Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É verdade que processador a 100% de uso causa instabilidade?


Posts recomendados

Vejo muitas pessoas dizendo que apesar dos processadores da Intel terem melhor desempenho em jogos, eles são mais instáveis porque usam quase 100% de CPU. Então: é realmente preferível ter um Ryzen com menos desempenho e supostamente mais estabilidade ou ter um Intel com desempenho superior?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom dia.

Sua pergunta generaliza os processadores das duas empresas. Tanto AMD quanto Intel possuem processadores que rodam liso e bem um determinado jogo. O que vai pesar é quanto você vai pagar.

 

O que você citou é um caso específico do desempenho dos i5 até a 7ª geração, comparado com os na época recém-lançados Ryzen. Em muitos jogos é notável que os i5 possuem FPS levemente superior. Em contrapartida, os Ryzen apresentam melhor frametime.

https://adrenaline.uol.com.br/2017/06/09/50018/analise-processador-amd-ryzen-5-1600/#teste-em-games-com-foco-na-placa-de-v-iacute-deo

Pra resolver esse problema de CPU bound dos i5 em jogos, a Intel lançou na 8ª geração processadores i5 com 6 núcleos, 2 a mais que nas gerações anteriores.

 

Atualmente você pode optar por modelos com desempenho semelhante dos 2 lados, sendo que cada título/engine beneficia um ou outro lado.

adicionado 2 minutos depois

 

Ahh, pra responder a pergunta do título do seu tópico. Processador em 100% se caracteriza gargalo, subutiliza a placa de vídeo e pode causar stuttering, dependendo do jogo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É como o colega acima falou, para elaborar um pouco mais...

 

Se o processador esta a 100%, quando há uma variação de carga, seja do Sistema operacional, ou de algum programa no plano de fundo, ou o jogo entra em uma cena mais pesada, ele não tem o que fazer. E o desempenho cai como uma pedra.

 

Essa comparação mostra em tempo real isso acontecendo, em um teste do R5 1600\1600X vs i5-7600K

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...