Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
fredkissfree

Excel Problema em montar SE

Recommended Posts

Bom dia, estou montando uma planilha para cálculo de uma conta de água, será que alguém pode me ajudar fazer:

Preciso fazer a fórmula para cálculo da coluna C, do C4 até C28.

A coluna D e E estão certas já.

O destalhes da função SE que tem que ser feito está logo abaixo da tabela. ( o problema maior é a questão de 0 a 10, 11 a 20 e assim vai... porque pode ser quebrado o valor, por exemplo 35.

Fico no aguardo.

Controle de Consumo de Água.xlsx

adicionado 26 minutos depois

O problema está sendo nesta fórmula:

Calcule o valor por faixas, ou seja, a cada 10m3 , o custo do litro será diferenciado. Exemplo: se o consumo foi de 35m3, deve-se calcular de 0 a 10m3 (R$ 23,96); de 11 a 20m3 (10 x R$2,74 = R$27,40); de 21 a 30 m3 (10 x R$3,49 = R$34,90); e de 31 a 35m3 (5 x R$4,49 = R$ 22,45)

Some os valores obtidos em cada faixa de consumo. Exemplo: para 35m3: R$23,96 + R$27,40 + R$34,90 + R$22,45 = R$ 108,71. 

image.png

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@fredkissfree Desculpe, mas não consegui entender algo que talvez seja simples.

Me explique melhor sua condição de SE na coluna C.

O valor da coluna C é o resultado do consumo de B multiplicado pela tarifa + um valor base;

ou

Este valor da coluna C é o resultado do consumo de B multiplicado pela tarifa? (Que no caso tem a tarifa fixa de 23,96 com acréscimos a cada intervalo de consumo)

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, lHenrique_10 disse:

@fredkissfree Desculpe, mas não consegui entender algo que talvez seja simples.

Me explique melhor sua condição de SE na coluna C.

O valor da coluna C é o resultado do consumo de B multiplicado pela tarifa + um valor base;

ou

Este valor da coluna C é o resultado do consumo de B multiplicado pela tarifa? (Que no caso tem a tarifa fixa de 23,96 com acréscimos a cada intervalo de consumo)

Calcule o valor por faixas, ou seja, a cada 10m3 , o custo do litro será diferenciado. Exemplo: se o consumo foi de 35m3, deve-se calcular de 0 a 10m3 (R$ 23,96); de 11 a 20m3 (10 x R$2,74 = R$27,40); de 21 a 30 m3 (10 x R$3,49 = R$34,90); e de 31 a 35m3 (5 x R$4,49 = R$ 22,45)

Some os valores obtidos em cada faixa de consumo. Exemplo: para 35m3: R$23,96 + R$27,40 + R$34,90 + R$22,45 = R$ 108,71. 

Bem isso, o problema é montar isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi. Só consegui pensar em um SE que selecione os intervalos de faixa inteiros para fazer o cálculo que deseja. Realmente, caí no que você disse... 

Ex.: 0 a 10, 11 a 20 21 a 30, 31 a 40... m³

Na condição que fiz, se o consumo for 35, ele calcula o mesmo valor desde 31 até 40, pois neste ponto, condicionei <=40. Talvez haja alguma forma de condicionar intervalos, mas ainda não consegui raciocinar.

Caso consiga pensar em algo, retorno aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

ta eu também. Obrigado, pensei que talvez o excel tenha algo que separe os números algo assim, por exemplo: 35 ai ele separa o 3 e o 5, já vai saber pelo 3 que é na faixa do 30 e no 5 ele faz 5 x 4,49 

algo deste tipo.

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, lHenrique_10 disse:

Entendi. Só consegui pensar em um SE que selecione os intervalos de faixa inteiros para fazer o cálculo que deseja. Realmente, caí no que você disse... 

Ex.: 0 a 10, 11 a 20 21 a 30, 31 a 40... m³

Na condição que fiz, se o consumo for 35, ele calcula o mesmo valor desde 31 até 40, pois neste ponto, condicionei <=40. Talvez haja alguma forma de condicionar intervalos, mas ainda não consegui raciocinar.

Caso consiga pensar em algo, retorno aqui.

Fiz um exemplo com função SES mas está dando problema #NOME, poderia me ajudar? segue em anexo o arquivo.

Compartilhar este post

Link para o post
20 horas atrás, fredkissfree disse:

Fiz um exemplo com função SES mas está dando problema #NOME, poderia me ajudar? segue em anexo o arquivo.

Amigo, no momento só tenho disponível o office 2010 e salvo engano essa função é nova, disponível a partir do office 2016.  :confused: 

Meu office dá erro de #NOME também, mas é porque não reconhece a função. rsrs

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, lHenrique_10 disse:

Amigo, no momento só tenho disponível o office 2010 e salvo engano essa função é nova, disponível a partir do office 2016.  :confused: 

Meu office dá erro de #NOME também, mas é porque não reconhece a função. rsrs

PESSOAL TÓPICO RESOLVIDO

Lembrei que eu poderia utilizar o PROCV, deu certo, obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
27 minutos atrás, fredkissfree disse:

PESSOAL TÓPICO RESOLVIDO

Se possível, anexe uma planilha com a resolução. Fiquei matutando seu problema por um bom tempo... rs

Compartilhar este post

Link para o post

@fredkissfree

O problema é que vocês que não sabem que o título do tópico, deve ser um resumo da dúvida e não a indicação de uma função.

Eu nem cheguei a baixar tua planilha, pois pensei que o problema era porque a versão do teu Excel era anterior a 2016.

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais