Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ventoinha não responde à BIOS


Posts recomendados

Bom dia,

 

Sou novo aqui no fórum, mas gostaria de ressaltar que já o conheço há bastante tempo. Sempre que surgia uma dúvida, eu consultava o clubedohardware para encontrar tópicos de pessoas que também passaram pelo problema. Desta vez não foi diferente, dei uma boa pesquisada não só neste fórum como também em outros, mas não obtive êxito.

 

Tenho um computador de 7 anos de idade. As principais peças que o compõem são uma placa-mãe ASUS "M4N68T-m LE V2" (REV 6.6), um processador AMD "Phenom II X4 955 BE", um pente de memória de 4GB (não sei qual a marca, contudo), uma fonte Corsair 500W Reais e uma placa de vídeo Radeon R5 230.

 

O computador vinha sofrendo problemas com superaquecimento há um bom tempo. Nesses casos, eu retirava o dissipador e o cooler, que são de fábrica, e constava que a poeira recheava todo o dissipador, impedindo o ar de entrar. Com uma boa limpeza, tudo voltava ao normal, com as temperaturas por volta de 42º em idle e cerca de 60º em jogos como Heroes of the Storm. Há umas duas semanas, porém, o aquecimento insurgiu novamente. Todavia, o dissipador e o cooler estavam quase em perfeitas condições, não fosse uma poeirinha aqui e ali. Limpei-os mesmo assim, mas o problema persistiu.

 

Examinando mais a fundo, vi que a ventoinha do processador não estava atuando em seu potencial máximo, mesmo quando a temperatura chegava a mais de 70º. Pensando ser uma má configuração, entrei na BIOS e ajustei manualmente os valores da ventoinha, regulando-a para trabalhar em força máxima independente da temperatura do processador. Para a minha surpresa, a ventoinha enfraqueceu ainda mais. Quando comprei o computador, em meados de 2011, a ventoinha tinha uma pico de 6000 RPM, produzindo um barulho infernal. Ultimamente, contudo, ela estava rodando silenciosamente a cerca de 3000 RPM. Com o ajuste da BIOS, agora ela passa a rotacionar a 2258RPM. Um prejuízo de praticamente 1000 RPM! Os dados foram recolhidos pelo software SpeedFan e confirmados pela leitura da BIOS.

 

Enfim, parece-me que a BIOS não exerce mais poder sobre a ventoinha do processador. Nos fóruns gringos, pessoas com problemas semelhantes eram aconselhadas a checar se o cabo da ventoinha estava conectado ao plug correto da placa-mãe (CPU Fan). Reavaliei as conexões e estão todas corretas. Vale ressaltar, que tenho outra ventoinha de exaustão na parte traseira do computador, funcionando a cerca de 3000 RPM. Se alguém tiver alguma ideia sobre o porquê de a BIOS não mais impera sobre a ventoinha, por favor, compartilhe-a comigo. Muito obrigado pelo seu tempo!

Screenshot_1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

A ventoinha desgasta com o tempo, se antes ela tinha um pico de 6000rpm e ao longo dos anos sempre trabalhava boa parte do tempo nessa velocidade ela deve ter sofrido um desgaste, ainda mais com 7 anos de uso.

Não sei se tem algo a ver com o assunto mas ao ler eu me lembrei disso, vale a pena ficar atento.

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso é comum pois se trata de um cooler que funciona com um ima dentro dele com o passar do tempo ocorre que com aquecimento o ima perde potencia e também a fiação de cobre da bobina do cooler tende a perde desempenho .. recomendo a troca do cooler ...para você ter a total certeza apenas pegue o conector deste cooler que esta na parte traseira e faça a troca ligue rapidamente mantendo o cpu refrigerado por outra conexão ..e visualize a velocidade que esta atuando na conexão do cpu fan 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, pelo o que vocês disseram @.Solutionn. @Cássio Henrique Alvarenga , agora faz sentido porque não consigo mais aumentar a velocidade do cooler. @Cássio Henrique Alvarenga , pelo o que eu entendi, é para colocar o cooler traseiro no dissipador do processador e analisar a rotação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...