Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Utilizar botoeira de pulso em Inversor de Frequência


Posts recomendados

Ola a todos.

Preciso controlar um motor pelo inversor de frequência. 

Equipamentos: Inversor de Frequência CFW500, Motor trifásico 380v 1/4cv, botão emergência vermelho cogumelo, botoeira dupla NF/NA de pulso, Potenciômetro 10k ohm.

Existe a possibilidade de utilizar a botoeira dupla de pulso para ligar e desligar o motor? (junto com contator auxiliar ou interface a rele?)

Configurações de Parametros do IF:

P0220 = 1 = Sempre Remoto

P0222 = 1 = Sel. referencia remota AI1

P0226 = 0 = Giro horario

P0230 = 1 = AIs Ativa

P0233 = 0 = Sinal de Entrada AI1 0 a10v

P0263 = 1 = DI1 Girar/Parar

P0264 = 3 = DI2 Parada Rapida

P0265 = 0 = Sem função

P0266 = 0 = Sem função

P0271 = 4 = Sinal das DIs PNP

 

Sou iniciante, então peço desculpas se estiver falando alguma besteira.

 

600_WEG-CFW500-IOS-1.jpg

Botao Emergencia.jpg

botoeira.jpg

potenciometro.jpg

Rele.jpg

caw04.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É para mim. A dúvida é se posso utilizar a botoeira dupla de pulso para ligar e desligar o motor? (junto com contator auxiliar ou interface a rele? tem que ser algo simples. Eu só consegui fazer com botão seletor). Não conheço Clic Weg. Tenho 32 anos, de Recife/PE, formado em Programação de software e Contabilidade, possuo uma empresa de afiamento de laminas, na área elétrica eu tive que aprender pela necessidade da empresa. Faço manutenção da parte mecânica e estou estudando para fazer a parte elétrica e eletrônica. 

adicionado 6 minutos depois

Para ficar tudo organizado, pretendo montar um quadro de comando. Estou fazendo todos os testes antes de montar tudo, por isso essa bagunça na foto.

P_20180424_163024_vHDR_Auto.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
49 minutos atrás, Gildo Zanata disse:

a possibilidade de utilizar a botoeira dupla de pulso para ligar e desligar o motor

Seria seu botão de emergência? Aquele de cabeça vermelha? você pode colocá-lo na entrada (bifásica) do seu inversor em série com a chave liga/desliga (parece que você já fez isso). Pra ligar no motor é melhor ser botão trifásico ou um contator trifásico: desliga tudo. De fato nem sei se isso é bom: vai dar um tranquinho no inversor. Não sou da elétrica: aguarde opinião de verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá para fazer um montão de coisas com essas peças que listou, mas para montar um comando ou qualquer tipo de sistema, ordenar a sequência de ações é a primeira coisa a fazer, desenhar o circuito é a última.

- temos o motor que é o alvo de todo esse trabalho

- temos o inversor que é o método de controle

- temos 2 botoeiras e um potenciometro que são os recursos de intervenção do operador

O botão de soco (vermelho) acredito que seja a emergência, deverá desligar tudo.

O botão liga/desliga, o que pretende com ele? Antes de responder essa pergunta, devo lembrá-lo que não se deve ficar energizando e desligando a entrada de energia de um inversor como se este fosse uma lâmpada pisca-pisca. Caso se deseje um movimento piscante no motor, isso deve ser feito através dos comandos do inversor.

18 horas atrás, Gildo Zanata disse:

Existe a possibilidade de utilizar a botoeira dupla de pulso para ligar e desligar o motor? (junto com contator auxiliar ou interface a rele?)

Ficar colocando relés ou contatores entre o inversor e o motor não é boa ideia. Procure realizar os comandos pelas entradas de comando do inversor. 600_WEG-CFW500-IOS-1.jpg

adicionado 1 minuto depois

Descreva qual será a rotina do uso desse motor com inversor. A partir daí dá para se desenhar um comando adequado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Sr. Sérgio.

Rotina:

-Apertar o botão verde da botoeira dupla de pulso quando quiser ligar o motor;

-Apertar o botão vermelho da botoeira dupla de pulso quando quiser desligar o motor;

-Potenciômetro para regular a frequência (este já esta ok);

-Apertar o botão de Emergência para parada rápida do motor (esta já esta ok).

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma olhada no manual do CFW500, mas 158 paginas desanimam.

Dá para implantar o que deseja de 2 formas:

No primeiro desenho o inversor fica ligado direto. Quando a chave está aberta, significa velocidade zero. É o mais simples (e até meio porco), mas tem a desvantagem de não se poder ajustar a velocidade com o motor parado.

No segundo desenho a coisa fica bem melhor, dá para ajustar a velocidade com o motor parado ou rodando. Não sei se o equipamento aceita controle por botão de pulso, vai da paciência de se ler 158 páginas do manual. Talvez uma simples chave torne as coisas mais fáceis.

Essa botoeira que mostrou na foto é composta por 3 módulos:

- acionador para 2 blocos de contato

- 1 bloco de contato NA (mas que pode ser trocado por um NF)

- 1 bloco de contato NF (mas que pode ser trocado por um NA)

Isso significa que não está preso ao padrão 1NA + 1NF.

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...