhz.

 

A pergunta é, se é incompatibilidade. Por que no slot vermelho a placa roda os 2400mhz formando 32gb? Me explica por favor pra mim entender, tem alguma coisa errada... 

 

 

 

 

adicionado 12 minutos depois

@Rafael Coelho

Em 24/04/2018 às 11:01, Rafael Coelho disse:

Isso é normal, algumas placas sugerem que você use o canal 1 (ou o 2) preferencialmente. Questão de estabilidade de sinal e tem a ver com as terminações das trilhas. Não há problema nenhum, é só usar no soquete indicado no manual.

Canal 1 você quer dizer os 4 slot vermelho e o canal 2 os 4 slot preto? Alguém me ajuda, se isso é normal então a placa lê as memórias quando todos os slot vermelho está instalado? Rafael pelo amor de Deus eu não entendi. Tem alguma coisa errada, algumas pessoas que dizem ter conhecimento em informática me ensina que um pente de memória ou dual channel serve para testar todos os slot. Me ajuda. Estou com vontade de comprar asus zenith e colocar memória da corsair 3600mhz 2x16GB e no próprio forum do Clube do Hardware sou ensinado a mesma coisa. A fabricante nas especificações diz que a placa suporta 128gb, 3600mhz(o.c),3200mhz(o.c),3000mhz(o.c) ... Aí eu pesquiso memórias que a placa suporta por exemplo 8 memória de 16gb forma 128gb na frequência de 3600mhz. Isso é correto? Estou fazendo certo?

 

 

Por gentileza Rafael. Olha isso...

 

Eu agora estou perguntando se a memória é compatível... Parece que sim, mas eu não sei... 

 

adicionado 30 minutos depois

@Rafael Coelho Como canal 1 ou canal 2? Se a placa é quad channel? Me ajuda por favor? Quad channel tem 2 canal e dual channel tem um canal? Por isso que se você colocar um pente em qualquer slot a placa-mãe liga? Socorro! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/04/2018 às 19:58, Rafael Coelho disse:

Isso que você relata não tem nada a ver com o soquete de memória, e sim com incompatibilidade da memória com a placa-mãe.

Prezado Rafael Coelho, como é que pode a memória ser incompatível com a placa-mãe se no site da fabricante a asus diz que a placa suporta Memória 8 x DIMM, máximo de 64GB, DDR3 2400(O.C.)/2133(O.C.)/1866/1600/1333/1066 MHz Non-ECC, Un-buffered
Arquitetura de memória: Quad Channel

????

 

@Rafael CoelhoMe explica por favor amigo? utilizei 8 pente kingston savage 2400mhz 8GB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, WinChip disse:

Prezado Rafael Coelho, como é que pode a memória ser incompatível com a placa-mãe se no site da fabricante a asus diz que a placa suporta Memória 8 x DIMM, máximo de 64GB, DDR3 2400(O.C.)/2133(O.C.)/1866/1600/1333/1066 MHz Non-ECC, Un-buffered
Arquitetura de memória: Quad Channel

????

 

@Rafael CoelhoMe explica por favor amigo? utilizei 8 pente kingston savage 2400mhz 8GB

Não falei que é incompatível, apenas que tem que usar no slot indicado pelo fabricante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/04/2018 às 19:58, Rafael Coelho disse:

Isso que você relata não tem nada a ver com o soquete de memória, e sim com incompatibilidade da memória com a placa-mãe.

Você disse aqui que é incompatibilidade com a placa-mãe amigo. Eu usei no socket indicado. 

adicionado 5 minutos depois

@Rafael Coelho A dúvida é a seguinte. 1 Pente de memória da pra instalar no slot preto da placa-mãe? Alguns técnicos diz que a placa funciona sim, a rampage v extreme um técnico me disse que funciona.Aqui você me disse que se não funcionar é normal. E agora? 

Em 24/04/2018 às 11:01, Rafael Coelho disse:

Isso é normal, algumas placas sugerem que você use o canal 1 (ou o 2) preferencialmente. Questão de estabilidade de sinal e tem a ver com as terminações das trilhas. Não há problema nenhum, é só usar no soquete indicado no manual.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
32 minutos atrás, WinChip disse:

Você disse aqui que é incompatibilidade com a placa-mãe amigo. Eu usei no socket indicado. 

adicionado 5 minutos depois

@Rafael Coelho A dúvida é a seguinte. 1 Pente de memória da pra instalar no slot preto da placa-mãe? Alguns técnicos diz que a placa funciona sim, a rampage v extreme um técnico me disse que funciona.Aqui você me disse que se não funcionar é normal. E agora? 

 

Não disse que "é incompatibilidade" disse que o que você relatava parecia ser incompatibilidade. Até você explicar melhor. Mas agora estou confuso, não funciona em soquete nenhum?

Ah, e não adianta "alguns técnicos dizerem" ou "um técnico te dizer". Olha no site da placa-mãe os modelos de memória compatível. Se está listada no site, é compatível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Coelho Funciona os 4 slot vermelho, ou seja, imagina colocar 4 pente de memória só no vermelho 2400mhz 8GB, a placa funciona normalmente, sem da erros, quando você coloca mais um pente totalizando 5 memórias instalada o pc da tela azul e memtest acusa mais de mil erros. Ou seja 4 memórias instalada no slot vermelho +1 em qualquer slot preto a placa começa a dar problema, ai eu tenho que abaixar a frequência pra 2133mhz. Não está listada na lista, mas entrei em contato com a asus de outro país, eles falaram que é problema na minha placa-mãe. Ou seja cada um diz uma coisa, eu estou perdido... 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...