Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como manter um gabinete e suas peças internas limpas?


Posts recomendados

Olá, primeiramente peço perdão caso o tópico esteja no local errado (procurei um tempo algum subforum e não encontrei, então postei aqui onde achei mais adequado)

______

 

Comprei um computador novo mas tenho dúvidas sobre a limpeza e manutenção do mesmo, e não quero ter de daqui a uns anos ele acabar queimando alguma peça por descaso com a limpeza, ainda mais em minha casa que tem o chão inteiro é de carpete (vulgo imã de pó) então em vista dessa preocupação vim postar alguma dúvidas sobre como fazer a devida manutenção:

 

1-que cuidado especial é preciso ter com as peças internas no momento da limpeza?

 

2- de quanto tempo é preciso fazer uma limpeza na máquina? Essa limpeza comum é o suficiente ou de tempos em tempos deve-se fazer uma limpeza mais a fundo?

 

3- que equipamentos devo ter para isso?

 

4- quando a pasta térmica tem de ser trocada?

 

Essas são minhas principais dúvidas (tinha outras mas deu branco na hora de digitar xD) mas qualquer outra informação importante seria muito bem vinda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala rallak beleza irmão?

 

cara o melhor conselho de todos que eu poderia dar é este: leia sobre hardware.

 

quando meu conhecimento no assunto era 0, meu pc parecia aquelas casa abandonada, com teia em todos lugares

eu só fui capaz de cuidar do meu pc quando li e tive uma noção sobre cada caracteristica de cada peça do micro,

ai eu aprendi a desmontar e montar ele inteiro, mano esse é o unico jeito de manter o negócio limpo (sem gastar seus precioso $)

 

o próprio Clube do Hardware tem todo o conteudo necessário pra você ser quase totalmente independente de técnico.

o que não tem no fórum, você posta dúvida e normalmente alguem tem a resposta

 

1 hora atrás, Rallak disse:

1-que cuidado especial é preciso ter com as peças internas no momento da limpeza?

cara de um modo geral não tem muito segredo não, eu diria pra você tomar mais cuidado com o processador,

porque existem uns pinos (ou no processador ou na placa-mãe) que entortam com facilidade se você não instalar/desinstalar direito

acho que é a peça mais delicada num sei.

 

 

1 hora atrás, Rallak disse:

2- de quanto tempo é preciso fazer uma limpeza na máquina? Essa limpeza comum é o suficiente ou de tempos em tempos deve-se fazer uma limpeza mais a fundo?

de quanto em quanto tempo eu nunca parei pra calcular. o meu eu desmonto sempre que percebo que já tem sujeira suficiente pra começar a formar uma capa de pó no cooler do processador, ai eu sei que ele já merece limpeza com certeza

 

 

1 hora atrás, Rallak disse:

3- que equipamentos devo ter para isso?

que equipamentos usar eu também queria saber. na minha casa o melhor objeto que encontrei foi uma escova grande, de cerdas longas e macias. pra tirar o pó foi bom, especialmente da placa-mãe. não sei se é o mais indicado.

só ficar ligado com os contatos, tipo os sockets da memoria ram, socket do processador, esses lugares ai se entrar pó, ou qualquer particula por menor que seja pode dar zika

 

1 hora atrás, Rallak disse:

4- quando a pasta térmica tem de ser trocada?

eu troco sempre que limpo o cooler/processador. pra isso não pode usar alcool normal porque ele tem agua.

tem que ser o isopropílico, com ele dá até pra dar um banho nas peças

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae, tranquilo?

 

1-  Ter cuidado com as peças em geral, não deixar molhar por algum motivo, ter cuidado para não entortar os pinos do processador, colocar o cooler box/cpu cooler bem encaixado para não ter problemas de superaquecimento, não ficar tocando de 'mão cheia' nas peças, tipo na placa-mãe, sempre segure pelas pontas se possível;

2- Se na sua casa acumula poeira com facilidade e seu gabinete não tiver filtros de poeira na maiorias das entradas de ar eu recomendo fazer uma limpeza básica de pincel+aspirador no mínimo toda semana, a minha é assim e eu faço isso. Você deve fazer uma limpeza mais a fundo se perceber que os fans e todo o pc está com uma fina placa de poeira, sinal que já entrou bastante poeira.

3- Eu uso Álcool isopropílico para limpar algumas partes e também tirar a pasta térmica, chave phillips, pincel e aspirador de pó, se você não tiver pode estar usando aquelas latas de ar comprimido para soprar o ar.

4- A troca da pasta térmica depende bastante, tem umas que ressecam mais rápido e outras que duram, se for de boa qualidade a troca deve ser feita a mais ou menos 1 ano, pode ser menos? Pode, mas se você quiser, tem gente que aplica a cada 3 meses; 

 

Espero ter ajudado :)

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmm, então no caso uma vez por semana umas borrifadas com jato de ar seria o suficiente?(com um aspirador de pó ligado próximo de onde o ar for jogado, justamente para a poeira sair da máquina ao envés de apenas mudar de local)

 

Sobre a pasta térmica, geralmente elas custam quanto? e vem em que quantidade?

E quanto de pasta deve ter no processador? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...