Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rede própria de internet via rádio antena.


Posts recomendados

Pessoal boa noite, tudo tranquilo?

Confesso que não sou de criar contas apensar de acompanhar inúmeros fóruns, tais como o Clube do Hardware... eu queria fazer apenas uma pergunta simples, como já trabalho com servidores cloud e tenho notado uma procura ''exagerada'' para servidores que possam aceitar VPN, me despertou uma curiosidade, vou além, como moro em um lugar mais afastado me obrigo a usar internet a rádio, certo dia na casa do meu cunhado... ouvi comentários do tipo ''o cara cobra x por mês'' instala aqui e só paga aluguel não sei pra quem deixar ele manter a antena ali no ''pico'' isso me despertou uma curiosidade, como já uso internet a rádio e sei que aqui também tem um ''pico'' rs... queria saber como funciona esse esquema, pois sei que facilmente pode ser por via VPN / http injector, pra ser sincero chego a pensar que o ''cara'' contrata um cloud com x mbps, faz uma conexão com algo na antena e disponibiliza esse sinal para vários clientes e recebe por mês.

Peço sinceras desculpas pela pergunta que notavelmente é super amadora, mas se tem umas coisas que nunca consegui aprender foi rede e partição de hd, já tentei pesquisei mas não entra na cabeça pois uns falam umas coisas outros falam outras, me desculpem, como um camarada vai colocar uma antena em um bairro humilde com autorização da Anatel, então me motivei a abrir esse tópico pois se eu receber respostas aqui que tenho que pedir autorização da Anatel, não vai servir pois é justamente por eu saber que não precisa disso que estou abrindo e então, entender melhor como funciona pois se eu for fazer algo, certamente vou pedir autorização da Anatel mas não de inicio pois não vejo sentido em algo inicial ser tão burocrático ou fácil de se fazer. Igual quando você cria uma empresa, você não corre lá e registra o CNPJ, você deixa ver se vai dar certo para então fazer isso.

Baseado nessa questão eu penso e duvido que os provedores locais de conexão via rádio trabalham com autorização da Anatel, eu preciso só entender o funcionamento disso, como conectar a VPN ou seja lá qual for a necessidade com a antena e distribuir ela a localização, existe uma antena que possa pegar mais longe ? qual o valor em média? quais equipamentos vou precisar?

Espero que alguém possa me ajudar nessa questão, fico no aguardo e mais uma vez me desculpo pela falta de conhecimento é que realmente o google para essa questão não me ajudou contrário para todas as outras que precisei.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está pensando em montar um micro-provedor, vamos dizer assim. De maneira simplista: você instala um rádio e antenas num morro, apontadas para uma determinada área, contrata um link de internet até o morro e distribui o sinal para outras antenas instaladas na casa dos clientes. Mas não é tão simples: é preciso gerenciar a rede para que um cliente não consuma toda a banda fazendo download de vídeos, por exemplo. Tem que ter baterias para funcionar mesmo que a energia caia. E sim, tem que abrir uma empresa, ter um técnico de telecomunicações responsável e registro na Anatel. Para saber se um provedor tem registro é só consultar a página da Anatel.

adicionado 2 minutos depois

Equipamentos muito usados para isso são os Microtik.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Ricardo,

Parece ser mesmo complicado então né, é que realmente visto pela facilidade que fizeram eu não consigo acreditar que passaram todo esse empenho vê se me entende, loucura... parece mesmo não valer o trabalho pois como concorrer com as grandonas, única opção e ideia que me despertou curiosidade e chegar onde as grandonas não vão, ou acha que eu usaria 4Mbps pagando 190.00 reais por mês sendo que poderia pagar 130 e usar 70mbps da NET por exemplo? NET não vem aqui, isso resume né?

Poxa, mas vou ver o que fazer, agradeço a sua ajuda ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Weblara.

Passarei todas as diretrizes que precisar, e logo apois, o mapa para analise da ideia.

 

1- não é fácil, mas você pode pagar um profissional da área, para fazer para você, e então você administrar.

 

2- pesquisar e colocar todos os itens em planilhas como o valor total, para você ver  se cabe no seu bolso. Isso facilita para o balace de ganhos e gasto sobre tudo.

 

3- Pontos estrategico onde as torres vai ficar: essas torres ficam estrategicamente em pontos que melhor atende os seus cliente. Por isso cada ponto"Terreno fazio" ou você compra ou faz um jeito de alugar ele.

 

Agora vamos a visão básica  que precisaremos:

1-Torre tipo essas de telefone que você ver na rua.

1- Servidor Microtik pronto para cadastrar seus cliente.

 

Agora imaginemos que esta tudo implantado e funcionado , mas resta o provedor do serviço de conexão como: cabo, NetClaro ou OI;  Atraves deles,você assina um contrato para implementar no seu servidor e distribuir links ao seus cliente. Ex: link 5M ou 10M.

Antes de assinar leia o contrato para não quebrar a cara. 

 

Ciente de seu serviço, você deve criar regras sobre as politica de seu serviço e usar nos contratos de seus cliente.

 

Agora chegando no Market "Propaganda de venda de internet a rádio" deve ter sempre seu telefone: ddd.xxxx-xxxx; e-mail:net##@##; e cnpj  da empresa, como forma de maior credibilidade e confiança ao seu clientes.

 

Seu planfletos ou catalogo devem ter: Net de 5M valor 50Reais mensal, e 10M 100Reais mensal.

 

E por ultimo deve ter as formas de pagamento: como cartão de credito, boleto ou avista.

 

Com tudo pronto, você deve ter um carro como suporte movel rápido, e uma pessoal para fazer esses pequenos trabalhos para reparos caso seu cliente não tenha internet na sua residencia.

 

Apois tudo OK! Como já messionei, salve todas informação de contas, problemas de clientes, peças ou seila em planilhas. Pois sempre que houver erros ela sempre será seu aliado.

 

Logo abaixo na foto, deixo o esquema do exemplo.

 

Agradeço pela atenção e até...

Luís Natal-RN.

 

td_como-funciona-internet-via-radio.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...